Benefícios do Orégano, para que serve e como usar

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atualizado em 09/03/2021

Aliado da saúde do coração, ajuda no controle do peso e na boa digestão: conheça os todos benefícios do orégano e como usar!

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De origem mediterrânea, o orégano (origanum vulgare) é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de compostos que permitem seu uso como planta medicinal.

O orégano seco carrega uma boa parte das propriedades do orégano in natura, mas a planta fresca e seu óleo concentram a maioria dos benefícios do orégano para boa forma e saúde.

Além disso, tanto o orégano seco quanto as folhas frescas da erva possuem propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorantes, antioxidantes, dentre outras.

Mas você sabe para que serve o orégano? Conheça a seguir.

oregano
Orégano

Benefícios do Orégano

Veja abaixo os 8 principais benefícios do orégano para boa forma e saúde. Descubra para que serve esse tempero tão conhecido.

1. Ajuda a perder peso

Imaginar que o orégano emagrece pode parecer um pouco difícil quando estamos acostumados a associar o tempero, que combina muito bem, a um prato tão calórico como a pizza, mas a verdade é que o óleo de orégano auxilia na perda de peso.

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Isso porque o óleo de orégano tem carvacrol, um ingrediente que atua diretamente no tecido adiposo branco, ajudando a eliminar a gordura. O óleo de orégano também pode ajudar a emagrecer de maneira indireta, na medida em que reduz o apetite.

2. Diminui dores musculares e inflamações

O óleo de orégano tem efeitos anti inflamatórios, e pode ser um ótimo relaxante muscular quando aplicado diretamente sobre a pele. Misture uma parte de óleo de orégano com outra parte igual de azeite, em seguida, aplique na área dolorida, massageando suavemente.

3. Auxilia a digestão

O orégano, especialmente na forma de óleo, ajuda na digestão de gorduras e favorece a absorção de nutrientes. Além disso, ele também melhora a indigestão, além de combater a flatulência e a sensação de estufamento que pode ocorrer após as refeições.

4. Tem ação bactericida e fungicida

O óleo de orégano possui propriedades antifúngicas e bactericidas. Dessa maneira ele é capaz de eliminar a Salmonela e a E. coli, duas bactérias associadas a infecções causadas por intoxicação alimentar.

Foi o que concluiu um estudo recente desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos:

“Pesquisadores da Universidade do Arizona descobriram métodos naturais para higienizar vegetais usando ingredientes comumente encontrados na cozinha, como orégano, canela e vinagre.”

5. Ajuda a regular o ciclo menstrual

Além de diminuir as dores causadas pelas cólicas, o consumo regular de orégano também contribui para regular o ciclo menstrual e até mesmo prevenir a menopausa precoce.

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Para melhorar as cólicas, a dica é mastigar algumas folhas frescas de orégano ou então fazer um chá. Se não tiver orégano fresco, misture uma colher de orégano a uma xícara de água e leve ao fogo, desligando assim que levantar fervura. Em seguida, deixe descansar por 3 minutos e tome.

Tome o chá de orégano de três a quatro vezes por dia, sempre morno e preferencialmente sem açúcar ou adoçante.

6. Ajuda a previnir a gripes e resfriados

Um dos maiores benefícios do orégano é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, pois ele ajuda a combater infecções virais como a gripe e resfriados.

Assim que começar a notar os sinais da infecção misture de 3 a 6 gotas de óleo de orégano com um pouco de água e tome antes das refeições. Repita o tratamento por pelo menos cinco dias.

7. É rico em antioxidantes

Os principais compostos ativos do orégano atuam como poderosos antioxidantes, ou seja, combatem radicais livres e contribuem para a prevenção de diversas doenças além de também atuarem contra o envelhecimento precoce.

Isso porque o orégano contém ácido rosmarínico e timol, dois potentes antioxidantes, que tornam o orégano um agente com capacidade antioxidante 30 vezes maior que a maçã e 12 vezes maior que a laranja.

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Outros benefícios

Além dos benefícios do orégano que foram citados, estudos também indicam que o consumo pode contribuir para o seguinte:

  • melhora do sistema respiratório: o carvacrol, os terpenos e flavonóides do orégano podem atuar como agentes de purificação do pulmão;
  • melhora do sistema cardiovascular: decorrente das propriedades antioxidantes e do ômega 3 presentes no orégano, bem como o potássio que ajuda a regular a pressão.

Composição e tabela nutricional

O orégano é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de compostos que permitem seu uso como planta medicinal. Os principais componentes benéficos do orégano são:

  • Polifenóis: conferem ao orégano características antissépticas, anti-inflamatórias e contribuem para a perda de peso;
  • Terpeno, pineno, borneol, linalol e terpineno: óleos essenciais com propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas;
  • Vitaminas: A, C, K e complexo B;
  • Minerais: zinco, magnésio, cálcio, potássio, ferro e cobre;
  • Ômega 3.
ComponenteQuantidade (em uma colher de café 1 g)
Calorias2 kcal
Carboidratos0,69 g
Proteínas0,09 g
Gorduras0,04 g
Fibra alimentar0,43 g
Colesterol0 mg
Cálcio16 mg
Ferro0,37 mg
Sódio0,25 mg
Magnésio2,7 mg
Fósforo1,48 mg
Potássio12,6 mg
Zinco0,03 mg
Cobre0,01 mg
Selênio0,05 mcg
Vitamina A (RAE)0,85 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,18 mg
Riboflavina0,01 mg
Niacina0,05 mg
Vitamina B60,01 mg
Vitamina C0,02 mg
Equivalente de folato2,37 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA).

Contraindicação

Seu uso pode provocar alergia de pele e vômitos em algumas pessoas sensíveis à planta. Embora não se conheçam efeitos colaterais graves do orégano durante a gestação, recomenda-se que mulheres grávidas evitem o consumo de chá ou óleo de orégano sem orientação médica.

Quer saber mais sobre os benefícios do orégano? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a especiaria pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

E aí, gostou das dicas?

Você costuma consumir o orégano desidratado somente, ou também o conhece fresco ou em forma de óleo? Sabia de todos esses benefícios do orégano? Comente abaixo!

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Dra. Patricia Leite
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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107 comentários em “Benefícios do Orégano, para que serve e como usar”

  1. não sabia desses benefícios não usava até ser diagnosticada com diabete e minha nutricionista incluir na dieta por curiosidade fui procurar saber porque da inclusão do orégano na dieta me surpreendi muito nunca mais deixo de usar e vou procurar o óleo

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  2. Nossa nunca sabia que essa planntaé tão boa para a saúde tenho problema de gastrite comecei tomar o chá de orégano foi uma maravilha

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    • Uso orégano seco no sandoích e nas refeições, como se fosse farinha. Jogo sobre a comida +/- 2 colheres de sopa. Meu zapp 21 964263622

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  3. Eu tenho o orégano fresco na minha horta. Estava com uma tosse seca insuportável, comecei a tomar o chá de orégano há um dia e já melhorei 70%.

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