Quais alimentos guardar na geladeira e quais é bom manter fora

publicado em

A organização da cozinha é algo de extrema importância, principalmente quando falamos de geladeira, já que existem alimentos que se deve guardar dentro dela e outros que não precisam.

Mas essa forma de organizar a geladeira nem sempre é algo fácil de entender, pois diferentes alimentos possuem diferentes formas de armazenamento.

Por isso, a seguir vamos entender melhor quais são os alimentos que devemos guardar na geladeira e quais os que devem ser mantidos fora.

Veja também: Como aproveitar os alimentos ao máximo e economizar

Por que guardar alimentos na geladeira?

Alimentos na geladeira
As baixas temperaturas da geladeira dificultam a proliferação de bactérias e fungos em alimentos

A geladeira é um eletrodoméstico que revolucionou a forma de armazenar alimentos, uma vez que ela ajuda a conservá-los de forma bastante eficiente.

Isso ocorre porque as baixas temperaturas, que ficam próximas aos 4 graus, dificultam a proliferação de bactérias e fungos, que são os principais responsáveis por estragar os alimentos.

Mas, apesar de todos os benefícios, nem todo alimento deve ser guardado na geladeira, e entender essas diferenças pode ajudar muito na hora de organizar a cozinha.

  Continua Depois da Publicidade  

A influência da temperatura nos alimentos

De forma geral, todos os alimentos podem, com o tempo, estragar. Isso ocorre devido à presença de bactérias e outros microrganismos, que atuam na degradação de uma série de substâncias.

E esse processo pode ser acelerado ou lentificado através de mudanças na temperatura:

  • O calor tende a acelerar tanto as reações químicas no interior das células dos alimentos, quanto aumentar a multiplicação de bactérias.
  • Já o frio tem o efeito oposto, que é o de diminuir a velocidade das reações químicas e a proliferação de microrganismos.

Mas nem todo alimento precisa do frio para ser conservado, e entender essas especificidades pode ajudar, além da organização da cozinha, a economizar dinheiro, já que assim se evita a perda e o desperdício de alimentos.

Veja também: Os perigos da comida estragada: riscos e cuidados

Alimentos que devem ser guardados na geladeira

Diferente do que pensamos, nem todo alimento precisa ficar em geladeira, e muitos possuem embalagens que ajudam a conservá-los sem a necessidade do frio.

Assim, os alimentos que devem ficar em geladeira são:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Vegetais folhosos, como alface e espinafre
  • Carnes, sejam elas de boi, frango ou porco
  • Ovos
  • Queijos 
  • Frutas mais sensíveis, como morangos e uvas
  • Alguns alimentos industrializados que estejam com a embalagem aberta, como maionese, leite pasteurizado e sucos de caixinha
  • Enlatados, geleias e conservas com a embalagem aberta

Alimentos que não precisam ficar na geladeira

Mas, como vimos, nem todo alimento precisa ser guardado na geladeira, seja pelo tipo de embalagem ou pelas características do alimento em si.

Desta forma, os seguintes grupos de alimentos não devem ser refrigerados:

  • Enlatados
  • Grãos secos
  • Alguns alimentos embalados a vácuo, como café
  • Alimentos em pó, como leite, achocolatado e açúcar
  • Alguns alimentos lacrados, como leites de caixinha, molhos, maionese e catchup
  • Alimentos em conserva
  • Alguns doces e geleias
  • Algumas frutas, como coco, bananas e abacate, desde que ainda estejam com a casca intacta
  • Vegetais, como alho e cebola

No entanto, caso a embalagem já tenha sido aberta, esses alimentos devem ser conservados em geladeira, ou, em alguns casos, é melhor mantê-los em recipientes lacrados.

Dicas para conservar melhor os alimentos 

Despensa
Mantenha os alimentos que devem ficar fora da geladeira em ambientes ventilados, livres de umidade e fora do alcance do sol

Agora que já sabemos quais grupos de alimentos devem ou não ser guardados em geladeira, vamos aprender algumas formas de conservá-los melhor:

1. Dentro da geladeira

Para garantir a melhor conservação possível, a geladeira precisa ser higienizada com certa regularidade, principalmente quando há o derramamento de algum alimento em seu interior.

Além disso, geladeiras que não são frost free devem ser descongeladas também com regularidade, seguindo as especificações do fabricante.

  Continua Depois da Publicidade  

Outro ponto importantíssimo é a limpeza dos alimentos e das embalagens antes de armazená-los na geladeira, porque, mesmo no frio, alguns microrganismos podem se reproduzir e acabar contaminando outros produtos que estejam na geladeira.

Assim, é possível aumentar a vida útil dos alimentos, o que pode inclusive ajudar na economia da casa, uma vez que evita desperdícios.

2. Fora da geladeira

Já os alimentos que estão fora da geladeira, embora sejam considerados mais resistentes ao calor e a outros fatores, também necessitam de alguns cuidados. São eles:

  • Não deixar embalagens de alimentos no chão, mesmo que estejam em caixas. Nesses casos, o ideal é colocar em armários ou em cima de superfícies, como pallets. Além de manter os alimentos longe de insetos e roedores em busca de alimento, o chão é geralmente uma superfície suja, cheia de germes, poeira e sujeira. Ao colocar embalagens de alimentos no chão, você corre o risco de contaminá-las, o que pode ser prejudicial à saúde.
  • Manter os ambientes bem ventilados e livres de umidade, para assim evitar a proliferação de fungos.
  • Não deixar alimentos em locais onde pegue sol diretamente.
  • Verificar sempre a integridade das embalagens, já que elas impedem a entrada de insetos e mantêm os alimentos sem contato com o ar e a umidade.
Fontes e referências adicionais

Você sabia que existem alimentos que não devem ser guardados na geladeira? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário