Remada em pé com elástico e dorso curvado para costas – Como fazer e erros comuns

atualizado em

A remada em pé com elástico e dorso curvado é um ótimo exercício para as costas.

Nessa versão de remada, basta ter um elástico e disposição para se movimentar. Os músculos usados durante o exercício são principalmente os dorsais nas costas. Além deles, músculos como os trapézios, os deltóides posteriores, os bíceps e os rombóides também são ativados.

Vale destacar que a inclinação é essencial, pois sem ela o exercício serve apenas para os ombros. Veja como fazer remada alta em pé para ombros e trapézio.

Além de melhorar a postura, a remada em pé com elástico ajuda a aumentar a resistência e a força muscular. Outro benefício importante é que este é um exercício de baixo impacto para as articulações, o que é ótimo para quem está com alguma restrição por conta de lesão ou dor. Certamente, tudo isso ajuda a reduzir o risco de lesões no futuro, especialmente nas costas.

A ideia do exercício é usar seu próprio corpo como âncora prendendo a faixa elástica embaixo dos seus pés. Ao usar o elástico no lugar de halteres, você varia o seu treino e oferece um estímulo diferente para os seus músculos. Veja com detalhes como fazer a remada em pé com elástico com o dorso curvado. 

Como fazer remada de costas com elástico em pé com dorso curvado

Remada em pé com elástico e torso curvado

Comece ficando em pé e pegue um elástico de resistência. Pise nele com os dois pés, mantendo uma distância entre eles similar à largura dos seus ombros. Segure as pontas do elástico com as mãos e incline o dorso para a frente até ficar com o tronco paralelo ao chão. Estique os braços para baixo em direção ao chão, empurre o bumbum para trás e deixe os joelhos levemente dobrados. Considere esta a posição inicial.

Agora, faça o movimento de remada puxando as alças do elástico para cima enquanto flexiona os cotovelos. Ao puxar o elástico para o alto, tente juntar as omoplatas e abrir bem o peito. Mantenha o tronco estático e a cabeça alinhada com a coluna durante todo o movimento. Não esqueça de contrair os músculos abdominais para estabilizar a coluna. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, volte lentamente para a posição inicial e repita quantas vezes for necessário para terminar a sua série.

Erros comuns

Remada
É preciso estar atento à postura e aos movimentos durante o exercício

Confira o que não fazer para ter um bom resultado com este exercício.

Inclinar pouco o tronco

É fundamental para o sucesso do exercício curvar o dorso para a frente até o tronco ficar paralelo ao solo. Caso você fique em pé sem inclinar o corpo para a frente, a remada deixa de ativar as costas e passa a ser um exercício para os ombros.

Arredondar as costas

Ainda que você tenha que se inclinar para a frente e para baixo, mantenha as costas retas. Isso ajuda a proteger a sua coluna e a evitar dor nas costas depois do treino.

Para manter a postura correta com mais facilidade, contraia os músculos abdominais e abra bem o peito antes de começar a remar.

Confira também os 6 melhores exercícios para a postura.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixar os ombros caírem 

Mantenha seus ombros para trás e as omoplatas bem encaixadas para preservar a boa postura durante toda a execução.

Usar um elástico inadequado

Por último, escolha uma faixa elástica que seja adequada para o seu nível de condicionamento físico. Ou seja, a resistência do elástico deve ser desafiadora na medida certa para não causar nenhum tipo de sobrecarga. 

O ideal é começar com um elástico menos resistente e ir incrementando o exercício com um acessório mais resistente conforme seu corpo for se habituando à remada com elástico.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia essa técnica de fazer remada com elástico? Você usa uma faixa de resistência baixa, média ou alta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário