Dor no meio das costas (coluna torácica): 7 possíveis causas e o que fazer

publicado em

A dor no meio das costas ocorre na chamada coluna torácica, constituída de doze vértebras, que são os ossos que compõem a nossa coluna. Essa porção da coluna suporta o peso do tórax, e as suas vértebras estão ligadas às costelas, por isso é a parte mais rígida da coluna.  

Os problemas que normalmente afetam a coluna torácica são má postura, contraturas musculares, hérnia de disco, osteoartrite e fratura das vértebras. 

Dores e desconfortos nessa região também podem ter origem em órgãos próximos e não, necessariamente, no sistema musculoesquelético, podendo ser reflexo, por exemplo, de problemas estomacais, renais e pulmonares. 

Casos mais simples de dor no meio das costas, como as que são causadas pela má postura, podem ser resolvidas com alguns ajustes na ergonomia, que é basicamente a forma como você se senta e se posiciona frente aos seus equipamentos de trabalho. 

Se mesmo com esse cuidado postural as dores persistirem, é recomendado que você procure um clínico geral que faça uma avaliação do caso e te encaminhe para o especialista mais adequado. 

Veja quais são as possíveis causas de dor no meio das costas e o que fazer em cada situação.

Má postura

A má postura é uma causa muito comum de dor no meio das costas, especialmente em pessoas que passam várias horas do dia sentadas em frente ao computador. Crianças e adolescentes também podem ser afetados pela dor originada da má postura, ao carregar muito peso em suas mochilas.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando uma pessoa passa muito tempo com uma postura inadequada, sua coluna torácica fica arredondada, o que aumenta a pressão e, consequentemente, sobrecarrega os músculos e ligamentos dessa região. 

Além da dor no meio das costas, o arredondamento da coluna torácica pela má postura pode levar à flacidez dos músculos abdominais, que avançam e deixam a barriga protuberante.

Em idosos que sofrem com osteoporose, a má postura na região da coluna cervical pode levar à hipercifose (corcunda), quando o arredondamento da coluna ultrapassa o nível natural, que constitui a cifose. 

O que fazer

Ao sentar-se, preste atenção se a sua coluna está ereta, os ombros para baixo (e não para frente ou contraídos) e os dois pés apoiados no chão. Evite deixar as pernas cruzadas, pois isso prejudica a circulação sanguínea nas pernas, contribuindo para o inchaço e formação de varizes. Além disso, evite passar muitas horas seguidas sentada(o), tente levantar-se, pelo menos, a cada 2 horas. 

Enquanto estiver em pé, preste atenção se os músculos do seu abdômen estão devidamente contraídos e o peito ligeiramente estufado. Na má postura, o abdômen fica relaxado e os ombros caídos, deixando o peito para dentro e a coluna torácica arredondada. 

Contratura muscular

Dor muscular
Esforços como o carregamento de peso podem provocar esse tipo de lesão nas costas

A dor na coluna torácica, que muitas vezes é até confundida com a dor do infarto, é aquela originada de lesões ou inflamações musculares nos músculos peitorais. 

  Continua Depois da Publicidade  

Essas lesões podem ocorrer em pessoas que praticam algum tipo de atividade física que envolve o carregamento de peso, ou mesmo durante atividades domésticas. Quando esse esforço muscular é feito de maneira inadequada, ou seja, utilizando apenas os músculos das costas, pode haver lesão ou inflamação dos músculos presentes na região da coluna torácica. 

Outra possível causa dessa dor muscular é a tosse constante. É comum as pessoas sentirem dor no meio das costas quando estão com algum problema respiratório que as fazem tossir forte e com muita frequência. 

O que fazer

Para aliviar a dor muscular no meio das costas, basta fazer uma compressa quente no local por 20 minutos, pelo menos 3 vezes ao dia, para promover o relaxamento dos músculos contraídos. 

Você também pode pedir para alguém fazer uma massagem em suas costas, aplicando uma leve pressão e fazendo movimentos circulares com uma pomada anti-inflamatória. 

Hérnia de disco torácica

A hérnia de disco torácica é quando um disco intervertebral, o disco que existe entre cada par de vértebras, se projeta para fora, podendo comprimir os nervos próximos ou a medula espinhal. 

Os sintomas mais comuns de uma hérnia de disco nessa região são dor no meio das costas, alterações sensitivas, como formigamento, dormência ou sensação de queimação em um dos braços ou pernas, e sintomas motores, por exemplo, fraqueza ou dificuldade para mover os membros. Normalmente, a dor ocorre de um lado só do corpo, em faixa. 

  Continua Depois da Publicidade  

A hérnia de disco pode se desenvolver por problemas de má postura de longo prazo ou por alterações estruturais nas vértebras ou nos discos intervertebrais. 

O que fazer

É preciso fazer uma consulta com um médico ou médica ortopedista, para que a dor no meio das costas seja avaliada, por meio de exames de imagem que possibilitam o diagnóstico de hérnia de disco. 

Existem muitas possibilidades terapêuticas, que podem incluir a administração oral de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, relaxantes musculares, injeção de esteroides, fisioterapia e cirurgia, em caso de falha dos tratamentos convencionais (não cirúrgicos). Veja alguns exercícios para hérnia de disco

Artrose

Artrose nas costas
A artrose na coluna provoca bastante dor no meio das costas

A coluna torácica é a porção da coluna menos acometida pela artrose (osteoartrite) e isso se deve à sua estabilidade e baixa mobilidade, quando comparada à coluna cervical (região do pescoço) e lombar. 

Mesmo assim, pode haver a degeneração gradual do tecido cartilaginoso que existe entre cada par de vértebra da coluna torácica, fazendo com que os ossos sofram atrito e impacto durante a movimentação do corpo. 

Os sintomas mais comuns da artrose na coluna torácica são dor no meio das costas, que pode irradiar para as costelas. 

O que fazer

O tratamento da artrose na coluna torácica requer o diagnóstico feito por um médico ou médica ortopedista. Normalmente, o tratamento inicial é feito com medicamentos analgésicos, para aliviar a dor, e anti-inflamatórios, para reduzir a inflamação no local que está sofrendo o processo degenerativo. 

Como a artrose se trata de um problema crônico, o médico ou a médica elabora um plano de tratamento que precisa ser seguido por toda a vida, para retardar a progressão da doença. Isso inclui tratamentos com infiltrações e bloqueios articulares de tempos em tempos, programas de reabilitação motora e exercícios de alongamento e fortalecimento. 

Fraturas

As vértebras, os discos intervertebrais e os ligamentos são estruturas que compõem a coluna e estão sujeitas a rompimentos e fraturas, quando expostas a traumas, sobrecarga ou movimentos bruscos. Estas são possíveis causas mecânicas de fraturas, mas também existem as causas metabólicas, representadas, principalmente, pela osteoporose e osteopenia, que é a perda de massa nos ossos. 

Normalmente, as causas metabólicas se manifestam em mulheres no período da menopausa e no homem a partir dos 60 anos. 

As fraturas no meio das costas geralmente decorrem de osteopenia e osteoporose. Muitas vezes, nesses casos, a pessoa nem sabe relatar como ocorreu a fratura, já que não há, necessariamente, um evento traumático envolvido. 

O que fazer

Ao suspeitar de uma fratura no meio das costas, procure um ortopedista, o mais rápido possível. Confirmada a fratura com exames de imagem, o médico ou médica administra medicamentos para tratar a dor no meio das costas e imobiliza o segmento afetado com um colete rígido. 

Na presença de osteopenia ou osteoporose não tratadas, é iniciado um plano de tratamento para essas condições, a fim de evitar outros episódios de fraturas. 

Doenças pulmonares

Doença pulmonar
Doenças pulmonares podem provocar dores que irradiam para as costas

Quando a dor no meio das costas não está relacionada com problemas no sistema musculoesquelético, ela pode ser decorrente de doenças nos pulmões, como tumores e doenças respiratórias, principalmente pneumonia, tuberculose e embolia pulmonar. 

Quando essa dor é acompanhada de febre, dificuldade para respirar e tosse constante, ela pode ser indicativa de uma infecção pulmonar, porém não é muito comum. As infecções pulmonares, como bronquite, asma e enfisema pulmonar raramente causam dor no meio das costas, pois não afetam a pleura. 

A região que dói do pulmão é, na verdade, a pleura e não os pulmões propriamente ditos. A pleura é a membrana fina e transparente que reveste os pulmões e a caixa torácica e que, normalmente, é afetada por tumores e por doenças que causam a sua inflamação, como a pneumonia. 

Essa dor é facilmente diferenciada da dor muscular, porque piora com o toque, pressão, com o movimento da coluna e até com uma respiração mais profunda. 

O que fazer

Na presença de dor no meio das costas que piora ao inspirar profundamente, tossir e ao se movimentar, procure um pneumologista. Geralmente, essa dor é acompanhada de sinais respiratórios, que te ajudam a identificar a origem do problema e procurar por esse especialista. 

O tratamento da dor no meio das costas causada por doenças pulmonares varia de acordo com o problema de base. 

Doença do refluxo gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é causada pelo retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, o tubo que liga a garganta ao estômago. O refluxo pode causar queimação e uma dor no peito, que pode irradiar para o meio das costas. 

A sensação de queimação e dor geralmente surgem logo após as refeições e ao se deitar. Juntamente com esse desconforto, também pode haver dificuldade para engolir.  

O que fazer

Quando a dor nas costas é acompanhada de sintomas sugestivos de problemas estomacais, como o refluxo gastroesofágico, deve-se buscar ajuda de um médico ou médica gastroenterologista. 

O tratamento do problema é feito com medicamentos antiácidos e inibidores da bomba de prótons. Associado ao tratamento medicamentoso, é preciso fazer alterações na dieta, reduzindo o consumo de frituras, gorduras e açúcares. 

Fontes e referências adicionais

Você já sentiu dor no meio das costas? Sabe dizer qual foi a causa? Como você tratou a sua dor? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário