Como o cortisol faz você ganhar peso

Especialista da área:
atualizado em 25/01/2021

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais como parte do ciclo hormonal diário. Ele é uma substância muito importante para o organismo, quando seus níveis estão adequados, mas em excesso pode fazer você ganhar peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque o cortisol ajuda a regular a pressão sanguínea, a função cardiovascular e o metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras.

Ele é por vezes chamado de hormônio do estresse porque os níveis de cortisol aumentam em resposta ao estresse. Dessa maneira, o excesso de cortisol no organismo pode ser muito prejudicial à saúde e pode causar os seguintes danos:

  • Aumentar a vontade de comer doces e comidas gordurosas;
  • Elevar os níveis de açúcar no sangue;
  • Aumentar a pressão sanguínea;
  • Contribuir com o acúmulo de gordura abdominal;
  • Promover a perda de massa magra;
  • Aumentar o risco de diabetes.

Cortisol e o ganho de peso

O glicogênio é um polissacarídeo derivado da glicose, que fica armazenado em todas as células do corpo, mas especialmente no fígado e músculos, e é fonte de energia.

Quando os níveis de cortisol estão muito altos, o organismo transforma esse glicogênio em açúcar, que por sua vez, quando em excesso na corrente sanguínea, é armazenado como gordura, especialmente na região do abdômen, contribuindo assim para o ganho de peso.

Além disso, taxas altas desse hormônio também aumentam o apetite.

Cortisol e o estresse

mulher estressada
O cortisol é produzido em maior quantidade em situações de estresse

O estresse é um fator que aumenta liberação de cortisol, e quando o estresse é crônico pode haver uma grande estimulação a produção desse hormônio.

  Continua Depois da Publicidade  

Além do estresse, o nível de cortisol também pode aumentar por causa de problemas na glândula da hipófise, que controla a produção hormonal

Mas, como na maioria das vezes as taxas de cortisol aumentam por causa do estresse, o melhor modo de manter o nível adequado desse hormônio é reduzindo o estresse, algumas mudanças no seu estilo de vida ajudam a acalmar, como:

  • Praticar exercícios físicos;
  • Meditar;
  • Ter uma boa noite de sono;
  • Diminuir o consumo de cafeína;
  • Diminuir o consumo de álcool;
  • Consumir alimentos ricos em triptofano, como banana, pois esse aminoácido é a percussor de serotonina, substância ligada a sensação de bem estar.
Relaxar ajuda a controlar a produção de cortisol
Relaxar ajuda a controlar a produção de cortisol

Suplementos para controlar o cortisol

Existem suplementos que prometem reduzir o cortisol, no entanto, não há nenhuma evidência científica de que eles funcionam. Portanto, fique longe deles.

Conclusão

Em resumo, o cortisol é um hormônio importante e parte da resposta natural do corpo ao estresse.

Além disso, por mais que exista uma relação entre a alta de cortisol e o ganho peso, ele é só um dos fatores que contribuem para isso, e não a causa principal.

O excesso de calorias da comida e a falta de atividade física são as causas principais para o aumento da gordura corporal e o ganho peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você acredita que uma das razões para você ganhar peso pode estar sendo o aumento do hormônio cortisol, devido ao fato de estar muito estressado com o seu dia, no trabalho ou nas relações pessoais? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média 4,18)
Loading...

Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

8 comentários em “Como o cortisol faz você ganhar peso”

  1. acredito sim que os niveis de cortisol muito alto tenha comtribuido para que eu engordaçe muito passei por momentos de muita ansiedade nervosismo depresao muito extresse , mas o que posso fazer para abaixar o s niveis desse hormonio no meu corpo ?

    Responder
  2. tenho doença de cushing e qria muito emagrecer porem uso corticoide e os niveis de cortisol sao altos o que posso usar para diminuir e comecar a emagrecer?

    Responder
  3. Olá! Sim, eu acredito que o cortisol pode ter sido uma das razões para o meu peso ter aumentado no passado, em um período de muito estresse, ansiedade e insônia. Inclusive já havia lido algo sobre esse assunto em um outro site. O negócio é fugir do estresse, lembrando que tudo nessa vida é passageiro e que somos apenas “dust in the wind”…

    Responder
  4. Sofro de ansiedade e mesmo controlando minha alimentação e fazendo exercicio fisico engordo. em 2002 eu lutava para baixar meu peso de que variava entre 70 e 75, ja a partir de 2010 eu ja estava com 80 kg, hoje estou com 85 kg, tenho 61 anos e hipotiroidismo controlada pois tomo puran t4, e controlo por exame de sangue. só pode ser a ansiedade que me faz engordar e ter compulsão as vezes. esse peso me faz muito mal, sou uma pessoa ativa, sempre gostei de atividade fisica. o que fazer

    Responder
    • Eu tenho 45 anos já tive varias depressoes e não posso ficar sem uso da medicação tomo remédios super fortes que causam até anorexia não como direito não consigo mais voltar meu peso não como açúcar por causa da depressao e antidepressivos e tenho uma alimentação super regrada , acredito que seja ou aumento excessivo de cortisol ou estou entrando na menopausa ! Estou muito desanimada faço exercícios aeróbicos de alto impacto fiz exames de sangue e tudo ok ! Difícil ! Desanimador !

      Responder
  5. Gostaria de receber mais informações sobre o CORTISOL em nosso corpo e como fazer para perder o peso que este hormônio acrescenta ao nosso corpo

    Responder