Como Fazer Farinha de Grão-de-Bico – 5 Formas e Dicas Especiais

atualizado em

Aprenda como fazer farinha de grão-de-bico de 5 formas diferentes e veja dicas especiais para ter os melhores resultados.

Existem diversas alternativas à farinha de trigo para as pessoas que precisam ou escolhem evitar o produto, seja por problemas de saúde, seja por conta de uma preocupação com a saúde e boa forma. Uma delas é a farinha de grão-de-bico. Vamos aprender então como fazer farinha de grão-de-bico.

A farinha de grão-de-bico é uma excelente substituta para a farinha de trigo, uma vez que apresenta um perfil nutricional melhor do que a farinha refinada, com mais nutrientes e menos calorias e carboidratos. Isso se torna especialmente importante quando lembramos que a farinha de trigo pode fazer mal.

Os benefícios da farinha de grão-de-bico

A farinha de grão-de-bico é apresentada por nutricionistas como rica em fibras e proteínas, ao mesmo tempo que fornece outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do organismo humano como magnésio, fósforo, cálcio, ferro e vitamina B9 (ácido fólico/folato).

Ela também contém carboidratos, vitamina B1 (tiamina), cobre e manganês em sua composição.

A farinha de grão-de-bico pode diminuir a fome. Embora nem todos os estudos concordem, alguns encontraram uma relação entre o seu consumo da farinha de grão-de-bico e o aumento da sensação de saciedade.

Isso pode estar associado ao hormônio grelina, cujos níveis mais baixos já foram associados à promoção da sensação de saciedade.

  Continua Depois da Publicidade  

Em um estudo observacional em 16 mulheres, aquelas que comeram um prato feito de 70% de farinha branca e 30% de farinha de grão-de-bico tiveram níveis mais baixos de grelina que as participantes que comeram um prato feito de 100% de farinha branca.

Entretanto, mais pesquisas são necessárias para entender totalmente os efeitos da farinha de grão-de-bico no apetite e nos hormônios da fome.

A farinha de grão-de-bico também é mais rica em proteínas que outras farinhas, como a farinha branca e a farinha de trigo integral.

Segundo nutricionistas, graças ao fato de não conter glúten, a farinha de grão-de-bico é de fácil digestão e pode ser utilizada por pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten. Especialistas também apontam que o ingrediente pode ser empregado em receitas de pães, bolos, tortas, biscoitos, sucos naturais e vitaminas. Aproveite para conhecer receitas com farinha de grão-de-bico light e gostosas.

Como fazer farinha de grão-de-bico – 5 receitas

Receita 1

Ingredientes:

  • 500 gramas de grão-de-bico;
  • Água mineral ou filtrada.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Despejar o grão-de-bico em um recipiente e cobrir com água. Deixar de molho entre oito a 12 horas; Passado esse tempo, escorrer a água e espalhar os grãos-de-bico em cima de um pano de prato bem limpo para ajudar a remover o excesso de água. Preaquecer o forno em 180º C.

Na sequência, espalhar os grãos-de-bico em uma assadeira e levar ao forno para assar ao longo de aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Mexer de tempos em tempos para não queimar.

Depois que os grãos-de-bico tiverem assado, desligar o fogo, retirar a assadeira do forno e deixar esfriar por alguns instantes; Feito isso, levar os grãos-de-bico ao liquidificador para bater até adquirir uma farinha.

Passar a farinha obtida por uma peneira, transferir para uma assadeira e levar ao forno baixo durante 15 minutos para secar por completo, mexendo a cada cinco minutos; Depois que desligar o forno, esperar esfriar e armazenar a farinha de grão-de-bico em um recipiente de vidro bem esterilizado e fechado.

Receita 2

Ingredientes:

  • Grãos-de-bico secos.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Transferir os grãos-de-bico secos para uma assadeira de biscoitos e cookies e levar ao forno em 175º C para assar ao longo de 10 minutos ou até dourar; Na sequência, passar os grãos-de-bico assados no processador de alimentos até adquirir uma espécie de pó fino.

Peneirar a farinha obtida e separar os pedaços maiores de grão-de-bico que não tiverem sido bem processados. Você pode processar esses pedaços maiores novamente para juntá-los à farinha de grão-de-bico.

Armazenar a farinha de grão-de-bico dentro de um recipiente hermético bem esterilizado e guardá-lo em temperatura ambiente. A expectativa é que, desse modo, o produto tenha uma duração de seis a oito semanas.

Receita 3

Ingredientes:

  • 500 gramas de grão-de-bico não cozido.

Modo de preparo:

Despejar os grãos-de-bico em uma travessa limpa para selecioná-los e verificar se não há impurezas neles. Se houver, removê-las; Passar os grãos em um multiprocessador potente até formar uma farinha bem fina. Como o grão-de-bico é bastante dura, recomenda-se moer em quantidades pequenas por vez, de preferência em quatro etapas.

Peneirar a farinha obtida em uma tigela. Os pedaços maiores que não passarem pela peneira deveram ser devolvidos ao processador para serem moídos novamente em uma farinha fina e, só então, deverão se juntar ao restante da farinha de grão-de-bico.

Guardar a farinha de grão-de-bico dentro de um recipiente hermético bem esterilizado em temperatura ambiente.

Receita 4

Ingredientes:

  • 1 quilo de farinha de grão-de-bico;
  • 3 litros de água filtrada.

Modo de preparo:

Deixar os grãos-de-bico de molho na água ao longo de oito horas; Passado esse tempo, escorrer a água e lavar bem os grãos-de-bico. Colocar os grãos em cima de um pano de prato bem limpo e secar levemente para livrar-se do excesso de água.

Transferir os grãos para uma assadeira e levar ao forno em 180º C para assar ao longo de 40 minutos; Feito isso, desligar o forno, retirar o grão-de-bico, esperar esfriar e levar ao liquidificador para bater até adquirir a farinha mais fina que conseguir.

Peneirar a farinha obtida, passá-la para uma assadeira e levar novamente ao forno – desta vez em 150º C ao longo de 10 minutos a 15 minutos para que ela seca por completo; Armazenar a farinha de grão-de-bico em temperatura ambiente dentro de um recipiente hermético bem esterilizado.

Receita 5

Ingredientes:

  • Grão-de-bico;
  • Água mineral.

Modo de preparo:

Deixar o grão-de-bico de molho em um pote com água mineral ao longo de pelo menos oito horas; Escorrer a água, secar bem os grãos-de-bico e transferi-los para uma assadeira; Na sequência, levar ao fogo baixo ao longo de 40 minutos ou até dourar. Mexer de tempos em tempos para evitar que os grãos queimem.

Desligar o fogo, tirar o grão-de-bico do forno e esperar esfriar. Então, levar os grãos ao processador de alimentos para triturar bem; Após, passar o conteúdo obtido para uma assadeira e levar novamente ao forno em fogo baixo durante 10 minutos.

Depois que esfriar, triturar a farinha novamente no processador. Peneirá-la e armazenar dentro de um saco bem fechado ou de um recipiente esterilizado bem fechado. A previsão é que a farinha dure até sete dias.

Vídeo: Benefícios do grão-de-bico

Se você gosta de usar o grão-de-bico, não deixe de assistir o vídeo abaixo!

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia como fazer farinha de grão-de-bico? Pretende experimentar a sua própria em casa? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário