Receita de linguiça vegana saudável e gostosa

Especialista da área:
atualizado em 17/09/2021

A linguiça é uma daquelas comidas que não passam nem perto do prato de quem segue um estilo de vida vegano, certo? Não necessariamente. Afinal, existem versões veganas dos mais variados pratos, inclusive de linguiça!

  Continua Depois da Publicidade  

E o melhor é que você pode preparar a sua própria linguiça vegana em casa. Sem carne ou qualquer outro produto de origem animal, ela conta com ingredientes como cenoura, salsão (aipo), beterraba, grão-de-bico, beterraba, lentilha, inhame e castanha-de-caju.

Além disso, a preparação pede alho, cebola, azeite de oliva, páprica doce, vinho tinto seco, molho shoyu, pimenta-do-reino e louro em pó para ganhar sabor. A receita também leva farinha de aveia, farinha de soja e amido de milho para dar consistência.

Esta linguiça sem carne é excelente para o almoço ou jantar, assim como pode ser usada para rechear sanduíches, em uma espécie de cachorro-quente vegano.

Ficou com vontade de experimentar essa linguiça vegana? Então, aprenda como prepará-la com as instruções que estão logo abaixo:

Linguiça vegana

Linguiça vegana

Uma linguiça caseira sem carne ou qualquer produto animal. Uma versão mais saudável de linguiça para veganos e não veganos!
5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 40 mins
Refeição Almoço, Jantar, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 8
Calorias 330 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Amassador de batatas
  • Recipiente
  • Plástico filme

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo para esquentar. Acrescente a cebola, a cenoura e o salsão para refogar. Quando começar a dourar, adicione o alho.
  • Refogue mais um pouco e junte o grão-de-bico, o inhame, a lentilha, a beterraba, o vinho tinto seco, a páprica, o louro e o molho shoyu.
  • Com um amassador de batatas, amasse todos os ingredientes até obter a textura desejada. Se quiser uma linguiça bem fina, com textura de salsicha, passe no processador ou bata com o mixer. Ajuste o tempero com sal e pimenta-do-reino, se achar que precisa.
  • Após amassar tudo, continue com o fogo ligado na temperatura baixa e acrescente a castanha-de-caju, a farinha de soja, a farinha de aveia e o amido de milho.
  • Mexa até a massa ficar homogênea e parar de grudar no fundo da panela. Se a massa estiver pegajosa, coloque um pouco mais de amido de milho e misture.
  • Então, transfira a massa para um recipiente com tampa e leve para refrigerar por aproximadamente quatro horas.
  • Passado esse tempo, divida a massa em porções de 100 gramas. Coloque cada porção em um pedaço de plástico filme, embrulhe, modele no formato de linguiças e amarre as duas pontas.
  • Para ter mais consistência, você pode colocar as linguiças veganas embrulhadas no plástico filme dentro de outra sacola amarrada e levar para cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos de um lado e 3 minutos do outro.
  • Se quiser consumir as linguiças veganas imediatamente, deixe um pouco na geladeira para endurecer, retire do plástico filme e leve para assar. Se for usar depois, armazene no freezer sem tirar o plástico filme para manter a estrutura das linguiças.

Informação Nutricional

Linguiça vegana
Informação Nutricional
Quantidade por Porção
Calorias
330
% VD*
Gordura total
 
14
g
25
%
Gordura saturada
 
2
g
9
%
Gordura poli-insaturada
 
3
g
Gordura monoinsaturada
 
8
g
Sódio
 
306
mg
13
%
Potássio
 
824
mg
24
%
Carboidratos
 
39
g
13
%
Fibras
 
9
g
36
%
Açúcar
 
5
g
6
%
Proteina
 
13
g
17
%
Vitamina A
 
1532
IU
77
%
Vitamina C
 
5
mg
11
%
Cálcio
 
69
mg
7
%
Ferro
 
4
mg
29
%
* % Valores Diários baseados em uma dieta de 2.000 kcal. Seus valores podem ser maiores ou menores dependendo da sua necessidade energética.
Palavras Chave linguiça, linguiça vegana
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 3 avaliações
Equipe MundoBoaForma
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário