Berne em humano: sintomas, como tirar e como evitar

publicado em

Berne em humanos, também chamada de bicheira ou miíase, é uma infecção pela larva da mosca na pele. Ela ocorre com mais frequência em pessoas que possuem feridas abertas e não tratadas. Essa doença é mais comum em continentes tropicais e subtropicais, como África, América do Sul e América Central. 

A contaminação ocorre quando os ovos de moscas entram em contato com a pele. Então, eles eclodem (viram larvas) e as larvas se alojam na pele, gerando um nódulo. Em casos raros, algumas espécies de larvas conseguem se mover dentro da pele, causando muito desconforto e dor. 

São muitas as espécies de moscas que podem causar essa condição, a mais comum é a Dermatobia hominis. Idosos, pessoas com alguma enfermidade e baixo nível socioeconômico são os mais suscetíveis para adquirir a berne. O tratamento consiste na remoção cirúrgica das larvas pelo médico. 

Como o berne entra na pele humana?

Mosca causadora de berne
As moscas são responsáveis por provocar a berne em humanos

Existem três formas do berne entrar na pele humana:

  1. Quando as moscas depositam ovos em cima ou perto de feridas abertas. Em casos onde a ferida não está sendo tratada, a infecção pode gerar um cheiro característico e atrair moscas que pousam nas feridas quando elas estão sem curativos e barreiras físicas.
  2. Quando os ovos de moscas se prendem a outros insetos, como mosquitos ou carrapatos, e esses insetos picam outras pessoas, os ovos se desenvolvem e entram na pele.
  3. Quando uma espécie de mosca, mais comum na África, deposita seus ovos no chão ou em panos úmidos (roupas ou tecidos de cama) pendurados no varal para secar. Nesse caso, os ovos eclodem quando as pessoas entram em contato com esses panos ou com o chão e as larvas entram na pele.

Leia também: Calcanhar de maracujá (bicheira) – O que é e como tratar.

Principais sintomas e como identificar?

Os sintomas podem depender do local da infecção, geralmente, há a formação de nódulo ou inchaço no local da infecção, dor, prurido e sensação da larva se movendo na pele.

Alguns grupos são mais suscetíveis a apresentar esse tipo de infecção, como em caso de pessoas com doenças incapacitantes que não possuem cuidadores, tais quais transtorno psiquiátrico, imunodeficiência, cânceres com formação de úlceras na pele, úlcera varicosa, pé diabético, entre outros quadros de saúde que podem atrair moscas e infecção por larvas, por falta de curativo e má higiene. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, os idosos representam a maioria dos casos de infecção pela berne em humanos. O baixo nível socioeconômico também é um importante fator de risco para essa doença.

O levantamento desses sintomas e das condições de saúde do paciente ajudam a prever o risco de uma possível infecção por berne. Para confirmar o diagnóstico de miíase e auxiliar na remoção total das larvas, pode ser usado um aparelho de dermatoscopia ou ultrassom.

Como tirar e tratar?

Berne
Imagem: via Agro20

Para tirar todas as larvas, você deve procurar um médico para que ele possa fazer a remoção através de uma pequena cirurgia. A remoção é feita após analgesia ou anestesia do paciente. Em seguida, o médico utiliza uma cureta e pinça médica para retirar as larvas.

As larvas devem ser removidas com muito cuidado para que não se repartam e não fiquem fragmentos dela na pele, o que pode gerar uma infecção. Em seguida, o local deve ser bem higienizado para evitar novas contaminações. 

Em alguns casos, outras técnicas são utilizadas, como a aplicação de uma substância tóxica nas larvas, como a lidocaína, que paralisa a larva e facilita sua remoção. 

Alguns estudos relatam o uso da ivermectina oral ou tópica para tratamento de casos selecionados de miíase. Entretanto, ela não é indicada para todos os casos porque, apesar de matar a larva, há um risco da larva morta ficar presa ao tecido e gerar uma reação inflamatória. Ademais, não há estudos suficientes para medir o impacto desse tipo de medicamento oral no tratamento da berne humana.

  Continua Depois da Publicidade  

Como evitar?

Fique atento se você está em um lugar tropical onde esse tipo de infecção é comum. Se esse for o caso, use repelentes e cubra a pele para diminuir a área exposta a moscas e insetos.

Quando for dormir, utilize mosquiteiros e telas nas janelas. Em lugares onde a infecção ocorre através dos ovos depositados nas roupas e lençóis, você pode passar o tecido com um ferro elétrico para eliminar os ovos e o risco de infecção.

Por último, mantenha hábitos de higiene, principalmente, em relação à limpeza de feridas e curativos. Saiba mais como fazer um curativo e as principais dicas.

Fontes e referências adicionais

Você já sabia como a berne surge em uma pessoa? Conhece alguém que já teve esse tipo de infecção? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário