Gelatina Tem Carboidrato? E a Diet? Tipos, Variações e Dicas

atualizado em

A gelatina é bastante conhecida por servir como fonte de colágeno – geralmente extraído da pele, dos ossos, dos tendões e das cartilagens de animais mamíferos. Confira a seguir se a gelatina tem carboidrato também em seus diferentes tipos e variações.

A gelatina é apresentada como um produto que pode contribuir com a saúde das unhas e dos cabelos e como um agente cicatrizante, que pode ser utilizado na recuperação de pacientes que foram submetidos a procedimentos cirúrgicos.

Entretanto, é importante destacar que as gelatinas convencionais que encontramos nos supermercados apresentam uma quantidade elevada de corantes em sua composição. O produto também pode conter açúcar, adoçante artificial e sabores artificiais.

Antes de mais anda, pode ser do seu interesse também conhecer todos os benefícios da gelatina e entender se gelatina engorda ou emagrece.

Controvérsias

Antes de chegarmos ao tópico em que falaremos se a gelatina tem carboidrato ou não, é nosso dever registrar aqui algumas controvérsias existentes em relação ao produto. Isso porque não é todo mundo que defende a gelatina como um alimento saudável.

Aliás, a partir de um ponto de vista nutricional, a sobremesa não é considerada um alimento: ela cai na categoria de produto alimentício porque não contém nenhum ingrediente classificado como um alimento de verdade em sua composição.

Isso sem contar que a gelatina apresenta uma quantia muito elevada de açúcar, que serve para melhorar o sabor do produto.

  Continua Depois da Publicidade  

Como se não bastasse, os benefícios da gelatina também já foram contestados. Isso porque uma avaliação de mais de cinco anos atrás da Pro Teste apontou a presença de somente 0,76 g a 2 g de colágeno nas gelatinas.

Com essa quantia, não se ganha nada nutricionalmente falando, já que para que se tenha algum benefício é necessário consumir entre 8 g a 10 g de colágeno diariamente.

Mas será que a gelatina tem carboidrato?

Agora que já conhecemos os prós e os contras relacionados à gelatina, chegou a hora de conhecermos melhor quais componentes o produto pode apresentar em sua composição.

A maioria das calorias das gelatinas disponíveis à venda nos supermercados é oriunda de carboidratos, ou seja, a gelatina tem carboidrato sim.

Mas será que a gelatina diet tem carboidrato também? Na verdade, a versão diet do produto é justamente isenta de carboidratos e as suas calorias vem das proteínas.

Vamos conhecer quantos gramas de carboidratos diferentes gelatinas podem apresentar na prática? Então, dê uma conferida nessa lista que elaboramos:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Sobremesa de gelatina (genérica)

  • 30 g: aproximadamente 4,7 g de carboidratos;
  • 100 g: 14,19 g de carboidratos;
  • 1 xícara: 34,06 g de carboidratos.

2. Sobremesa de gelatina de dieta – adocicada com adoçante de baixas calorias (genérica)

  • 30 g: aproximadamente 0,55 g de carboidratos;
  • 100 g: 1,72 g de carboidratos;
  • 1 xícara: 4,13 g de carboidratos.

3. Gelatina de cereja da marca Royal

  • 1 gelatina pronta ou 120 g: 5,7 g de carboidratos.

4. Gelatina zero açúcares framboesa da marca Lowçucar

  • ¾ de xícara ou 120 g: 0 g de carboidratos.

5. Gelatina light frutas vermelhas da marca Dr. Oetker

  • 1 porção ou 120 g: 4,9 g de carboidratos.

6.  Gelatina pronta da marca Lebom

  • 100 g: 0 g de carboidratos.

7. Gelatina zero da marca Sol

  • 100 g: 0 g de carboidratos.

A gelatina tem proteína?

Sim, ela tem: em seu artigo publicado, a médica nutróloga Daniela Alves Hueb apresentou a gelatina como um produto rico em proteínas.

Por outro lado, a PhD em nutrição, Andréa Frias alertou que as quantidades de proteínas encontradas nas gelatinas comercializadas nos supermercados é bastante baixa.

Na listinha a seguir, a gente vai conhecer a quantidade de proteínas, em gramas, que diferentes tipos de gelatina podem carregar:

1. Sobremesa de gelatina (genérica)

  • 30 g: 0,4 g de proteínas;
  • 100 g: 1,22 g de proteínas;
  • 1 xícara: 2,93 g de proteínas.

2. Sobremesa de gelatina de dieta – adocicada com adoçante de baixas calorias (genérica)

  • 30 g: 0,11 g de proteínas;
  • 100 g: 0,34 g de proteínas;
  • 1 xícara: 0,82 g de proteínas.

3. Gelatina de cereja da marca Royal

  • 1 gelatina pronta ou 120 g: 1,4 g de proteínas.

4. Gelatina zero açúcares framboesa da marca Lowçucar

  • ¾ de xícara ou 120 g: 1,7 g de proteínas.

5. Gelatina light frutas vermelhas da marca Dr. Oetker

  • 1 porção ou 120 g: 1,3 g de proteínas.

6.  Gelatina pronta da marca Lebom

  • 100 g: 1,5 g de proteínas.

7. Gelatina zero da marca Sol

  • 100 g: 2,4 g de proteínas.

A gelatina tem lactose?

Agora que já vimos que a gelatina tem carboidrato e proteínas, será que o produto também possui a lactose, que é o açúcar do leite?

A gelatina faz parte da lista de produtos que não contêm a lactose na sua composição. Entretanto, é sempre recomendável sempre checar bem a embalagem do produto para conferir se ele realmente não tem ou não pode conter alguma quantidade de lactose.

Atenção

Como cada marca pode apresentar diferentes valores nutricionais, ao comprar a sua gelatina, cheque a informação nutricional do produto para saber quantos gramas de carboidratos e proteínas por porção ele apresenta.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já sabia que a gelatina tem carboidrato? Consome com frequência esse tipo de sobremesa na sua dieta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Gelatina Tem Carboidrato? E a Diet? Tipos, Variações e Dicas”

  1. Diferentemente das vendidas em mercados eu produzo uma gelatina artesanal sem qualquer tipo de corante, espessante ou aromatizante. E os benefícios dela são muito elogiados pelos meus usuários apesar de 90% dos especialistas afirmarem o contrário…vc tem um produto saudável e eficaz mas luta contra um marketing muito agressivo principalmente nas redes sociais dos laboratórios que produzem e ditam como as pessoas podem ficar maravilhosas de uma para outra com os produtos que eles vendem como num passe de mágica.

    Responder