Cifose – O que é, sintomas, exercícios e tratamento

publicado em

Fique sabendo o que é a cifose, quais são os tipos, os sintomas e aprenda sobre o tratamento e os exercícios que podem contribuir com a melhoria da postura.

A curvatura excessiva das vértebras da parte superior da coluna pode deixar uma pessoa corcunda e com muitas dores. Aliás, isso pode fazer com ela tenha que usar remédios para dor na coluna.

Quando grave ou ignorada, a cifose (ou hipercifose) pode evoluir e causar complicações de saúde. Além disso, condições como a cifose e a escoliose afetam a aparência e a qualidade de vida.

Felizmente, existem exercícios para fortalecer a coluna que podem ajudar no tratamento e prevenir esse tipo de problema. Conheça então alguns deles e saiba outras maneiras de tratar a cifose.

Cifose – O que é

A nossa coluna tem 4 curvaturas normais. A saber, são elas: a lordose cervical, a cifose torácica, a lordose lombar e a cifose sacral.

Sendo assim, a cifose não é uma doença, mas sim uma condição caracterizada pela curvatura excessiva da coluna vertebral.

Além da má postura, outras causas de cifose podem ser:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Fraqueza muscular;
  • Artrite;
  • Osteoporose;
  • Lesão na coluna;
  • Hérnia de disco;
  • Escoliose;
  • Doença de Scheuermann;
  • Envelhecimento natural;
  • Distrofia muscular.

Tipos

Os principais tipos de cifose são:

Cifose postural

dorso-curvo

O tipo mais comum de cifose é o que ocorre por causa da má postura. Ela é bastante comum em adolescentes e jovens adultos e pode fazer com que a coluna e os músculos ao redor adotem uma posição anormal.

Cifose congênita

Apesar de rara, a cifose pode acontecer no início da vida. A cifose congênita é aquela em que a coluna não se desenvolve como deveria ainda no útero da mãe.

Cifose de Scheuermann

Por fim, essa é uma curvatura um pouco mais grave do que a cifose postural que geralmente se desenvolve durante a adolescência.

Sintomas

mulher com dor nas costas

Dificilmente a cifose causa sintomas perceptíveis, mas podem surgir: 

  • Dor nas costas;
  • Fadiga;
  • Rigidez da coluna;
  • Má postura;
  • Dificuldade para respirar;
  • Mobilidade física ou flexibilidade reduzida. 

Além de ficar com má postura, o desvio na coluna pode trazer problemas como dores crônicas e artrite.

  Continua Depois da Publicidade  

Tratamento

A abordagem terapêutica depende do grau de curvatura da coluna, mas o objetivo do tratamento é sempre o mesmo: reduzir o desconforto e melhorar a postura a fim de evitar ainda mais danos à coluna.

Exercícios

Aliás, mesmo pessoas com graus leves de cifose podem se beneficiar da prática regular de exercícios físicos. 

Apesar de existirem vários vídeos ensinando a fazer os exercícios, toda e qualquer atividade física que envolva a coluna deve ser recomendada por um profissional.

Algumas técnicas de fisioterapia que trazem bons resultados incluem o RPG (Reeducação Postural Globalizada), os exercícios de alongamento, o fortalecimento muscular e a estimulação elétrica, por exemplo.

Por fim, outras práticas que fazem bem para a coluna e podem auxiliar em casos de cifose são a natação e o pilates. Confira também quais são os benefícios do pilates para a coluna

Exemplos de exercícios para cifose

Exercício 1:

  Continua Depois da Publicidade  

Comece deitado no chão de barriga para cima com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Logo após se deitar, estique os braços ao lado do corpo formando um “T” para ter mais equilíbrio. 

Em seguida, mova apenas os joelhos para o lado até sentir uma leve tensão nas costas. Por fim, volte à posição inicial e repita o movimento para o outro lado. 

Faça o exercício pelo menos 5 vezes para cada lado. 

Exercício 2:

Inicie da mesma maneira que no exercício anterior deitado de costas no chão com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão.

Lentamente, arqueie as costas mantendo as nádegas e a parte superior das costas no chão. Essa posição é a inclinação pélvica. Em seguida, segure a posição por alguns segundos e retorne lentamente para a posição inicial. 

Repita 5 vezes.

Exercício 3:

Ainda deitado de barriga para cima, levante um dos joelhos em direção ao peito o máximo que puder. Para isso, use as mãos para puxar gentilmente os joelhos o mais perto do peito que você conseguir. Mantenha a posição por alguns segundo e solte lentamente.

Por fim, faça o mesmo movimento com o outro joelho e repita 5 vezes para cada perna.

Aliás, não deixe de conferir os melhores alongamento para a coluna.

Estratégias complementares

Há ainda tratamentos complementares, como por exemplo:

Acessórios ortopédicos

O uso de órteses, palmilhas ou coletes ortopédicos pode ser necessário para retardar a progressão da curvatura e corrigir a posição de ossos e articulações.

Geralmente, quem usa esses acessórios são as crianças ou adolescentes em fase de crescimento ósseo com cifose postural ou doença de Scheuermann.

Remédios

Os anti-inflamatórios não esteroides, os analgésicos e os relaxantes musculares podem aliviar o desconforto.

Alguns sintomas da cifose grave podem ser aliviados com remédios que tratam a osteoporose, porque fortalecem os ossos do corpo e evitam as fraturas ósseas.

Perda de peso

Em alguns casos, emagrecer pode ser necessário para aliviar a pressão sobre a coluna.

Tanto os exercícios físicos quanto uma dieta equilibrada são importantes a fim de uma perda de peso saudável e significativa.

Dieta

Garantir o banho de sol e o consumo de alimentos ricos em vitamina D é fundamental para ossos saudáveis.

Além disso, ficar longe de hábitos nocivos como o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas, por exemplo, também colabora muito com a saúde óssea.

Cirurgia

Casos muito graves podem causar problemas cardiorrespiratórios e nos nervos. Portanto, em situações como essa, o tratamento cirúrgico pode ser a opção mais eficaz.

Em cirurgias como essa, parafusos e hastes são usados para dar suporte à coluna.

Ainda que você não tenha cifose, a atividade física frequente é essencial para fortalecer os músculos e outras estruturas das costas e do resto do corpo.

Por fim, quanto mais cedo a cifose for tratada (ou prevenida), melhor será para a sua postura e para a sua saúde a longo prazo. 

Fontes e Referências Adicionais

Você cuida da sua postura? Acredita que tem alguma curvatura anormal na coluna? Então, comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário