Boxe uppercut – Como fazer e erros comuns

atualizado em

O boxe uppercut é um golpe usado em artes marciais que parte de baixo para cima.

O objetivo é acertar o queixo do oponente durante a prática de esportes com o boxe, o kickboxing e o muay thai, por exemplo.

Aliás, aproveite para conferir os 10 benefícios do muay thai para boa forma e saúde.

Apesar de ser importante ter força no braço, o sucesso do boxe uppercut também depende do movimento de rotação feito com a perna e com o tronco. Confira então a técnica correta a seguir.

Como fazer boxe uppercut

Boxe upercut

A postura correta é indispensável para o sucesso do boxe uppercut. Por isso, comece ficando em pé com os pés afastados em uma distância maior do que a largura dos ombros. Em seguida, aponte o pé esquerdo para a lateral do corpo enquanto o pé direito fica firme no solo. Os braços devem ficar flexionados com os punhos cerrados próximos ao peitoral.

Agora, gire o quadril direito para a frente ao mesmo tempo em que flexiona o joelho direito e tira o calcanhar do chão. De fato, a rotação do quadril e o movimento da perna de apoio ajudam a aumentar a força do golpe.

Enquanto isso, na parte superior do corpo, o seu ombro direito deve rotacionar ao mesmo tempo em que você dá um soco para o alto com o braço direito.

  Continua Depois da Publicidade  

Não deixe de contrair os músculos abdominais durante o movimento. Finalmente, volte para a posição inicial retornando à posição de guarda com os punhos cerrados.

Se você for canhoto ou quiser treinar o boxe uppercut com o braço esquerdo, basta inverter o lado do corpo.

Vale ressaltar que o boxe uppercut é muito similar ao boxe cruzado. A diferença é que o ângulo do braço no momento do golpe muda. No entanto, a postura e o movimento de rotação do corpo durante a execução é exatamente o mesmo.

Erros comuns

Upercut
É importante dominar o movimento para não cometer erros durante o exercício

Os erros que você deve evitar durante a execução do exercício boxe uppercut são os seguintes.

Subir o cotovelo

Cuidado com os movimentos excessivos com o cotovelo. Não suba demais o cotovelo no momento do golpe, pois isso gera instabilidade e diminui a força aplicada.

Abaixar a guarda

Logo depois de aplicar o golpe, volte para a posição inicial protegendo o seu corpo de um possível contragolpe. Para isso, basta trazer o braço de volta para próximo do corpo. Além disso, não afaste o braço esquerdo do corpo enquanto o braço direito está desferindo o golpe.

  Continua Depois da Publicidade  

Inclinar a cabeça

O ideal é que a cabeça acompanhe o movimento, mas sem incliná-la para a frente. A inclinação excessiva pode afetar o seu equilíbrio e causar dores tensionais após o treino.

Veja também 7 dicas para aliviar a tensão muscular.

Não girar o pé de trás

É preciso girar o pé de apoio para que o boxe uppercut seja eficiente. O pé não sai totalmente do chão, você apenas precisa girá-lo e tirar o calcanhar do chão enquanto a ponta do pé permanece apoiada no solo. 

Não rotacionar os quadris

A rotação é fundamental para o sucesso do boxe uppercut, pois é dos quadris que vem grande parte da potência do golpe.

Mesmo sendo um golpe desafiador, pratique bastante até que a sua técnica fique perfeita e você tenha um ótimo rendimento em esportes de combate como o boxe, o muay thai ou o kickboxing. 

Fontes e referências adicionais

Você pratica boxe? Como está a sua técnica no boxe uppercut? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário