8 possibilidades de tratamento para artrose (osteoartrite)

publicado em

A artrose, ou osteoartrite, é uma doença que afeta as articulações de forma progressiva. Seu tratamento consiste em reduzir os sintomas, manter a mobilidade da articulação afetada e evitar a progressão da inflamação. 

Alguns medicamentos podem ser usados para aliviar a dor e inflamação, como os analgésicos, ou anti-inflamatórios esteroides e não esteroides. Além dos remédios, as terapias ocupacionais, fisioterapia, termoterapias e eletroterapias são essenciais para aliviar os sintomas da artrose.  

Possíveis complicações dessa doença, quando não é tratada, pode incluir deformação osteoarticular, lesões e doenças resultantes do sedentarismo por falta de mobilidade.

O que é artrose e quais são os sintomas?

A artrose é uma doença degenerativa que afeta as articulações. Ela também é conhecida como osteoartrite, sendo o tipo mais comum de artrite. 

Possíveis causas incluem o envelhecimento, uso excessivo da articulação, lesão articular, fraqueza muscular, anormalidades musculoesqueléticos e obesidade.

Essa doença causa uma inflamação progressiva nas articulações, podendo resultar em lesões e deformação articular, alterações ósseas e lesão nos tendões e ligamentos. Portanto, os sintomas envolvem inchaço, dor intensa e deformação nas articulações atingidas pela artrose.

Saiba mais sobre o tema em: Artrose: o que é, tipos, sintomas, causas e tratamento.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Termoterapia 

A termoterapia inclui tratamentos quentes e frios, que têm como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação gerada pela artrose. Esses tratamentos incluem banhos e compressas frias e quentes na articulação afetada.

2. Fisioterapia e terapia ocupacional

Fisioterapia
A fisioterapia pode ser útil para prevenir dores e evitar a inflamação

Ter acompanhamento com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais pode ser útil para realizar exercícios que melhoram a flexibilidade das articulações, evitando a rigidez e deformação. O acompanhamento por esses profissionais também é fundamental para prevenir crises de dor e evitar a progressão da inflamação na articulação.

Exercícios leves feitos por conta própria, como caminhar ou nadar, também são muito importantes na prevenção da doença, promoção de maior resistência articular e alívio dos sintomas.

Além disso, o terapeuta ocupacional será importante para que atividades cotidianas (escovar os dentes, girar maçanetas, abrir garrafas, entre outras) continuem sendo realizadas, sem muito estresse articular que provoque dor em pessoas com artrose, principalmente, nas mãos. 

Leia também: Exercícios para artrose no joelho.

3. Anti-inflamatórios não esteroides

Geralmente, o primeiro medicamento indicado pelo médico para alívio da dor é um analgésico simples, como o paracetamol. No entanto, quando os analgésicos não são eficazes contra a dor da artrose, os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são indicados. 

  Continua Depois da Publicidade  

Os AINEs estão disponíveis em comprimidos e, também, como cremes para uso tópico, que podem ser aplicados diretamente sobre a região dolorosa da articulação. Para além de promover alívio da dor, eles ajudam a reduzir a inflamação e o inchaço das articulações afetadas pela osteoartrite.

Devem ser prescritos com cuidado para quem possui histórico de derrames, ataque cardíaco, asma, angina e úlcera no estômago. É recomendado o uso sempre conforme a prescrição médica.  

4. Anti-inflamatórios esteroides

Os anti-inflamatórios esteroides, que incluem os corticoides, são indicados quando os demais tratamentos não são suficientes para aliviar os sintomas. Esse medicamento pode apresentar diversos efeitos colaterais, portanto, deve ser utilizado com supervisão médica. 

Normalmente, os esteroides são administrados via injetável, diretamente na articulação afetada. Sua ação e o alívio da dor ocorre de forma imediata e pode durar semanas ou meses. 

5. Creme de capsaicina

A capsaicina é uma substância derivada da pimenta, com propriedades analgésicas no tratamento de artrose. Ela pode ser indicada quando o paracetamol e os AINEs tópicos não apresentam eficácia contra a dor. 

O creme de capsaicina não deve ser aplicado em áreas da pele sensíveis ou perto da boca, olhos e nariz. Nas primeiras aplicações, é natural que você sinta um ardor na pele, mas esse efeito diminui com a frequência de uso. 

  Continua Depois da Publicidade  

6. Eletroterapia

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é o tipo de eletroterapia mais utilizada para alívio da dor em casos de artrite. É uma corrente de baixa tensão, por isso, é minimamente invasiva e produz analgesia a curto prazo em pessoas com artrose no quadril ou joelho. 

Um fisioterapeuta deve analisar quantas sessões serão necessárias e qual será a duração recomendada para a eletroterapia ser eficaz no combate dos sintomas.

7. Dispositivos assistivos

Os dispositivos assistivos, ou dispositivos de suporte, ajudam a imobilizar e reduzir o estresse na articulação afetada pela artrose. Logo, eles reduzem o risco de lesões e deformações, já que estabilizam a articulação.

Geralmente, esses dispositivos são confeccionados e planejados de forma individual, segundo as recomendações de um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. Eles incluem bengalas, andadores, elevadores ou palmilhas especiais para evitar o choque em articulações do quadril ou pernas ao andar. 

8. Cirurgia

Cirurgia para artrose
Pode ser necessário, em último caso, realizar uma cirurgia

Quando os tratamentos anteriores não forem suficientes para conter a progressão de danos da artrose, a cirurgia pode ser indicada. Essa opção é mais recomendada para casos avançados.

A cirurgia pode ser realizada para alinhamento dos ossos após uma deformação articular gerada pelo avanço da artrose, ou poderá substituir a articulação danificada por próteses articulares (artroplastia). 

As próteses articulares, normalmente, são confeccionadas por peças metálicas e plásticas, formando uma articulação superficial. Alguns riscos cirúrgicos devem ser avaliados, como a formação de coágulos sanguíneos e infecções, após a implantação da prótese. Posteriormente, as articulações superficiais podem ser desgastadas ou soltas, portanto, precisarão ser substituídas, aproximadamente, a cada 20 anos. 

Outro tipo de cirurgia que pode ser indicada é a artrodese, onde é feita uma fusão articular. Na artrodese, o cirurgião junta de modo permanente a articulação, o que solucionará os sintomas, entretanto, deixará a articulação rígida e imóvel.

Ainda, diversos outros tipos de cirurgias podem ser recomendadas de acordo com a condição do paciente e da doença. Consulte o seu médico para saber quais são as possibilidades de tratamento para o seu caso.

Possíveis complicações da artrose

As possíveis complicações de saúde que essa doença pode gerar envolvem um maior risco de quedas, lesões e deformações osteoarticulares. Além disso, a falta de tratamento favorece a obesidade e desenvolvimento de doenças cardíacas e metabólicas, já que muitos pacientes reduzem a frequência de exercícios físicos.

Fontes e referências adicionais

Você já precisou passar por algum tipo de tratamento para artrose? Obteve bons resultados? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário