É verdade que sal ajuda a aliviar os sintomas de rinite e sinusite?

atualizado em

O sal de cozinha pode ter empregabilidades que vão além da sua utilização na culinária. Por exemplo, ele pode se tornar um aliado no tratamento complementar em casos de rinite e sinusite. Isso porque ele pode auxiliar a aliviar a congestão nasal e a melhorar a respiração.

A lavagem nasal é uma prática importante para irrigar o muco e reduzir a presença de vírus, bactérias, poluentes e alérgenos nas vias respiratórias. 

Estudos científicos comprovam que essa técnica ajuda na redução de doenças crônicas e no tratamento da rinossinusite. O que o sal tem a ver com isso? Bem, ele pode ser utilizado nessa limpeza.

A eficácia da lavagem nasal com soluções salinas 

Segundo o otorrinolaringologista Daniel Destailleur explicou ao VivaBem UOL, as soluções salinas auxiliam na redução da inflamação e da congestão nasal, além de promoverem a limpeza das vias aéreas.

No entanto, é importante ressaltar que a lavagem nasal não é uma opção aprovada como tratamento único para essas condições, mas sim um método seguro e eficaz somente para aliviar os sintomas, apontou o otorrinolaringologista Luciano Gregorio à publicação.

A preparação e execução da lavagem nasal

Sal
A utilidade do sal não se encerra na cozinha

Para realizar a lavagem nasal, os médicos recomendam o uso de soro fisiológico, que contém cloreto de sódio em sua composição. Entretanto, eles também apontam que o sal de cozinha pode ser utilizado no preparo de uma solução para lavar o nariz.

Mas é preciso ter cuidado com as soluções salinas caseiras, uma vez que a água da torneira que não foi esterilizada não é segura para fazer lavagem ou ducha nasal. Esse alerta foi dado após uma pessoa morrer de infecção de ameba que come cérebro por usar ducha nasal, possivelmente resultado da prática de enxaguar o sinus (seios da face ou paranasais) com água da torneira.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque como não recebeu uma filtragem ou tratamento adequado, a água da torneira pode conter níveis (ainda que baixos) de microrganismos, como bactérias e protozoários, incluindo as amebas, alertou o site da Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Medicamentos), órgão dos Estados Unidos.

Dito isso, as instruções de como fazer uma solução caseira para lavar o nariz inclui: esquentar cerca de 200 ml de água e deixar no estado morno, não muito quente, para evitar irritação, e misturar com uma colher de chá de sal de cozinha.

Então, o próximo passo é colocar a mistura em uma seringa (esterilizada) própria para lavar o nariz. Durante a lavagem, é importante inclinar a cabeça de forma que a água saia pelo outro lado da narina. 

A lavagem nasal auxilia no equilíbrio das células nas mucosas nasais, evitando a desidratação e o inchaço excessivo, além de limpar as partículas presas nas vias respiratórias e remover o muco.

Embora exista um sal específico para a lavagem nasal, que é mais puro, os médicos afirmam que o sal comum também pode ser utilizado com bons resultados.

O uso da haloterapia no tratamento de doenças respiratórias 

Outro método que promete auxiliar é a haloterapia. Ele consiste na permanência da pessoa em uma sala ou casulo revestido por sal, inalando partículas de cloreto de sódio por determinado tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

A haloterapia é natural e algumas pessoas recorrem ao método para melhorar doenças respiratórias, dermatológicas e alergias, até mesmo para a asma. Diversos spas e clínicas de estética no Brasil disponibilizam o serviço.

Limitações e precauções da halotarapia 

No entanto, é importante mencionar que ainda não existem evidências concretas sobre os benefícios da haloterapia no tratamento de doenças respiratórias.

Embora seja considerada segura em alguns casos, os estudos disponíveis possuem limitações metodológicas significativas, o que tornam os seus resultados questionáveis. 

Além disso, a haloterapia pode representar um risco grave para pacientes com certas condições respiratórias, como fibrose cística ou doenças pulmonares intersticiais. As informações são do VivaBem UOL.

Você sabia que o sal poderia ajudar a aliviar os sintomas de rinite e sinusite? Costuma realizar a lavagem nasal? O que achou da haloterapia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário