Tudo sobre a água com limão para emagrecer, beleza e saúde

Especialista da área:
atualizado em 22/09/2021

Certamente você já deve ter ouvido falar dos benefícios de se tomar água com limão todos os dias. A promessa é que esse hábito pode trazer uma série de benefícios para emagrecimento, beleza e saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, antes de sair correndo até a cozinha para misturar algumas gotinhas e rodelas de limão à água, é fundamental conhecer quais benefícios a receita realmente pode proporcionar e aprender quais são os melhores momentos para utilizar a bebida.

Auxílio à hidratação

Água com limão

Um dos principais benefícios da água com limão é que ela pode estimular a ingestão de água e reforçar a hidratação. Enquanto algumas pessoas acham a água pura sem graça, a água saborizada pode ser mais agradável de consumir várias vezes ao dia.

Aliás, tomar água com limão logo pela manhã é uma ótima ideia para hidratar o corpo porque este é justamente o horário em que ele está mais desidratado. Afinal, ele passou todas as horas de sono sem receber nada de água.

Além do limão, é possível saborizar a água com outras frutas, legumes, sementes, ervas e especiarias. Aproveite para conhecer mais receitas de água com sabor.

Leve efeito laxante

Quem costuma tomar água com limão logo que acorda, ainda em jejum, pode ter percebido que ela tem um leve efeito laxante. Isso acontece porque a grande quantidade de líquido da mistura estimula a peristalse (movimentação) intestinal.

Para algumas pessoas, esse efeito pode ajudar a eliminar o excesso de fezes e, com isso, desinchar a região abdominal. 

  Continua Depois da Publicidade  

Saúde renal

O limão é uma fonte natural de ácido cítrico ou citrato, componente que ajuda a melhorar o pH da urina, o que pode favorecer o bom funcionamento dos rins. Inclusive, ele pode auxiliar a eliminar mais facilmente pequenos cristais ou pedrinhas que se formam nos rins.

Porém, quem sofre com qualquer tipo de problema renal não deve adotar a água com limão como forma de tratamento sem consultar o seu médico.

E quanto ao emagrecimento?

Água com limão para emagrecer

Um dos benefícios mais desejados por quem toma água com limão é aquela forcinha na perda de peso. Mas, será que a mistura realmente pode contribuir nesse sentido?

A água com limão tem compostos antioxidantes que podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue além de melhorar a resistência à insulina, o que pode contribuir para a prevenção de doenças como a diabetes tipo 2, obesidade, o acúmulo de gorduras e assim favorecer a perda de peso.

Entretanto, o segredo do limão no papel de reduzir a resistência à insulina está mesmo presente nos polifenóis contidos na sua casca. Quando há um quadro de resistência à insulina, a eficácia deste hormônio é menor, o que leva ao acúmulo de glicose na corrente sanguínea, podendo levar a uma hiperglicemia

Antes das refeições

Beber água com limão antes das refeições é uma boa ideia para quem deseja perder peso, não tanto pelo limão em si, mas pelo espaço que o líquido ocupa no estômago, o que proporciona maior saciedade e diminui o consumo calórico durante a refeição.

  Continua Depois da Publicidade  

A recomendação é consumir a água com limão cerca de 20 minutos antes da refeição. Porém, para emagrecer é essencial adotar uma dieta balanceada e voltada para seus objetivos de perda de peso, além de praticar exercícios físicos regularmente.

A água com limão durante e depois da refeição

A vitamina C presente na água com limão favorece a absorção de ferro da refeição. Por isso, tomar água com limão durante a refeição tem um efeito positivo para a saúde.

Sem contar que a hidratação e a vitamina C proporcionam benefícios para a pele, tanto na suavidade como na sua elasticidade, uma vez que a vitamina C participa da formação do colágeno, tecido de sustentação da pele.

Entretanto, tomar água com limão após a refeição também tem as suas vantagens. A bebida melhora o hálito, refresca a boca, diminui a produção de bactérias nocivas e pode saciar o desejo de comer uma sobremesa.

Quando tomar água com limão não é uma boa ideia

Mulher com água de limão

O suco de limão ajuda a eliminar toxinas em parte porque o limão tem efeito diurético. Até mesmo por isso, tomar água com limão muito perto da hora de dormir não é uma boa ideia, especialmente para as pessoas que já costumam acordar algumas vezes durante a noite para ir ao banheiro.

Além disso, para as pessoas que têm gastrite ou refluxo, a água com limão em jejum pela manhã pode não fazer bem. Isso porque a acidez do limão pode piorar a situação quando a pessoa já está com a mucosa estomacal muito machucada.

  Continua Depois da Publicidade  

Tudo em excesso faz mal, até a água com limão

A acidez presente no limão pode corroer o esmalte dos dentes e causar sensibilidade.

A recomendação é espremer meio limão (ou até menos, se você não tiver o hábito de consumir a fruta) em um copo de água e jogar rodelas da fruta, para transferir os compostos benéficos da casca à bebida. 

Para quem já tem problemas no esmalte dentário e sensibilidade na região, vale a pena conversar com um dentista antes de usar a água com limão, diluir o limão em ainda mais água ou usar um canudinho para tomar a bebida, evitando que os dentes entrem em contato com ela.

Vídeo

Confira tudo o que a nossa nutricionista explica sobre como tomar certo a água com limão para emagrecer, beleza e saúde.

Fontes e referências adicionais

Você costuma tomar água com limão? Então, comente abaixo como faz e em qual horário costuma consumir a bebida!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 4,33)
Loading...
Dra. Patricia Leite
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário