Pessoa morre de infecção de ameba que come cérebro por usar ducha nasal

atualizado em

Uma infecção de ameba que come cérebro e mata parece coisa de livro de ficção científica ou filme de terror, não é mesmo? Pois é, mas uma pessoa do Condado de Charlotte na Flórida (Estados Unidos), morreu depois de ser infectada por uma rara ameba comedora de cérebro, a chamada Naegleria fowleri.

Segundo um comunicado de imprensa do Departamento de Saúde da Flórida no Condado de Charlotte, a infecção possivelmente foi resultado da “prática de enxaguar o sinus (seios da face ou paranasais) com água da torneira”. Em outras palavras, a pessoa foi infectada após fazer uma lavagem nasal com água da torneira.

O comunicado foi divulgado em fevereiro para alertar as pessoas quanto à infecção. Mais tarde, o departamento confirmou que a pessoa infectada morreu. 

A água da torneira que não foi esterilizada não é segura para fazer a lavagem ou ducha nasal, já que não recebeu uma filtragem ou tratamento adequado e, portanto, pode conter níveis (ainda que baixos) de microrganismos, como bactérias e protozoários, incluindo as amebas, alerta o site da Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Medicamentos), órgão dos Estados Unidos.

Além disso, a recomendação é fazer a lavagem com o soro fisiológico, não com a água pura, pois ela não tem o pH correto para o nariz e possui impurezas e minerais que podem realizar o trabalho contrário ao desejado.

Segundo o comunicado à imprensa do Departamento de Saúde da Flórida no Condado de Charlotte, a infecção por Naegleria fowleri só pode acontecer quando a água contaminada pela ameba tem acesso ao corpo por meio do nariz.

O assessor de imprensa do departamento, Jae Williams, disse em uma declaração via e-mail que uma investigação epidemiológica está sendo conduzida para esclarecer as circunstâncias únicas da infecção.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele disse ainda que informações adicionais a respeito do caso são confidenciais para proteger a privacidade do paciente.

Mais sobre a ameba

Infecção
Ameba pode causar infecção no cérebro após ter acesso ao organismo por meio do nariz

A Naegleria fowleri é um microrganismo unicelular que pode ser encontrado no solo e em água doce e quente, como lagos, rios, lagoas e fontes termais. 

Chamada de ameba comedora de cérebro, ela pode causar infecções no cérebro, que costumam acontecer quando a água contaminada pela ameba entra pelo nariz, o que também pode ocorrer enquanto uma pessoa está nadando.

Assim, outro conselho importante é evitar colocar entrar no nariz quando estiver na piscina ou tomando banho.

No entanto, a Naegleria fowleri é geralmente inofensiva quando tem acesso ao corpo por meio da boca, pois o ácido estomacal mata a ameba.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, cerca de três pessoas contraem a infecção a cada ano no país e essas infecções geralmente são fatais.

  Continua Depois da Publicidade  

Entre os anos de 1962 a 2021, apenas quatro entre 154 pessoas nos Estados Unidos conseguiram sobreviver após serem infectadas pela ameba comedora de cérebro, informou o CDC.

Em um primeiro momento, os sintomas da infecção incluem dores de cabeça severas, febre, náusea e vômito, que podem evoluir para rigidez no pescoço, convulsões, alucinações e coma. As informações são da CNN, da BBC e do UOL.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar sobre a ameba comedora de cérebro? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário