Extensão de quadril com perna dobrada e apoio da barra – Como fazer e erros comuns

atualizado em

A extensão de quadril com perna dobrada e apoio da barra é um exercício que fortalece a região dos quadris.

O movimento de extensão do quadril é fundamental para ficar em pé, caminhar, correr, nadar, chutar uma bola e subir e descer escadas, por exemplo. Assim, fortalecer as articulações dos quadris ajuda na mobilidade diária, melhora o rendimento em esportes e ainda previne lesões.

O exercício de extensão de quadril envolve músculos inferiores como os isquiotibiais (parte de trás da coxa) e os glúteos. Além deles, há também a ativação do quadríceps (parte da frente da coxa) e do core, que precisa estar firme para manter o equilíbrio e para deixar a coluna em posição neutra.

Veja também 10 exercícios para fortalecer os quadris para adicionar no seu treino.

Como fazer extensão de quadril com perna dobrada

extensão de quadril com perna dobrada e apoio da barra

Fique em pé com a coluna reta e coloque a barra na vertical à sua frente para apoiar suas mãos.

Mantenha as pernas afastadas na mesma largura dos ombros. Então, dobre uma delas flexionando o joelho a 90 graus. Contraia o abdômen antes de começar o movimento para proteger as suas costas.

Agora, eleve a perna dobrada para trás, mantendo o joelho flexionado e os glúteos contraídos. É importante manter a outra perna bem firme no chão. Você deve sentir os glúteos e os isquiotibiais alongando durante o movimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, retorne à posição inicial sem encostar o pé no chão. Quando terminar sua série, troque de perna e repita o exercício.

Uma sugestão é começar com 3 séries de 10 repetições para cada perna. Assim que se sentir confortável, você pode aumentar para 15 ou 20 repetições.

A extensão de quadril também pode ser feita com a perna esticada. Mas nesse caso, o foco do exercício será o desenvolvimento dos isquiotibiais e não dos glúteos.

Caso queira experimentar outro exercício para estender os quadris, veja como fazer o coice no cabo.

Erros comuns

Dor lombar
Alguns erros no movimento podem provocar dores e lesões

Conheça os principais erros cometidos durante a execução deste exercício para os quadris.

Apenas balançar a perna sem contrair os glúteos

Este exercício não conta com o uso de carga. Por isso, a perna pode parecer leve demais e se você não se concentrar no movimento pode ser que sua perna apenas balance para a frente e para trás.

  Continua Depois da Publicidade  

Para evitar esse erro, é fundamental contrair os glúteos e fazer um movimento lento e controlado.

Não estender o quadril o bastante

Para aproveitar bem o exercício, é importante movimentar a perna para trás até a amplitude máxima que você conseguir. Isso aumenta a tensão muscular local e faz os seus músculos trabalharem mais, o que é ótimo para os seus resultados.

Fazer movimentos muito rápidos

Além de diminuir a eficácia do exercício, movimentar a perna muito rápido diminui o tempo que os músculos ficam tensionados. Outro problema é que você pode aumentar o risco de lesões, principalmente por causa de desequilíbrios ou quedas.

Ainda que a barra esteja à sua frente para dar suporte e equilíbrio, ela está “solta” e isso representa um risco de acidente. Sendo assim, preste atenção e se concentre em manter a barra firme no chão, e faça a extensão de quadril sem pressa.

Fontes e referências adicionais

Você já fez esse exercício apoiando o corpo em uma barra? O que achou dele? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário