Luis Suárez está com artrose no joelho: quais são os sintomas?

atualizado em

A artrose ocupou espaço na mídia esportiva após ser noticiado que o jogador uruguaio Luis Suárez apresenta a condição no joelho direito, o que o teria levado a informar o seu time, o Grêmio, com quem possui contrato até dezembro de 2024, que poderá antecipar a sua aposentadoria. 

Segundo o UOL Esporte, por conta disso, Suárez recebe tratamento especial no clube gaúcho, e foi preservado de partidas realizadas em gramados sintéticos. Ele, que sente dores insuportáveis, tem passado por procedimentos frequentes para estar em campo.

O que é artrose?

Luis Suárez comemorando gol no Grêmio
Imagem: Reprodução Instagram/@luissuarez9

A osteoartrite, também conhecida como artrose, causa dores e/ou rigidez em várias articulações do corpo, sendo mais comum nos seguintes locais: 

Sentir dor ao realizar tarefas diárias e se movimentar faz parte da rotina de quem convive com a doença. Essa condição médica é degenerativa e tende a se agravar com o passar do tempo. Em outras palavras, conforme os anos passam, há um aumento do desgaste nas articulações. 

Isso ocorre porque a cartilagem, um tecido emborrachado que recobre as extremidades ósseas e protege as articulações, se desgasta, ocasionando um atrito entre os ossos, o que pode causar inflamações locais e dores constantes.

Para diagnosticar a doença e determinar o seu estágio, que pode ser leve ou grave, é realizado um histórico clínico do paciente (anamnese) e exames físicos e de imagem, como radiografias e tomografias.

Fatores de risco e sintomas da artrose

A idade é o principal fator de risco para a artrose. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que cerca de 9,6% dos homens e 18% das mulheres acima dos 60 anos sejam afetados por essa condição. 

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, há outras circunstâncias que aumentam a probabilidade de desenvolver a doença, como lesões que causam trauma nas articulações e/ou cartilagens, movimentos repetitivos, excesso de peso, doenças congênitas e histórico familiar.

Além da dor e do inchaço, outros sintomas incluem:

  • Rigidez matinal e instabilidade articular, que podem resultar em quedas.
  • Redução da amplitude de movimento (a rigidez dificulta a locomoção).
  • É comum que pessoas que sofrem com osteoartrite nos joelhos, quadris ou coluna sintam um dor mais intensa no final do dia ou tenham desconforto para subir escadas, levantar de assentos ou caminhar.
  • Já para aqueles que sofrem com a doença na região das mãos, uma dor articular é experimentada após trabalhos manuais e pode haver comprometimento da base do polegar.
  • Deformidade óssea, em casos mais graves.
  • Estalos nos joelhos e quadris, em alguns casos.

A osteoartrite é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. É um problema progressivo e a intensidade dos sintomas varia de acordo com o estágio da doença, sendo mais comum a dor nas articulações intensificar-se com os movimentos.

Tratamento da artrose

O tratamento tem como objetivo reduzir a dor e aumentar a capacidade do paciente de realizar as suas atividades do dia a dia. Ele pode variar de acordo com o diagnóstico, mas geralmente inclui o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios. 

Em alguns casos, também pode ser indicada a fisioterapia para corrigir déficits de alongamento e desequilíbrios musculares.

Já em condições mais graves, os médicos podem recomendar procedimentos cirúrgicos, como as infiltrações intra-articulares, em que medicamentos são injetados entre as articulações comprometidas, para proporcionar alívio dar dor e melhoria da mobilidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Outra opção é a substituição total da articulação danificada por uma prótese articular, que ocorre através de uma técnica mais invasiva. As informações são do VivaBem UOL.

Você já sabia que o jogador Luis Suárez sofre de artrose? Já conhecia a condição? Quais dos sintomas mais chamaram a sua atenção? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário