10 Benefícios do Simulador de Caminhada para Boa Forma e Saúde

Especialista da área:
atualizado em 16/01/2020

Você pode dar adeus ao sedentarismo e não precisará gastar muito. O simulador de caminhada é similar ao elíptico, mas para ser adquirido não necessita de grande investimento. A preocupação com o bem estar, atualmente, leva o público a adquirir produtos que facilitem a prática de atividades.

  Continua Depois da Publicidade  

Os benefícios do simulador de caminhada não podem ser desfrutados apenas por aqueles que se dedicam horas nas academias. Os fabricantes disponibilizam alguns modelos que facilitam o uso e torna o aparelho acessível para um público amplo. E mais, não pense que os benefícios do simulador de caminhada tangem apenas a boa forma, muito pelo contrário, pois as passadas poderão favorecer a sua saúde e a de sua família.

1. Sistema cardiorrespiratório

Você poderá notar que ao utilizar o aparelho regularmente, você poderá construir uma melhor resistência cardiorrespiratória. Dentre os benefícios do simulador de caminhada, essa resistência é o que pode ser notado a curto prazo, pois logo a partir da segunda semana você poderá notar quer estará menos ofegante, principalmente realizando esforços que antes eram um desafio.

2. Fortalece todo o corpo

Os movimentos realizados com o exercício permitem que você aprimore o desenvolvimento de seu corpo, ou seja, aumentando a intensidade dos exercícios, controlando a sua evolução, facilmente identificará que seu corpo ficará gradativamente mais forte e resistente a múltiplos estímulos que antes você, possivelmente, não estaria apto a lidar.

Devemos destacar que fortalecendo o seu corpo, você não estará aprimorando-o apenas para mais treinos com o simulador de caminhada, e sim para superar metas com qualquer atividade física.

3. Queima calorias

Conquistar a boa forma é o desejo de inúmeras pessoas, por isso é importante que você saiba que um treino de 45 minutos sobre o simulador de caminhada pode permitir que você queime em média 500 calorias, o que pode ser um grande benefício se comparado à outras atividades físicas. No entanto, deve-se reconhecer que a quantidade de calorias que você queima vai depender da intensidade aplicada em seu treino. O simulador de caminhada pode ser ajustado de acordo com a intensidade que você desejar, ou seja, respeite o seu condicionamento físico e evolua de acordo com as suas particularidades.

4. Exercício de baixo impacto

Os seus treinos com o simulador de caminhada devem ser reconhecidos como uma atividade de baixo impacto. Isso significará que os movimentos não aplicarão pressão sobre os seus joelhos e articulações, enquanto outros exercícios não preservam de forma tão eficiente. Esse exercício é muito recomendado para pessoas que sofrem com artrite.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Conveniência

O simulador de caminhada pode ser a alternativa ideal para aqueles que não dispõem de tempo para se dedicar aos exercícios físicos. Ele pode ser mantido em um espaço reservado de sua casa, podendo assim se exercitar e conciliar a rotina atribulada do dia a dia. Alguns benefícios do simulador de caminhada é que você evitará engarrafamentos e perda de tempo para deslocamento aos ginásios e academias, tempo o qual pode ser destinado a outras tarefas, além de que os exercícios ainda podem ser feitos em frente à TV, conversando com a família, ao telefone…

6. Custo

Os benefícios do simulador de caminhada não só atingem a boa forma e a saúde, mas também o seu bolso. Sim, você poderá economizar e ter um aparelho de qualidade em sua casa. As academias disponibilizam simuladores de caminhada, mas eles também podem ser encontrados pelo valor mínimo de R$ 159,90.

Não tem esse investimento inicial? Então prepare-se para iniciar as suas caminhadas, pois já é possível encontrar simuladores em praças e espaços públicos destinados ao exercício físico, iniciativa aplicada em diversos municípios.

7. Livre de condições externas

Contrariando as caminhadas ao ar livre, que podem ser afetadas pelas condições climáticas, o simulador de caminhada possibilita que você se exercite dentro de um local fechado, o que evita que você se exponha a chuvas, frio, ou qualquer adversidade de temperaturas.

8. Para todas as idades

Não pense que há restrição para o uso do aparelho, pois os benefícios do simulador de caminhada podem ser desfrutados por qualquer faixa etária. A adaptação e controle de tensão aplicada possibilitam que desde crianças a idosos possam manter uma vida fisicamente ativa.

9. Constroi tônus muscular

Os benefícios do simulador de caminhada não o destacam apenas pela função aeróbica, mas os treinos ainda podem auxiliar na construção de tônus muscular. O treino agirá sobre os músculos localizados principalmente na região glútea e das coxas. Você poderá aumentar e diminuir a tensão do aparelho, assim simulando subidas ou descidas de acordo com a inclinação desejada.

  Continua Depois da Publicidade  

Caso você mantenha a posição correta, você ainda poderá trabalhar os seus músculos da região abdominal. Quando você der “passadas” mais rápido, estará objetivando uma queima de gordura mais intensa, já quando você reduzir o ritmo, aumentará a tensão, assim trabalhando mais os músculos.

10. Alivia o estresse

Assim como qualquer outro tipo de exercício, a simulação de caminhada pode ser um calmante eficiente. Quando praticamos um exercício físico, a mente deve estar ligada ao corpo, o que permite que você se desligue, mesmo que temporariamente, de seus problemas e eventuais questionamentos de trabalho, estudo, ou até mesmo vida pessoal. As atividades físicas são tidas como terapias, é o momento em que você se desliga de tudo para obter apenas bem estar e saúde.

Você já tinha noção de todos esses benefícios do simulador de caminhada para a boa forma e saúde? Já utilizou um aparelho desse para fazer exercícios físicos? Comente abaixo seus resultados!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (235 votos, média 3,93)
Loading...
Francisco Santana
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

12 comentários em “10 Benefícios do Simulador de Caminhada para Boa Forma e Saúde”

  1. Realmente o aparelho é muito bom as práticas das atividades físicas. Temos ele em casa e usamos diariamente ajustados a nosso rotina diária. Toda a família usa ele, cada um no seu horário. Muito eficiente.

    Responder
    • B.dia, o meu chegou sábado,11/07/2020, montei e comecei já à noite, tranquilo não faz zoada, de início tô fazendo 15 minutos de manha e a noite, ontem trinta minutos, agora 13/07, fiz 17 minutos, farei mais de noite, lembrando que tenho 68 anos e peso 100, kgs, pesava 116 há cinco meses atrás, continuo na dieta, e, agora com o simulador vai melhorar, estamos gostando muito, eu e esposa.

      Responder
  2. Eu estou usando agora o meu. Já comprei há mto tempo mas a preguiça não deixava. Ele trabalha o corpo todo. Abdômen, pernas, braços, é só mudar a posição e exercitar. Ótimo pra quem precisa se exercitar e não gosta de academias.

    Responder
  3. eu tenho um e,já faz dois meses que estou usando e estou gostando muito dele ,e estou me sentindo muito melhor com mais dispossição ,eu recomendo para todos.

    Responder