O inchaço na barriga te incomoda? Evite esses 5 alimentos

publicado em

Ninguém gosta de ficar com a barriga inchada, não é mesmo? Com aquele volume que a deixa mais cheia e com a aparência de estar maior. Mas, sabia que isso pode ser resultado da retenção que líquidos que alguns alimentos causam?

Esses alimentos podem parecer inofensivos, mas podem gerar um impacto significativo no peso, na celulite e até na pressão arterial!

Portanto, conheça na lista a seguir exemplos desses alimentos que podem provocar o inchaço e tome cuidado com eles!

1. Molho shoyu

Shoyu

Às vezes, a pessoa nem nota a quantidade de molho shoyu que usou para temperar a salada ou uma refeição do restaurante japonês. No entanto, é preciso ser cauteloso com ele porque o produto é muito rico em sódio.

As versões light do molho até têm uma redução de 25%. No entanto, mesmo com essa diminuição, um molho shoyu light ainda apresenta uma quantidade expressiva de sódio.

Para quem gosta do molho, a dica é sempre comprar da marca com o menor teor de sódio possível e ter o cuidado de moderar muito bem na quantidade que coloca em seus pratos.

Conforme a Escola de Saúde Pública de Harvard T. H. Chan, o acúmulo de sódio faz com que o corpo retenha líquidos, o que provoca o inchaço. Além disso, o excesso de sódio pode resultar em problemas como pressão alta, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

  Continua Depois da Publicidade  

2. Amendoins

Estamos falando daqueles amendoins que são bem salgadinhos por receberem a adição de sal. O resultado é um petisco com muito sódio. O mesmo vale para qualquer tipo de semente, castanha ou nozes comercializadas cheias de sal.

É raro comer só duas ou três unidades desses produtos. Geralmente, a pessoa consome um punhado ou até mesmo um pacote inteiro por vez. Assim, após terminar o lanchinho, ela terá ingerido bastante sódio.

Portanto, o ideal é evitar os amendoins, sementes, castanhas ou nozes que vêm salgados e preferir sempre as versões in natura desses produtos.

3. Embutidos

Embutidos

Por exemplo, o grupo dos embutidos reúne itens como presunto, mortadela, linguiça, salsicha, salame, entre outros. Eles possuem uma quantia grande de sal de cura e de sódio, que vão aumentar a pressão e o inchaço.

Gosta desses produtos? Então, aprenda a preparar versões mais saudáveis e caseiras deles, como a mortadela de frango fit caseira e a linguiça caseira de frango fit.

4. Salgadinhos de pacote

Certamente, você já sabe que eles não são aliados da boa forma. Além disso, os salgadinhos de pacote costumam apresentar bastante sal e sódio.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas e se o salgadinho for assado e não frito? Bem, o fato de ser assado tem uma relação com a quantidade de gorduras no produto, não com a de sódio.

Aliás, normalmente por ter menos gorduras, os fabricantes aumentam ainda mais o teor de sal (e consequentemente de sódio) nos salgadinhos assados.

O ideal é evitar ao máximo esses salgadinhos industrializados. Para quem gosta muito deles, a alternativa são os chips saudáveis e crocantes que dá para fazer em casa. Aprenda como preparar chips de legumes assados.

5. Molhos industrializados para salada

Ninguém pensa que está abusando do sódio quando come salada, não é mesmo? Pois é, mas isso pode acontecer quando a pessoa tempera a salada com certos molhos industrializados que contêm muito sódio.

Inclusive, o motivo para não emagrecer mesmo comendo mais salada pode ser todo esse sódio do molho pronto colocado na salada, que vai causar mais inchaço.

Assim, o melhor é abandonar os molhos prontos e temperar as saladas com molhos mais naturais, feitos em casa. Conheça algumas receitas de molhos de iogurte para salada e outras de molhos de ervas para salada.

  Continua Depois da Publicidade  

É claro que, ao preparar essas ou as outras receitas que citamos neste artigo, você não deve exagerar na quantidade de sal!

Vídeo

No vídeo abaixo, a nossa nutricionista também apresenta os alimentos que você deve deixar de comer para evitar a barriga inchada:

Fontes e Referências Adicionais

Você consome esses alimentos? Percebeu que eles te dão inchaço? Então, comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

13 comentários em “O inchaço na barriga te incomoda? Evite esses 5 alimentos”

  1. Adorei a dica , meu estômago é alto tenho um pouco de barriga tbm eu malho caminho faço aula de dança será q, eu tenho q corre pra queima é tira a barriga??❤

    Responder
  2. Maravilhoso suas dicas pois procuro descobrir alimentos saudáveis para que eu possa abondonar os industrializados é me alimentar daquilo que é saudável
    Muito obrigada!

    Responder
  3. Meu esposo sofre com perda de proteína na urina a CREATININA 1.87 qual fruta e legumes pode comer pra tentar abaixar isso

    Responder
  4. Bom dia
    Ri tenho sentido dolorido na planta dos pés p andar e muitos vizinhos mas pernas,tenho tomado muito café tb.Peso nas pernas,desconforto.

    Responder
  5. Sou cadernte e tenho muita dificuldade de imagrecer, também tenho retesão de líquido nos pés o que devo fazer

    Responder
    • Pare de comer alimentos com farinha de trigo/glúten e se possível elimine tbm o açúcar e alimentos com leite e seus derivados…Na dúvida acompanhe Dr Barakat no Instagram e leia o livro barriga de trigo assim poderá compreender melhor o que estou falando .

      Responder
  6. Não como muito mais tenho sentido minha barriga muito inchada não sei mais o q fazer para perder barriga e o pior é q fui pesar e engordei muito mesmo sem comer exagerado

    Responder
  7. Aqui em casa nós comemos salada todos os dias, mas sem esses molhos industrializados. Não gostamos disso. Eu tempero a minha salada com um pouco de limão, azeite de oliva e uma pitada de sal. Ás vezes nem sal coloco. Já os salgadinhos são atrativos, realmente tem que ter cautela para consumir.

    Responder