Colágeno Hidrolisado engorda?

Especialista da área:
atualizado em 13/03/2021

Os suplementos de colágeno hidrolisado estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, mas muitos se perguntam se ele engorda ou não.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa dúvida se deve principalmente ao fato de os alimentos que são ricos em colágeno serem bastante calóricos, como as carnes.

Mas saiba que o colágeno é proteína, e como toda proteína, pode contribuir bastante para a perda de peso, se usado da maneira adequada.

Por isso, vamos conhecer os benefícios que o colágeno pode trazer, além de descobrir quais são os alimentos que podem aumentar sua produção no nosso organismo.

Por que consumir colágeno hidrolisado?

Colágeno

Após os 30 anos de idade, a produção de colágeno começa a diminuir, e isso, com o tempo, leva ao desenvolvimento dos sinais de envelhecimento da pele, como as linhas de expressão e as rugas.

Assim, a suplementação com colágeno vem sendo cada vez mais usada, principalmente por mulheres.

O colágeno hidrolisado engorda?

Não, os suplementos de colágeno hidrolisado não engordam, uma vez que eles contém basicamente proteínas e contém pouquíssimas calorias.

Inclusive, por outro lado, devido à sua composição podemos até dizer que o colágeno hidrolisado pode ajudar no emagrecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso se deve às propriedades das proteínas que levam a esse efeito, como:

  • Sensação de saciedade: As proteínas, como o colágeno, contribuem para o prolongamento da saciedade, e assim reduzem a ingestão de calorias durante o dia;
  • Redução do apetite: Esse efeito se deve à saciedade proporcionada pelo colágeno. Mas nesse caso não há apenas a sensação de estomago cheio, mas sim a diminuição da vontade de comer, mesmo já tendo passado um bom tempo desde a última refeição.

Mas esses efeitos não são mágicos, e para usufruir dos benefícios do colágeno hidrolisado na perda de peso, é necessário que seu uso esteja associado à uma dieta equilibrada e à prática de atividades físicas.

Como estimular a produção de colágeno?

Apesar de a produção de colágeno diminuir depois dos 30 anos de idade, é possível estimular o corpo a produzir a substância.

Isso pode ser feito através da alimentação, incluindo no cardápio alimentos como:

  • Carne bovina;
  • Peixes;
  • Frango e outras aves;
  • Ovos.

Mas nem sempre a quantidade produzida será o suficiente para conter os efeitos do envelhecimento, e por isso, muitos acabam recorrendo ao uso dos suplementos.

O papel da vitamina C

vitamina C

A vitamina C, assim como outros antioxidantes, tem um papel essencial na manutenção da saúde e da aparência da pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso se deve, primeiramente, ao fato de esses nutrientes estimularem a produção de colágeno.

Mas esse não é o único efeito dessas substâncias. Elas também agem no combate aos danos causados pelos radicais livres e pela radiação solar, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Assim, o efeito da suplementação de colágeno pode ser melhorado pelo uso de vitamina C e outros antioxidantes, como a vitamina E e os polifenóis.

Fontes de colágeno de origem vegetal

Para quem não consome alimentos de origem animal, como os veganos, também existe a opção de estimular a produção de colágeno no organismo. Mas nesse caso, os alimentos serão de origem vegetal, como:

E, além das fontes proteicas, deve-se consumir alimentos ricos em vitamina C e outros antioxidantes, como:

Assim é possível garantir um bom fornecimento de proteínas, que irão estimular a produção do colágeno.

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas e cuidados

Embora não existam efeitos colaterais relacionados ao consumo do colágeno hidrolisado, o seu uso tópico, como ocorre em produtos de cuidados com a pele e cabelos, pode provocar dermatite, um problema de inflamação na pele.

Além disso, devido ao fato de esses suplementos poderem ser produzidos utilizando ossos e cartilagens de animais marinhos, os produtos de colágeno não são indicados para quem sofre com alergia a mariscos e moluscos ou segue uma dieta vegetariana.

Existem ainda preocupações a respeito da segurança de alguns produtos de colágeno derivado de bovinos, por conta de doenças provenientes da pecuária, como é o caso da Encefalopatia Espongiforme Bovina, também conhecida como Mal da Vaca Louca.

Por isso, é importante comprar suplementos apenas de fornecedores conhecidos, que tenham autorização de órgãos governamentais, como a Anvisa e o Ministério de Agricultura e Pecuária, para produção.

