O que é escoliose, como ocorre o diagnóstico e possíveis tratamentos

atualizado em

A escoliose é uma curvatura lateral anormal da coluna vertebral, para um dos lados do tronco, provocada pela rotação das vértebras, que são os ossos que compõem a coluna vertebral. Essa deformidade na coluna é visível quando se olha a pessoa de costas, em que se observa uma curvatura semelhante à letra C ou à letra S, quando duas curvaturas são visíveis. 

Esse tipo de curvatura é diferente das curvaturas fisiológicas, ou seja, quando os desvios fazem parte da curvatura natural da coluna vertebral. Este é o caso da cifose, uma curvatura nas costas, do tipo corcunda, que é possível de ser observada, olhando a pessoa de perfil. Também é o caso da lordose, na qual a lombar é curvada para dentro, logo acima das nádegas. 

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a escoliose não ocorre devido a má postura, estando relacionada a uma deformidade estrutural óssea, na maioria dos casos congênita, e mais raramente de surgimento adquirido. Na verdade, a escoliose é que pode ser a causa de má postura, pois ela altera toda a estrutura do corpo. 

Classificação da escoliose

A escoliose é mais comum em crianças em fase de crescimento e em uma forma leve e com poucos sintomas.

Algumas pessoas podem ter formas mais graves da escoliose, apresentando uma curvatura mais acentuada na coluna vertebral, o que pode provocar maiores dores, ou até mesmo incapacitar alguns movimentos.

Não é incomum que a escoliose seja perceptível ao olho humano, além da presença da curvatura em C ou em S na coluna, outras maneiras que ela pode ser observada são:

  • A partir do desnivelamento dos ombros e do quadril, com um lado sendo aparentemente mais elevado em relação ao outro.
  • No tamanho dos membros inferiores, com uma das pernas podendo ser visivelmente mais curta do que a outra.
  • Na aparência das costelas e escápulas salientes em um dos lados do tórax.
  • Mamilos aparentemente assimétricos, com um deles sendo mais elevado em relação ao outro.

Nos casos de escoliose congênita, a deformidade na coluna surge durante a gestação ou do nascimento, a partir da má formação das cartilagens de crescimento, ou da fusão das costelas (arcos costais).

  Continua Depois da Publicidade  

Já nos casos adquiridos, a escoliose pode ser decorrente de alguns distúrbios neuromusculares ou após casos de paralisia cerebral.

A escoliose é considerada uma doença para a qual não existe cura, porém, há alguns diferentes tipos de tratamento que podem ajudar o paciente a reduzir as dores e a não evoluir o quadro da curvatura.

Como ocorre o diagnóstico de escoliose

Diagnóstico de escoliose
Exames de raio-X, entre outros, são solicitados para o diagnóstico da escoliose

O diagnóstico da escoliose ocorre a partir de exames clínicos. É importante buscar por um médico ortopedista, que realizará os devidos exames.

Inicialmente, o diagnóstico parte de observações do médico em relação à coluna e estrutura corporal do paciente. Observando a ocorrência de desvios na coluna ou de assimetrias em diferentes regiões do corpo.

Uma avaliação muito utilizada, principalmente em casos de crianças e adolescentes, é o teste de Adams. Neste teste, o paciente deve se curvar para frente mantendo os joelhos esticados, os pés juntos e as mãos pendentes. Este movimento deixa mais visível a curvatura da coluna, tornando a escoliose mais fácil de ser identificada por parte do médico.

Não apenas análises observacionais a olho nu são feitas para determinar a existência da escoliose, mas também é muito provável que o médico responsável pelo caso peça por exames de imagem como raios-x, para confirmar o diagnóstico.

  Continua Depois da Publicidade  

Em alguns casos mais específicos, podem ser necessários exames de imagens mais elaborados, como são os casos das tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas, estabelecendo um diagnóstico de caráter definitivo ao caso.

Possíveis tratamentos para escoliose

Escoliose
Entre outras opções, a fisioterapia e o RPG podem ajudar no tratamento

O tratamento da escoliose varia muito dependendo das peculiaridades de cada caso, havendo abordagens mais e menos conservadoras, assim como há casos mais graves e de maiores sintomas do que outros.

Em geral, alguns tratamentos recorrentes para a escoliose são:

  • Fisioterapia: é muito comum que o tratamento inclua sessões de fisioterapia, como a RPG – Reeducação Postural Globalizada, estimulação elétrica dos músculos e técnicas de alongamento e fortalecimento da musculatura, o que pode auxiliar muito em casos de dores e incômodos causados pela curvatura da coluna.
  • Órteses: as órteses são peças e aparelhos de correção ou complementação de diferentes membros do corpo, em alguns casos de escoliose pode ser necessário o uso de algumas peças, como palmilhas e coletes ortopédicos.
  • Medicamentos de via oral com ação analgésica e anti-inflamatória: a abordagem medicamentosa pode ser realizada juntamente ou não de outros tratamentos. Normalmente, o uso de medicamentos para a escoliose inclui remédios como o paracetamol, de ação analgésica, e o ibuprofeno, de ação anti-inflamatória.
  • Injeções na coluna: em casos que a escoliose pressiona nervos internos ou ao redor da coluna, podem ser indicadas injeções de esteróides ou anestésicos para auxílio das dores. Esta abordagem, assim como os medicamentos de via oral, costuma ser associada a outros métodos.
  • Cirurgia de estabilização da coluna vertebral: a intervenção cirúrgica costuma ser sugerida apenas em casos de escoliose em pessoas já adultas, e mesmo assim em casos muito específicos.

Caso não seja tratada, é possível que a escoliose evolua e aumente as dores e incômodos ocasionados por ela, podendo chegar inclusive a causar outras complicações, como hérnias de disco e espondilolistese, quando uma vértebra da coluna escorrega para frente ou para trás, pressionando estruturas importantes e podendo causar fortes dores.

Fontes e referências adicionais

Você já sabia o que é escoliose? Já foi diagnosticado com essa condição? Como foi o tratamento recomendado pelos médicos? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário