Seria Possível Viver Sem Carboidratos na Dieta?

Especialista:
atualizado em 22/04/2021

Seja a sua dieta Atkins, a Paleo, a South Beach ou simplesmente uma dieta low carb, alguns métodos de perda de peso estimulam a superioridade de proteínas e gorduras em relação ao terceiro macronutriente, os carboidratos.

Você pode reduzir bastante a ingestão de carboidratos – com efeitos colaterais positivos e negativos -, mas eliminar todos os carboidratos não é uma solução alimentar segura. Você pode, no entanto, viver bem sem certas formas de carboidratos, como o açúcar.

Finalidade dos carboidratos

Os carboidratos são a forma preferida de energia do seu corpo para os músculos, o sistema nervoso e o metabolismo, embora de vez em quando a proteína faça suas vezes – apesar de aumentar o estresse nos rins, pois os subprodutos são excretados na urina.

Quando você ingere carboidratos, seu corpo os divide em partes menores de açúcar e os transporta através da corrente sanguínea para tecidos e órgãos onde são usados como energia. A glicose, um dos açúcares nos quais os carboidratos se transformam, é essencial para o sistema nervoso central.

Efeitos colaterais de poucos carboidratos

Reduzir os carboidratos pode ter benefícios quando se trata de perda de peso – um estudo publicado em 2014 em Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Disease determinou que dietas low carb diminuem o peso corporal e reduzem os fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Sem a glicose que os carboidratos fornecem, de acordo com a Extensão da Universidade Estadual de Iowa, você pode se sentir fraco, com tontura e sentir hipoglicemia – baixa de açúcar no sangue. Você também pode ter uma baixa no desempenho físico, bem como fadiga mental e física.

Qual é então o limite para a ingestão de carboidratos?

As diretrizes dietéticas sugerem a ingestão de pelo menos 45% a 65% de suas calorias provenientes de carboidratos. Em uma dieta de 2.000 calorias, isso equivale a 225 a 325 gramas de carboidratos por dia, já que cada grama de carboidratos fornece 4 calorias.

No entanto, um estudo publicado em 2003 no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism estudou mulheres que consumiam apenas 20 gramas de carboidratos por dia e determinou que isso era mais eficaz do que uma dieta de baixa gordura para a perda de peso a curto prazo e, ao longo de um período de seis meses, não foi associado ao aumento do risco cardiovascular.

Você pode cortar carboidratos simples, como o açúcar, sem efeitos colaterais, enquanto ainda consome carboidratos complexos na forma de vegetais ou grãos integrais.

Faça escolhas inteligentes de carboidratos

Se você preferir reduzir a ingestão de carboidratos, elimine os carboidratos simples, como sacarose e lactose. Estas versões se decompõem rapidamente e são absorvidas na corrente sanguínea rapidamente, fornecendo energia que dura apenas um curto período de tempo.

Os carboidratos complexos, por outro lado, demoram mais tempo para serem digeridos, o que aumenta lentamente a glicose no sangue e fornece uma energia mais duradoura.

Ao escolher carboidratos, selecione opções ricas em fibras, como grãos integrais e vegetais, incluindo verduras, aipo e cenoura, por exemplo.

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Uma maneira saudável de cortar carboidratos simples é reduzir sua ingestão de açúcares adicionados. Reserve um tempo para ler os rótulos dos ingredientes e observe se uma forma de açúcar está próxima do topo da lista. Alguns “pseudônimos” para o açúcar são xarope de milho rico em frutose, açúcar invertido, melaço, sacarose, xarope de arroz integral, mel e xarope de bordo.

Você já experimentou fazer uma dieta que restringia a ingestão de carboidratos? Como foram seus resultados? Comente abaixo!

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Sobre Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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1 comentário em “Seria Possível Viver Sem Carboidratos na Dieta?”

  1. Estou a 4 dias sem carboidratos.
    Me senti mal. Com fraqueza nos 2 primeiros dias.
    Mas ja emagreci 2kg.
    Claro que estou fazendo 1h de academia todo dia.

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