Sua dor nas costas por ser culpa do estresse! Saiba como identificar!

publicado em

Quem nunca sentiu uma dor nas costas insuportável depois de um dia cheio no trabalho? Mas, sabia que ela pode ter uma relação com o estresse?

Algumas evidências sugerem que o estresse crônico pode levar à dor crônica e vice-versa. Para algumas pessoas, isso pode incluir a dor nas costas.

Segundo um estudo de 2021, o estresse crônico eventualmente gera uma disfunção no cortisol, assim como problemas com a resposta inflamatória do corpo. O cortisol e os problemas de inflamação podem resultar em estresse oxidativo, danos de radicais livres, envelhecimento ou lesão celular e degeneração de tecido – tudo isso pode levar à dor crônica.

Além disso, pesquisas também já apontaram que o estresse tem um efeito direto no processamento da dor.

Como se não bastasse, uma análise que contou com 8.473 pessoas indicou que o estresse severo estava associado a um aumento de 2,8 vezes no risco de ter dor lombar crônica, em comparação à população geral.

Para completar, um estudo feito com 77 investigadores de polícia apontou que o estresse estava significativamente associado à dor musculoesquelética superior. No entanto, esse estudo em particular não encontrou uma ligação entre o estresse e a dor lombar.

Mas, como o estresse e a dor nas costas estão conectados?

Estresse
Nem todo mundo suspeita que o estresse pode ser a causa da dor nas costas

No geral, o estresse pode estar ligado à dor nas costas de diversas maneiras. Por exemplo:

  Continua Depois da Publicidade  

Tensão muscular

O estresse pode fazer com que os músculos nas costas fiquem tensos, o que pode levar à rigidez e dor.

Má postura

Quando uma pessoa está estressada, os seus padrões de respiração mudam e os seus ombros se curvam, o que pode gerar tensão no meio e na parte superior das costas.

Sensibilidade à dor

O estresse pode deixar o corpo mais sensível à dor. Uma pesquisa apontou que eventos críticos da vida podem desencadear mudanças no sistema límbico e neurotransmissores relacionados, o que pode alterar os mecanismos inibidores da dor.

Inflamação

O estresse crônico pode levar à inflamação pelo corpo, inclusive nas costas, o que pode provocar dor.

Redução do fluxo sanguíneo

Durante momentos estressantes, os vasos sanguíneos de uma pessoa se constringem, diminuindo o fluxo sanguíneo aos músculos das costas e provocando dor.

Como identificar

A dor nas costas provocada pelo estresse varia de pessoa para pessoa e pode se manifestar de maneiras diferentes, dependendo de onde essa dor está localizada.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, pode ser difícil determinar se a dor nas costas foi causada especificamente pelo estresse ou por outro fator, até porque a dor nas costas pode ter uma série de causas diferentes. No entanto, alguns indícios podem ajudar a tirar essa dúvida.

Estresse físico e emocional

Estar passando por muito desgaste físico ou emocional, fruto de um trabalho exigente ou um relacionamento difícil, por exemplo, pode ser sinal que a dor nas costas experimentada no momento pode ter relação com o estresse.

Desenvolvimento gradual

Uma dor nas costas que se desenvolveu lentamente ao longo do tempo, ou seja, não surgiu repentinamente, pode ter sido provocada pela presença de uma tensão associada ao estresse nos músculos.

Ausência de outros sintomas

Se além da dor nas costas, não há outros sintomas como dormência, formigamento ou fraqueza e a dor não é severa, a sua causa pode ser o estresse.

Vai e volta

A dor nas costas associada ao estresse pode ir e vir, dependendo dos níveis de estresse de uma pessoa, enquanto a dor causada por uma lesão ou condição de saúde é provavelmente mais consistente.

Melhora com técnicas de controle do estresse

Se a dor nas costas melhora com atividades que ajudam a reduzir o estresse, como exercícios físicos ou respiração profunda, é possível que ela tenha relação com o estresse.

  Continua Depois da Publicidade  

Quanto tempo dura?

A duração da dor nas costas relacionada ao estresse pode depender de diversos fatores. Em alguns casos, ela pode passar dentro de alguns dias ou semanas, mas se o estresse que está por trás dela não for tratado, a dor pode persistir ou piorar ao longo do tempo.

Portanto, se você não tem conseguido lidar com o estresse por conta própria, procure a ajuda de um psicólogo. Da mesma forma, se a sua dor nas costas não passa ou melhora mesmo quando o seu estresse está sob controle, busque ajuda médica para descobrir a causa e tratar adequadamente o problema. As informações são do Healthline.

Fontes e referências adicionais

Você tem muita dor nas costas? Acha que ela pode ter relação com o estresse? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário