9 alimentos bons para a próstata

atualizado em

O câncer de próstata é algo que afeta milhões de homens em todo o mundo.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e é considerado um câncer da terceira idade, pois três quartos dos casos em todo o mundo ocorrem a partir dos 65 anos de idade.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, “no Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.”

Portanto se você está preocupado com a saúde da próstata, há uma boa notícia: o que você come pode fazer muita diferença, ou seja, há alimentos bons para próstata que são recomendados para ajuda a prevenir o câncer.

“Há uma abundância de fortes evidências de que uma boa nutrição e um estilo de vida ativo podem reduzir a probabilidade de câncer de próstata e retardar a sua progressão”, disse Mitchell Sokoloff, presidente de urologia da Universidade de Medicina de Massachusetts, EUA.

Então veja agora 9 alimentos bons para a saúde da próstata:

1. Castanha-do-Pará

castanha do pará

Entre todos os diferentes tipos de castanhas, essa castanha nativa da América do Sul é uma fonte especialmente rica do mineral selênio, que é importante para a saúde da próstata.

  Continua Depois da Publicidade  

Na verdade, apenas cerca de 30 gramas de castanha-do-Pará podem conter até 10 vezes mais de IDR (Ingestão Diária Recomendada) de selênio.

Elas também são uma fonte muito boa de zinco, outro mineral que desempenha um papel importante na manutenção de uma próstata saudável, e além disso, contêm todos os aminoácidos necessários para se qualificar como uma proteína completa.

Seu alto teor de gordura saturada (25%) sugere que você limite o consumo deste alimento a apenas algumas gramas por semana, mas essa quantidade já é tudo o que você precisa para cuidar da saúde da sua próstata.

2. Brócolis

brócolis

O brócolis é fonte de alguns benefícios nutricionais muito importantes que não estão listados nos rótulos nutricionais.

Como membro da família dos vegetais crucíferos, que também é composta pela couve-de-Bruxelas, couve-flor, repolho, entre muitos outros, o brócolis contém altas quantidade de fitonutrientes sulforafano e indóis, ambos com propriedades anticancerígenas.

O sulforafano aumenta a atividade das enzimas de desintoxicação do corpo, o que ajuda a eliminar mais rapidamente elementos potencialmente causadores de câncer.

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo publicação no site cancer.org, o consumo de brotos de brócolis tem sido relacionado à diminuição do risco de desenvolver câncer de estômago, mama, cólon, pele, pulmão, bexiga e próstata.

Um estudo de 2017 feito em animais comprovou que o consumo de brotos de brócolis postergam o surgimento do câncer de próstata, bem como diminuem a sua gravidade quando ele já está presente.

A maneira mais saudável de apreciar o brócolis é levemente cozido ou refogado por não mais do que cinco minutos. Se o vegetal é cozido por mais tempo, as propriedades anticâncer dos seus fitonutrientes diminuem ou podem até desaparecer.

3. Tomates

tomates

Os tomates são um alimento bastante popular, e são uma ótima fonte de licopeno, um fitonutriente, ou mais especificamente um carotenoide, que faz parte de um grupo de pigmentos amarelos, alaranjados e vermelhos encontrados em plantas.

O licopeno é um antioxidante que foi comprovado cientificamente ter propriedades que melhoram a saúde da próstata.

Embora os tomates frescos sejam nutritivos, a potência antioxidante do licopeno aumenta quando são processados.

  Continua Depois da Publicidade  

O processamento produz uma alteração química que torna o licopeno mais acessível ao corpo. Dessa forma o extrato, molho, sopa e suco de tomate são alimentos bons para próstata e ainda melhores que os tomates frescos.

Um estudo realizado no Brasil, por exemplo, descobriu que homens com hiperplasia prostática benigna, popularmente conhecida como próstata aumentada, que consumiam 50 gramas de extrato de tomate diariamente por 10 semanas tinham uma redução maior que 10% em seus níveis de PSA em comparação com os níveis anteriores ao estudo.

Entretanto este foi um estudo piloto, e sua validade na escala de evidências é baixa, entretanto é bastante útil para demonstrar os efeitos do licopeno na próstata.

Outro estudo avaliou cerca de 48.000 homens e descobriu que os que comiam muito tomate, molho de tomate, suco de tomate e pizza, tinham 35% menos risco de desenvolver câncer de próstata e 53% menos risco de contrair câncer de próstata agressivo.

Como os produtos de tomate estão disponíveis o ano todo, é fácil mantê-los em sua dieta diariamente, o que pode ser muito útil para a saúde da sua próstata.

4. Romãs

Algumas pesquisas iniciais sugeriram que tomar suco de romã ajudou a retardar a progressão do câncer de próstata. Entretanto pesquisas posteriores não conseguiram confirmar esses resultados.

Por exemplo, em alguns estudos feitos com homens que tinham câncer de próstata recorrente e níveis crescentes de PSA (antígeno específico da próstata), constatou-se que beber suco de romã ou tomar extrato de suco de romã diminuiu significativamente o PSA, sendo um indício de que o câncer poderia estar progredindo menos rapidamente.

Entretanto esses estudos não usaram um grupo de controle ou um grupo de placebo, e estudos mais completos feitos posteriormente não encontraram nenhum benefício para o extrato de suco de romã.

Portanto se você decidir beber suco de romã, converse primeiro com seu médico. Embora o suco de romã seja geralmente seguro, há evidências de que ele pode afetar a forma como seu corpo processa certos medicamentos anticoagulantes, para a hipertensão e colesterol alto.

5. Pimenta Caiena

pimenta caiena

A pimenta Caiena (capsicum annuum), obtém a sua picância devido à alta concentração de uma substância chamada capsaicina.

Embora a capsaicina seja amplamente conhecida por sua capacidade de reduzir a dor, estudos também mostraram que ela pode ajudar a matar as células cancerígenas, incluindo as células do câncer de próstata.

Ela demonstrou inibir o crescimento e causar a morte de células de câncer de próstata in vitro e in vivo. Experimentos in vitro em células de câncer de próstata mostraram que a capsaicina inibe o crescimento e causa a morte em 93% das células.

6. Chá verde

chá verde

Os poderes medicinais do chá verde são atribuídos aos seus compostos antioxidantes chamados de catequinas, um tipo de polifenol que destrói certos vírus e bactérias, estimula o sistema imunológico e combate várias formas de câncer, incluindo o câncer de próstata.

Embora existam vários tipos diferentes de catequinas, os especialistas identificaram o galato de epigalocatequina, EGCG, como o mais potente.

A pesquisa mostrou que os polifenóis do chá verde, principalmente o EGCG, podem reduzir significativamente os níveis de PSA e de biomarcadores de câncer de próstata.

Além disso, estudos demonstraram que os flavonóides do chá verde foram responsáveis por inibir a carcinogênese, o crescimento do tumor e a metástase em vários tipos de câncer. Além disso a quercetina presente no chá demonstrou um papel importante no combate às células cancerígenas.

7. Sementes de abóbora

sementes de abóbora

As sementes de abóbora também são alimentos bons para próstata, especialmente para os homens que têm hipertrofia prostática benigna (BPH), conhecida como próstata aumentada, condição que é comum em homens com 50 anos ou mais.

O óleo de sementes de abóbora pode ajudar a prevenir a multiplicação desordenada das células da próstata, e além disso contém carotenoides e ácidos graxos ômega-3, que são nutrientes muito importantes para a saúde da próstata e do organismo em geral.

Outro nutriente encontrado nas sementes de abóbora é o zinco, também associado à saúde da próstata. Um estudo realizado no Instituto Linus Pauling, da Universidade do Estado de Oregon, EUA, sugere que o zinco pode ajudar a proteger contra o desenvolvimento do câncer de próstata.

8. Peixes

posta de salmão

Os ácidos graxos ômega-3 são um nutriente importante para a saúde da próstata e o salmão é um exemplo de peixe muito rico em ômega-3.

Especialistas descobriram que esses ácidos graxos presentes nos peixes podem retardar o desenvolvimento e a progressão do tumor na próstata em homens que já sofrem com esta doença, além de ajudar a prevenir o seu surgimento.

Os resultados do estudo publicado em abril de 2009 na Clinical Cancer Research relataram que comer peixes como o salmão pelo menos uma vez por semana pode reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata.

Um estudo britânico publicado em 2009 relatou que os ácidos graxos ômega-3 e especialmente o ácido eicosapentaenoico (EPA) e docosaexaenoico (DHA), os dois principais ômega-3, têm efeitos antiangiogênicos, o que significa que combatem o desenvolvimento dos vasos que nutrem os tumores.

Por outro lado, estudos mais recentes de 2017 mostraram que não existem evidências claras de que o consumo de ômega-3 esteja associado à prevenção ou regressão do câncer de próstata.

Esses estudos sugerem que existe sim uma associação entre o consumo de ômega-3 e o combate ao câncer de próstata, mas são necessárias mais pesquisas para comprovar esses efeitos.

9. Açafrão-da-terra/Cúrcuma

açafrão-da-terra/cúrcuma

O açafrão-da-terra é uma planta cujas raízes são moídas, e seu ingrediente ativo é a curcumina, que dá o gosto amargo e apimentado deste tempero.

Ele tem sido tradicionalmente usado para combater inflamações, asma e resfriados, porém os cientistas também descobriram suas propriedades anticâncer, como a sua capacidade de ser um dos alimentos bons para próstata.

Um grupo de cientistas da Universidade Rutgers, EUA, em um estudo publicado em 2017, apresentou evidências dos benefícios da cúrcuma para a saúde da próstata.

Eles constataram que tanto sozinha como combinada com um fitonutriente derivado de vegetais crucíferos, como por exemplo o brócolis e repolho, ela pode ser eficaz na prevenção e no tratamento do câncer de próstata.

Uma publicação feita pela Oregon Health and Science University, EUA, relatou que a cúrcuma tem “potenciais efeitos anti-metastáticos em células de câncer de próstata derivadas dos ossos”.

Outra pesquisa, desta vez da Universidade de Columbia, EUA, descobriu que ela tem a capacidade de fazer com que as células deste tipo de câncer “cometam suicídio”, a apoptose.

Ao consumir frequentemente esses alimentos você estará cuidando da saúde da sua próstata. Aproveite e veja o vídeo da nossa nutricionista falando sobre este assunto.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma consumir estes alimentos bons para próstata em sua dieta? Pretende incluir agora para manter a próstata saudável? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

10 comentários em “9 alimentos bons para a próstata”

  1. Excelente gostei muito
    meu marido fez exame psa deu 2,73 e normal seria abaixo 2,50 pesquisei sobre a alimentação correta.E vou incluir.

    Responder
  2. Boa noite,
    Achei interessante essa matéria.
    Queria saber se a lentilha é um aliado.
    E se o alho ajuda em alguma coisa, já que consumo todos os dias, um dente de alho no café da manhã.

    Responder
  3. Gostei muito dos esclarecimento que me deram fico mais descamsada para poder ajudar meo MARIDO OBRIGADA e um BEM AJA ?

    Responder
  4. Gostei muito dos esclarecimento que me deram fico mais descamsada para poder ajudar meo MARIDO OBRIGADA e um BEM AJA ?

    Responder
  5. Gostei do seu comentário, tenho HPB, ou seja a próstata aumentada, já consumo muito tomate, peixes gordos, brócolis, circula, quero incluir semente e óleo de abóbora, ainda não achei onde comprar.

    Responder
    • As cápsulas de óleo de semente de abóbora hoje são facilmente encontradas para compra na internet.

      Responder
  6. Matheus De Souza Santos
    Ótimo artigo parabéns, Muito legal ver Profissionais ajudando outras pessoas com os seu artigos, belíssimo trabalho.
    também ajudo pessoas com os meus artigos sobre ejaculação precoce.

    Responder
  7. já inclui esses alimentos na minha dieta e mesmo assim a próstata está bem aumentada e psa acima 4,5 . o que posso fazer mais?

    Responder