Quando tomar banho depois de treinar, segundo a ciência

publicado em

Independente do tipo de exercício físico que você pratique, há um companheiro inseparável que certamente costuma surgir nos seus treinos: o suor. Mas, vamos combinar que, embora seja parte do processo, sentir-se suado é um tanto quanto incômodo, não é mesmo?

Assim, após terminar o treino, muitas pessoas não veem a hora de correr para o chuveiro e tomar um bom banho para se livrar do suor, se refrescar e relaxar. Mas, você já parou para pensar se existe um momento ideal para tomar banho depois de treinar?

Pois saiba que sair do treino e partir imediatamente para o chuveiro não é exatamente aconselhável. Vamos entender os motivos!

A temperatura corporal

Banho pós-treino
Recomenda-se esperar alguns minutos antes de tomar banho após o treino

Quando você faz um exercício, a sua temperatura corporal aumenta e é justamente por isso que o ideal é esperar um tempo para que o corpo se estabilize antes de correr para o chuveiro.

O ponto é que logo após o exercício, o corpo ainda não terá terminado de esfriar. Assim, ao ter contato com a água imediatamente após o treino, é provável que você continue a suar mesmo depois de já ter tomado banho.

Então, quanto tempo esperar para poder tomar banho depois do treino? O tempo ideal entre o final do treino e o banho é de aproximadamente 20 minutos, conforme afirmou a especialista em performance humana Karly Mendez.

A recomendação é recuperar o ritmo cardíaco antes de se colocar embaixo da água para tomar banho. Outro conselho é esperar até que você tenha parado de suar em abundância para ir ao chuveiro, justamente para não correr o risco de ainda estar quente e suado mesmo depois de ter tomado banho.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso varia de pessoa para pessoa, porém na maioria dos casos, leva de cinco a 30 minutos, dependendo da intensidade do exercício. Assim, a janela de 20 minutos acaba sendo a recomendada pelos especialistas.

Cuidado com a roupa suada

Entretanto, não é uma boa ideia esperar dar o tempo de tomar banho vestido com a roupa suada do treino. Isso porque pode haver um risco de infecção decorrente do acúmulo de suor e bactéria.

Assim, a recomendação é tirar a roupa suada, colocar uma roupa fresca até dar a hora do banho e sempre lavar tudo o que você utilizou nos exercícios, inclusive limpar os seus acessórios e equipamentos, depois de cada uso.

A temperatura da água

No entanto, e quanto à temperatura da água? Qual seria a melhor opção? O ideal é tomar banho com água fria ou água quente? Bem, a água quente pode parecer mais confortável, porém a água fria é mais indicada.

Um conselho e, ao mesmo tempo, uma prática comum é tomar banho com água fria depois de treinar, pois acredita-se que isso ajuda a diminuir a inflamação dos músculos, traz um alívio à dor decorrente de eventuais lesões e contribui com o processo de recuperação. 

Mas, vale registrar que também é importante seguir todas as recomendações de resfriamento e alongamento pós-treino do seu instrutor físico antes de colocar o corpo debaixo do chuveiro. As informações são do NIUS Diario e do Stylist UK.

  Continua Depois da Publicidade  

Aproveite que está por aqui e fique por dentro da nova forma de tomar banho que está chamando a atenção no TikTok.

Quanto tempo você espera após o término do seu treino para tomar banho? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário