Lavagem intestinal: como fazer, quando é indicada e quais os riscos

publicado em

A lavagem intestinal é um procedimento indicado para esvaziar o intestino em situações de prisão de ventre, ou antes da realização de uma cirurgia ou exame. 

Normalmente, quando necessário, a lavagem é realizada por uma equipe médica depois que outros procedimentos são testados antes, como o uso de laxantes.

Entretanto, a lavagem intestinal já foi recomendada e ainda é realizada por algumas pessoas como um ritual de saúde para desintoxicar o corpo, usando técnicas de enema, enzimas digestivas, chás, magnésio e laxantes para esse fim. 

Não há nenhum estudo que comprove a necessidade de realizar uma lavagem intestinal para desintoxicar o corpo. Ao contrário de promover a saúde, realizar uma limpeza intestinal com frequência pode provocar uma série de riscos, como desidratação e infecções.

Quando fazer a lavagem intestinal?

Gastroenterologista
A lavagem intestinal só deve ser feita quando o médico recomendar

Apesar de não haver indicações confirmando a necessidade e benefícios da lavagem intestinal na rotina, algumas pessoas acreditam que a limpeza do intestino ajuda a desintoxicar o corpo.

A teoria sugere que após a alimentação, restos de comida, como carne e outros alimentos mal digeridos, se acumulam no intestino e se transformam em muco, o qual libera toxinas inflamatórias pelo corpo todo.

Hoje em dia, se sabe que essa teoria é bastante refutada por alguns estudos. Especialistas garantem que o nosso corpo tem capacidade suficiente para se livrar de resíduos de alimentos e toxinas se hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e prática de exercícios físicos, forem mantidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, a lavagem intestinal só é recomendável, de fato, quando solicitada por um profissional, antes de uma cirurgia, ou antes de realizar um exame específico, tal como a colonoscopia.

Como é feita uma lavagem intestinal?

Antes da colonoscopia, por exemplo, a limpeza intestinal é feita de forma gradual até que se chegue ao dia do exame.

A primeira recomendação é manter uma dieta com baixo teor de fibras por 3 dias antes do exame e, em seguida, fazer uma dieta apenas com alimentos líquidos. Por fim, na noite anterior à cirurgia ou exame, pode ser necessário tomar um laxante, que induz o esvaziamento completo do intestino.

As pessoas que aderem à teoria da lavagem intestinal para desintoxicar o organismo, geralmente, utilizam outras formas de lavagem, como o enema.

Na realização da lavagem com esse procedimento, é inserido um tubo no reto, por onde a água é despejada e, em seguida, os resíduos de fezes são liberados. Essa não é uma técnica de limpeza muito recomendada e pode apresentar diversos riscos.

Por isso, consulte sempre um profissional de saúde antes de qualquer método de lavagem intestinal e realize a limpeza apenas se for necessário. 

  Continua Depois da Publicidade  

Quais os riscos da lavagem intestinal?

Paciente idosa
A lavagem intestinal exige cuidados, especialmente em casos de idosos e crianças

Alguns riscos e efeitos colaterais podem ser apresentados se a lavagem intestinal for feita de forma incorreta:

  • Desequilíbrio e esgotamento na flora intestinal
  • Desidratação
  • Infecção
  • Cólicas intestinais, náuseas e vômitos
  • Perfuração do intestino
  • Tontura
  • Desequilíbrio dos níveis de minerais e eletrólitos
  • Insuficiência renal

Ainda, deve-se ter mais atenção com esses riscos, principalmente, se a lavagem intestinal for feita em crianças ou idosos.

5 formas de promover uma limpeza natural do intestino

Para evitar os riscos de desidratação e outros danos no intestino, separamos algumas formas naturais de promover uma limpeza e manter um bom funcionamento do intestino:

  1. Tomar chás laxantes, como chá de linhaça, psyllium, erva-doce, sene, etc.
  2. Beber água e se manter hidratado.
  3. Optar por alimentos com probióticos, como iogurte, kefir e kombucha. 
  4. Comer alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes, nozes e grãos.
  5. Tomar sucos naturais em jejum, por exemplo, suco de limão, maçã ou suco verde.

Confira uma receita de suco para regular o intestino.

Fontes e referências adicionais

Você já precisou fazer uma lavagem intestinal? Qual foi o motivo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário

1 comentário em “Lavagem intestinal: como fazer, quando é indicada e quais os riscos”

  1. Bom dia, muitas dores,gases circulando pelo corpo, barriga muito estufada, de cd 4 ou 5 dias sem ir ao banheiro, tive tantas dores nas costas que fui para o hospital, ortopedista tratou como coluna, tomei a medicação e as dores continuam, tomei Luftal e melhorei bem.

    Responder