Aparelho elíptico emagrece? Dicas e benefícios

Especialista da área:
atualizado em 06/07/2021

O elíptico é um aparelho popular encontrado na maioria das academias, seu objetivo é criar um movimento similar ao da corrida. Além disso, esse equipamento não causa muito impacto nas articulações, por isso, ele é seguro, se for usado corretamente. Mas será que o aparelho elíptico emagrece?

  Continua Depois da Publicidade  

A resposta é sim, fazer exercícios regularmente em um aparelho elíptico ajuda a perder peso, já que essa atividade fará você gastar mais calorias e ainda vai acelerar o seu metabolismo. No entanto, para conseguir emagrecer é preciso aliar a prática de exercícios físicos com uma dieta saudável e equilibrada.

Além disso, também é importante saber como programar o elíptico para obter os melhores resultados usando esse aparelho.

Assim que você pisar nesse equipamento, ele fará as seguintes perguntas: por quanto tempo você fará o exercício? Qual é o seu nível? Qual programa você quer fazer? Portanto descubra neste artigo como responder essas questões, pois, quanto mais preparado você estiver, mais peso você vai conseguir perder se exercitando nele!

Duração

Aparelho Elíptico Emagrece- Mulher se exercitando

Para perder peso usando o aparelho elíptico, você tem que usá-lo pelo menos 4 a 5 vezes por semana. Além disso, é importante usar esse equipamento por pelo menos 45 minutos a 1 hora em cada sessão.

Contudo, caso você esteja começando a usar esse aparelho, exercite-se por 30 minutos nos primeiros dias. Depois, quando você estiver acostumado com essa atividade, aumente o tempo de exercício gradualmente.

Então, quando o aparelho perguntar quanto tempo a sessão terá, certifique-se de colocar um número entre 30 e 60 minutos, sempre respeitando o seu condicionamento físico.

  Continua Depois da Publicidade  

Nível

Os aparelhos elípticos costumam apresentar oito níveis, no entanto, os equipamentos mais simples podem contar com apenas cinco.

Quem está começando a se exercitar nesse aparelho deve escolher um nível baixo, de 1 a 3. Quando o praticante estiver acostumado a se exercitar nesse nível, ele pode aumentar um pouco.

Talvez o nível 3 ou 4 fará você suar no começo, mas com o passar do tempo, você precisará aumentar a intensidade do seu exercício para obter os resultados desejados. Afinal de contas, não basta saber que o aparelho elíptico emagrece, você precisa usá-lo corretamente.

Se você não aumentar a resistência do seu exercício no elíptico, seu corpo vai deixar de ser desafiado e o seu processo de emagrecimento será comprometido.

Programa

O aparelho elíptico oferece uma variedade de programas, contudo, para maximizar seus esforços de perda de peso, escolha o programa com treino de intervalos (treino intervalado).

Nesse programa, os níveis de intensidade aumentam e diminuem constantemente. Ao alternar períodos de alto esforço com períodos de baixo esforço, seu corpo vai queimar calorias de forma mais eficiente, já que ele precisará se ajustar a diferentes movimentos.

  Continua Depois da Publicidade  

No programa de intervalos, você pode usar o nível 8 para suas sessões intensas e nível 4 para seus períodos de repouso. Além disso, você pode ajustar os níveis manualmente, de acordo com o seu condicionamento físico.

Elíptico emagrece

Mulher se exercitando no elíptico

O aparelho elíptico é ótimo para quem quer emagrecer, já que trabalha todo o corpo ao mesmo tempo. Nenhum grupo muscular é deixado de fora. Por incorporar tanto os músculos superiores quanto inferiores, esse equipamento ajuda a queimar calorias e gordura de todas as partes do corpo.

Quem pesa 60 quilos, queimará cerca de 300 a 320 calorias em 30 minutos de exercício no elíptico. Já uma pessoa com 75 quilos, queimará cerca de 360 a 390 calorias no mesmo tempo de atividade nesse aparelho. Quanto mais você pesa, mais calorias você irá queimar, e é por isso que o aparelho pergunta qual é o seu peso antes dos exercícios.

Se você quer emagrecer, você precisa queimar 500 calorias a mais do que o seu consumo calórico diário, para perder meio quilo em uma semana. Queimar calorias no aparelho elíptico pode te ajudar a criar esse déficit, mas como mencionado anteriormente, você tem que usar o aparelho com frequência para perder peso.

Uma pessoa que se exercita no elíptico 5 dias por semana, uma hora por dia, queima, aproximadamente, 3500 calorias por semana, o que significa meio quilo a menos.

Exercícios no aparelho elíptico são eficazes?

Qualquer academia comum disponibiliza muitos equipamentos para seus usuários, como os aparelhos elípticos, esteiras e bicicletas ergométricas. O elíptico é um dos equipamentos mais populares das academias, já que os praticantes de exercícios físicos sabem que ele ajuda a emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Você também pode comprar um aparelho elíptico para usar na sua casa quando quiser.

Adicionais

Mulher praticando atividade física

Para ajudar com a perda de peso, alguns aparelhos elípticos podem apresentar a opção de inclinação, que permite que o equipamento seja usado em alturas diferentes para deixar o exercício mais intenso. Fazer exercício no elíptico com inclinação pode fazer uma pessoa queimar quase 800 calorias por hora.

Além disso, alguns aparelhos elípticos podem oferecer programas que otimizam a queima de gordura, ou que favorecem a realização de um exercício cardiovascular. Cada programa oferece diferentes inclinações e tempos para completar o exercício.

Adicionar alguns dos programas ao seu treino tradicional no aparelho elíptico vai deixar os seus treinos mais dinâmicos e ainda pode potencializar a queima de calorias.

Esses aparelhos também mostram o tempo, a quantidade de calorias queimadas, a distância percorrida e o batimento cardíaco, o que permite que o usuário tenha mais controle da sua performance durante o exercício.

Um elíptico é um dos aparelhos mais eficazes para a perda de peso, pois o corpo inteiro é trabalhado e isso garante que calorias e gorduras sejam queimadas no corpo todo.

Além disso, ele também é uma excelente forma de fazer um bom exercício cardiovascular. Se você ainda não sabe se vale a pena usar esse equipamento, saiba que o aparelho elíptico é uma ótima escolha para quem quer perder peso e manter a boa forma física.

Você se exercita com elíptico? Prefere outro aparelho? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (296 votos, média 3,82)
Loading...
Francisco Santana
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

48 comentários em “Aparelho elíptico emagrece? Dicas e benefícios”

  1. Comprei um elíptico a 2 semanas e já estou sentido os benefícios em meu corpo . Comecei fazendo 30 mim e atualmente faço 45 mim por dia.

    Responder
  2. Eu faço 20 km de elíptico todos os dias, minha saúde mudou,durmo melhor, tenho mais disposição pro dia.Eu não troco elíptico por academia jamais

    Responder
  3. Uso o aparelho elíptico caloi já até saiu de linha, faco 40 a 1hs por dia é o que mim da força para o dia dia corrido.
    Sem contar que perde peso,melhorou muito meu corpo.

    Responder