Tempero ou condimento: qual a diferença e como usá-los

publicado em

Afinal, qual é a diferença de temperos e condimentos? Resumidamente, o tempero é usado durante o preparo de refeições para dar sabor, cor e aroma ao prato, enquanto o condimento se trata se uma mistura de temperos que é usado, usualmente, após o preparo da refeição, para complementar e realçar o sabor ou a qualidade do alimento.

Outra definição possível é a de que o tempero é um único elemento, que pode ser uma erva, um legume ou vegetal, e o condimento é um conjunto de vários elementos culinários. 

Alguns tipos de temperos mais comuns incluem canela, baunilha, coentro, alho, cebola, noz-moscada, entre outros. Já os condimentos mais usados são conhecidos como o molho barbecue, chimichurri, molho de pimenta, e outros.

Para que serve e como usar cada tempero?

Cominho
O cominho é um dos temperos mais utilizados no Brasil e famoso no mundo inteiro

Saiba para que serve e como usar alguns dos principais temperos brasileiros:

  • Orégano: serve para dar um aroma e sabor característico, principalmente, a molhos, massas e saladas. Ele também pode ser usado em forma de chá, para auxiliar na perda de peso, melhorar a digestão e aliviar sinais de inflamação. Saiba mais sobre os benefícios do orégano.
  • Alho: este tempero é usado para conferir sabor a muitos pratos brasileiros, no preparo de grãos, carnes, molhos e massas. O alho é um tempero, normalmente, indispensável nas cozinhas do Brasil. Ele representa diversos benefícios para a saúde, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico e equilíbrio do colesterol. Pode ser usado inteiro ou grelhado, cru ou assado com azeite.
  • Páprica: também conhecido como colorau, esse tempero é usado para colorir e temperar os alimentos. A sua cor pode variar de um tom vermelho alaranjado para vermelho-escuro. Além disso, ele pode ser encontrado nas formas picante, doce ou defumado. Entre os benefícios da páprica, estão incluídas suas propriedades antioxidantes e sua função na melhoria da qualidade do sono. 
  • Cominho: tem um aroma e sabor bem característicos e pode ser usado em forma de semente ou em pó. Serve como tempero de carnes, saladas, molhos e sopas. Também promove melhora da digestão, aumento da imunidade e ajuda a prevenir diabetes e hipertensão.
  • Coentro: é muito utilizado para temperar sopas, feijão e carnes. É um ótimo tempero para promover a saúde do fígado, rins e coração, através de suas propriedades antioxidantes e do seu valor nutricional rico em minerais, como o ferro. Você pode aproveitá-lo usando as folhas e talos frescos, assim como também pode usar suas as sementes e o óleo de coentro.
  • Pimenta-do-reino: é um dos temperos mais antigos do Brasil que possui uma característica termogênica natural, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo. O uso mais comum é no tempero de carnes, principalmente, para marinar carnes.

Conheça mais 7 temperos naturais saudáveis que não podem faltar na sua cozinha.

Do que são feitos os condimentos?

Estes são alguns dos condimentos mais conhecidos:

  • Chimichurri: é composto por louro, alho, cebola, cebolinha, salsa, pimenta calabresa, páprica, orégano e pimentão vermelho. Todos os ingredientes são utilizados na forma desidratada e também é adicionado um realçador de sabor no condimento. Tradicionalmente, combina com carnes grelhadas e churrasco.
  • Molho barbecue: pode incluir ingredientes como suco de limão, vinagre, cebola, ketchup, azeite, cravo, molho shoyu, açúcar, alho e azeite. É um molho ideal para acompanhar carnes, hambúrgueres, anéis de cebolas e batatas fritas.
  • Molho de pimenta: geralmente, é feito com pimenta, cravo, folhas de louro, cebola, sal, alho, açúcar e azeite. 

A seguir você poderá aprender a fazer um condimento caseiro para realçar o sabor de suas receitas.

  Continua Depois da Publicidade  

Como o curry pode ser preparado?

Curry
O curry é uma mistura de uma série de ingredientes que resulta em um condimento delicioso

O curry é um condimento indiano que pode ser usado para ressaltar o sabor de carnes, molhos, saladas, mariscos, peixes e sopas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cúrcuma em pó
  • 2 colheres de sopa de pimenta-do-reino
  • 2 colheres de cebola em pó 
  • 2 colheres de sopa de alho em pó 
  • 1 colher de sopa de pimenta calabresa desidratada
  • 1 colher de sopa de grão de mostarda
  • 1 colheres de sopa de coentro em grãos
  • 1 colher de sopa de cominho em grãos

Modo de preparo:

  1. Primeiro, adicione em uma frigideira todos os grãos, incluindo o coentro, cominho e os grãos de mostarda.
  2. Em seguida, aqueça-os em fogo médio por 1 minuto.
  3. Depois de aquecer, coloque os grãos e os demais temperos em um processador ou um pilão.
  4. Triture e misture bem todos os ingredientes.
  5. Por último, coloque todo o condimento caseiro em um pote com tampa e armazene em um local seco e arejado.

Agora, é só adicionar seu curry caseiro à receita de sanduíche de frango ao curry light!

Fontes e referências adicionais

Você costuma usar temperos e condimentos na sua dieta? Quais são os seus preferidos para suas receita? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário