Fisiculturista estoura músculo do peitoral durante treino

Especialista da área:
atualizado em 29/03/2021

Você já ouviu alguém falar que ia treinar peito ou outra área do corpo até explodir? Pois é, mas isso literalmente aconteceu com o fisiculturista britânico Ryan Crowley. Ele estourou a musculatura do peitoral enquanto fazia o exercício supino.

  Continua Depois da Publicidade  

Crowley se lesionou enquanto treinava em uma academia em Dubai. A imagem que mostra o momento exato da lesão surgiu em 20 de março no perfil de outro fisiculturista, Larry Wheels, no Instagram.

O britânico que se machucou precisou fazer uma cirurgia, que foi um sucesso, segundo postagem de 21 de março do Instagram de Wheels.

O que pode ter causado a lesão?

Fisiculturista Ryan
Ryan após a cirurgia – Imagem: Reprodução Instagram

Conforme o ortopedista Alexandre Stivanin, o fisiculturista provavelmente sofreu uma distensão ou estiramento muscular. Esse tipo de lesão envolve o rompimento parcial ou total das fibras de um músculo e, em alguns casos, pode atingir o tendão.

Uma lesão como essa ocorre quando, para executar um movimento, a pessoa exige do músculo além do limite da resistência de suas fibras musculares, explicou o médico. Ele também é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot).

Geralmente, isso acontece por conta de um excesso de carga em um exercício e/ou devido ao músculo estar fadigado após ter sido exigido em diversas atividades em sequência sem recuperação suficiente.

Quando a lesão também atinge o tendão, é necessário tratar com uma cirurgia. O tempo de recuperação da cirurgia é de seis a oito semanas e o paciente ainda precisa de fisioterapia para reabilitar sua função muscular, esclareceu o ortopedista.

  Continua Depois da Publicidade  

Comum em atletas amadores

Não é porque a lesão ocorreu com um fisiculturista que ela atinge somente atletas profissionais. Pelo contrário, ela também atinge amadores, especialmente os “atletas de fim de semana”.

De acordo com Stivanin, quem se exercita apenas no fim de semana não tem uma musculatura bem preparada. Então, ao exigir demais dos músculos durante uma atividade no sábado ou domingo, como futebol ou corrida, corre o risco de sofrer um estiramento.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é praticar exercícios físicos com frequência, de quatro a cinco vezes por semana. Mas esses exercícios não devem ultrapassar os limites do que é seguro para o corpo da pessoa.

Além disso, é importante fazer um trabalho de fortalecimento muscular com a orientação de um educador físico.

O ortopedista destacou ainda que é preciso seguir um programa de treino com bom planejamento da modalidade que se escolheu, seja ela musculação, futebol, corrida ou outra atividade.

O médico explicou que deve haver um aumento gradual (aos poucos) da força e resistência muscular no treino, sem usar cargas que ultrapassam os limites do corpo de cada um.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao mesmo tempo, é necessário que haja um período adequado de descanso para que as fibras musculares possam se recuperar e se desenvolver, advertiu o membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot).

Algo que também vai ajudar quem treina peitoral é conhecer alguns dos maiores erros do treino de peito e como evitá-los.

Vídeo da especialista

Está na luta para construir massa muscular? Então, além de ter cuidado para não exagerar e se lesionar, conheça os erros que atrapalham o ganho de músculos, com o vídeo da nossa nutricionista:

Você já se machucou fazendo exercícios? Conte como foi nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Equipe MundoBoaForma
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário