Caldo de mocotó engorda? Faz mal? Calorias e análise

Especialista da área:
atualizado em 25/08/2021

O mocotó é a parte da canela e do pé do Boi, e é considerado uma das refeições mais saudáveis e nutritivas do mundo. Nestas partes estão presentes as cartilagens, tendões e o tutano (parte interna do osso) e é onde a maioria das proteínas, vitaminas e minerais são encontradas.

  Continua Depois da Publicidade  

É através do caldo de mocotó que conseguimos obter o colágeno, uma proteína que dá o aspecto gelatinoso ao caldo e para o nosso corpo oferece aminoácidos essenciais com benefícios antienvelhecimentos, melhorando o sistema imunológico, a pele, cabelos, unhas, ossos e juntas.

É no o tutano que são fornecidas gorduras boas, vitaminas A, D, E e K, que são poderosos antioxidantes, além de minerais como o zinco que beneficia o sistema nervoso central. O tutano também é uma ótima fonte de cálcio, fósforo, magnésio, sódio e potássio.

Mas será que o caldo de mocotó engorda? A resposta correta é que depende da quantidade ingerida. Se ingerirmos apenas uma pequena porção, o caldo de mocotó não possui um alto valor calórico, no entanto, se consumirmos uma quantidade razoável desse alimento, ele pode ser sim bastante calórico.

Calorias do caldo de mocotó

Caldo de mocotó

Não há como entender se o caldo de mocotó engorda sem conhecer a quantidade de calorias que podemos encontrar no alimento, não é mesmo?

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) da Unicamp, uma porção de 100 g de caldo de mocotó possui 91 calorias, e uma porção de 250 g deste alimento corresponde a 227 kcal, portanto, podemos concluir que o valor calórico não é tão elevado.

Com isso, para quem deseja emagrecer ou pelo menos não quer engordar, o ideal é comer o caldo de mocotó com moderação, tomando cuidado para não exagerar nas porções, pois em excesso, assim como qualquer alimento, o caldo de mocotó engorda.

  Continua Depois da Publicidade  

A questão da saciedade

O caldo de mocotó é um prato nutritivo, e por ser rico em gorduras e proteínas, tem uma digestão lenta, o que favorece justamente a saciedade. Ou seja, vale mais a pena apostar neste prato do que em lanches de fast food, frituras e guloseimas que são bem mais calóricas que o caldo de mocotó, não são nada saudáveis ou nutritivas e geralmente não proporcionam uma boa saciedade.

Como já mencionamos acima, o caldo de mocotó completo, com cartilagens, tendões e tutano possui diversas proteínas, vitaminas e minerais e isso sem contar os nutrientes fornecidos pelos vegetais que acompanham este alimento.

Entretanto, precisamos destacar que o caldo de mocotó mais nutritivo é aquele contendo o tutano de boi, mas por outro lado, também pode ser mais calórico, já que uma porção de 100 g de tutano de boi apresenta 786 calorias e 85 g de gordura.

Sendo assim, quem não deseja extrapolar no consumo calórico para emagrecer ou não engordar, torna-se necessário controlar bem as porções de caldo de mocotó com tutano de boi que for comer.

Mais importante do que entender se o caldo de mocotó engorda

mocotó

Nenhum alimento pode ser responsabilizado sozinho pelo aumento ou diminuição de peso. Até porque é todo o contexto de uma dieta que vai determinar se uma pessoa irá engordar, manter o peso ou emagrecer.

Para não engordar, o ideal é seguir uma alimentação controlada, saudável, nutritiva e equilibrada, preferencialmente contando com o acompanhamento de um bom nutricionista que saberá indicar um método que ajude a alcançar os objetivos, ao mesmo tempo em que fornece todos os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar corretamente.

  Continua Depois da Publicidade  

O caldo de mocotó faz mal?

Uma porção de 100 g do mocotó bovino apresenta 244 mg de sódio. No entanto, não podemos esquecer que também utilizamos sal quando temperamos o caldo de mocotó.

Ainda que o corpo humano necessite do sódio para o controle da pressão arterial e do volume do sangue, e para o funcionamento adequado dos músculos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio para a população adulta seja de até 2 g/dia, o que equivale a até 5 gramas de sal. Esta recomendação inclui todos os alimentos que farão parte da alimentação no dia e não somente aquela quantidade utilizada no preparo ou quando a refeição já está pronta.

O excesso de sódio pode provocar problemas como retenção de líquidos, endurecimento dos vasos sanguíneos (arteriosclerose), pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Vídeo

Aliás, aproveite e confira o vídeo da nossa nutricionista falando tudo sobre caldo de ossos, mocotó e tutano, três ingredientes ricos em colágeno e cheios de benefícios.

Você já tinha ouvido falar que caldo de mocotó engorda? Tem o costume de consumir esse alimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média 4,60)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

8 comentários em “Caldo de mocotó engorda? Faz mal? Calorias e análise”

  1. Sim.Gosto de consumir duas vezes por semana. Mas não mais que 200ml por vez. Eu faço e congelou as porções.

    Responder
  2. Eu amo mocoto mas preciso saber se posso tomar o caldo a noite pois ele sustenta muito eu não coloco óleo no meu só o que ele solta

    Responder
  3. Acho o prato delicioso. Achei curioso q o preparo de forma razoávelmente diferente, mais sei q isso é normal. Gosto muito do próprio mocotó como do caldo, ambos bem temperado. Gostei do artigo, foi bem esclarecedor. Grato!

    Responder