Por fim, é recomendável procurar a orientação de um profissional de saúde sempre que for iniciar o uso de algum tipo de suplemento, para diminuir o risco de interação com medicamentos e outros suplementos.

Fontes e referências adicionais

Você conhece alguém que tenha afirmado que o colágeno hidrolisado engorda? Tem receio de utilizar este produto por conta disso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (124 votos, média 3,98)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

27 comentários em “Colágeno Hidrolisado engorda?”

  1. Para dar a sensação de pele lisa, o colageno (proteína hidrolisada) age retendo água,portanto causa violenta retenção hidrica, i.e., inchaço. E isto no corpo todo, uma vez que a pele recobre o corpo todo. É horrível essa sensacao, que persiste por quase toda vida Estou muito arrependida de ter tomado colágeno. E não proporciona alívio algum no desgaste das articulações.

    Responder
  2. Tomei o Artrogen por 90dias e sai de 54kg para 59kg, sem nenhum mudança alimentar. Parei de tomar e em pouco mais de 1 mês voltei ao meu peso anterior.
    2 meses depois voltei a tomar e comecei a engordar novamente. Já suspendi o uso, pois tenho problema sério no joelho e não posso ganhar peso.
    Vou solicitar ao meu médico que substitua por algum outro medicamento.

    Responder
  3. De julho pra cá venho percebendo aumento de peso, lembrei , comecei fazer uso de colágeno Naara em julho engordei 5 kg faço dietas, tomo detox n emagreço nem 100gr, aumento tb tem uma coisa parei de fumar, mas n tenho ansiedade de comer por falta da nicotina, estou apavorada nunca tive esse peso q estou hj

    Responder
  4. Boa noite,tenho 51 anos comecei a tomar colágeno hidrolisado faz tres dias tomo 1 capsulas de manha e tarde e noite por dias ,eu tenho medo de engordar.. eu tomo tambem magnesio PA. tomo goji active para tirar fome.sera tem problema tomar mesmo tomando colágeno?.

    Responder
    • Olá Maria,tua experiência com esses suplementos alimentares estão quase que parecidos com os meus, exceto que faço uso uma vez por dia do colágeno (um comprimido que vai na composição vitamina C tb,pra potencializar) e o Goji é o desidratado, magnésio PA tb,não houve alteração no peso por aqui, salvo quando passei a fazer musculação (acho que ajudou até a dar uma acelerada.Mas bom,cada organismo reage de uma forma,espero que o teu seja generoso contigo mesmo!!

      Responder
  5. Olá, assim que comecei a ingerir colagens percebi que a minha fome aumentou de forma absurda, com isso ganhei uns quilos extras.
    Parei de tomar o colageno e meu peso normalizou??

    Responder
  6. Boa noite, eu comprei o genacol em capsulas, gostaria de saber vc indica algum mais barato e que seja bom?

    Responder
  7. Tomo há quase um ano e meio por indicação médica e ganhei sobrepeso de 11 kg sem nenhuma causa que justifique. Não pretendo mais tomar.

    Responder
  8. Eu engordei muito nesses últimos 2 meses. A única diferença na minha rotina é a ingestão de colágeno hidrolisado em cápsulas.
    Não posso provar que seja ele, mas foi a única diferença. Engordei 6kg em 70 dias aproximadamente.

    Responder
  9. Comecei a tomar colágeno com vitaminas e minerais em cápsulas no dia 05/10, e percebi que tenho engordado… De fato ganhei massa muscular magra, porém, não foi com esta intuição que comecei a tomar… Entretanto, estou amando, pois estava precisando mesmo de massa muscular magra. ???‍♀️

    Responder
    • Eu li com bastante atenção mas ainda não tirou minha dúvida, qual horário correto para ingerir o Colágeno Hidrolisado em Pó e qual a Quantidade por Dia? E afinal engorda ou não? OBRIGADA

      Responder
  10. To tentando perder peso .E tenho receio do colageno fazer engordar.Sera que ganharei quilos tomando colageno?

    Responder
    • Raimunda, eu tenho 48 anos tomo colageno desde os 35 anos sou a única da família que não sou gorda e não faço exercícios, já tenho 4 netos, todos que olham pra mim não acreditatam que tenho 48 anos

      Responder