Acroyoga: Como Fazer, Benefícios e Dicas

atualizado em

A acroyoga é uma forma de yoga realizada em pares, que mistura movimentos tradicionais da yoga com movimentos acrobáticos. Esse tipo de yoga foi criado por Jason Nemer e Jenny Sauer-Klein, e pretende criar conexões humanas e uma sensação de comunidade.

Como fazer a Acroyoga?

Um parceiro, chamado de base, apoia ou outro chamado de voador, em uma série de movimentos aéreos. Além dos dois parceiros, há também um observador, que se certifica de que todos têm um bom alinhamento e de que os movimentos estão sendo realizados da maneira correta.

A base geralmente fica deitada de costas, suportando o peso do voador com as pernas, que quando alinhadas da maneira correta podem fazer com que uma pessoa pequena suporte uma maior sem problemas. Ao final da prática, o voador geralmente agradece a base com uma massagem.

Você não precisa já ter um parceiro quando vai à primeira aula de acroyoga; apesar de que ter um parceiro fixo ajuda a criar uma sintonia e movimentos mais bem executados, é importante mudar às vezes. Isso te ajuda a criar a habilidade de trabalhar com uma grande variedade de pessoas, não importa o tamanho, peso, personalidade ou habilidade.

Benefícios da Acroyoga

  • Acroyoga mistura ioga, artes terapêuticas e acrobacias

De acordo com acroyoga.com, “Acroyoga mistura a sabedoria da yoga, o poder dinâmico da acrobacia e a gentileza das artes terapêuticas. Essas três linhas formam a fundação de uma prática que cultiva confiança, ludicidade e comunidade.” 

  • Acroyoga é pra todos

Não importa se você não tem grandes habilidades físicas. A acroyoga te ajuda a construir os blocos para melhorar as habilidades físicas que você já possui a níveis que você nunca teria imaginado. 

  • Tamanho não importa

Pode parecer que a base seja sempre uma pessoa maior, e o voador uma pessoa pequena, mas esse não é o caso. A técnica é mais importante que a força, e com a técnica certa, uma pessoa pode suportar outra com até o dobro de seu tamanho. 

  Continua Depois da Publicidade  
  • Sensação de comunidade

A acroyoga cria uma sensação de comunidade e conexão difícil de encontrar em outros lugares. A partir do momento em que você deixa de ficar confinado ao colchonete, você descobre uma sensação de confiança nos seus parceiros. Essa sensação de comunidade não fica restrita às aulas. A partir do momento em que você se abre para as possibilidades de relações em outros ambientes, elas passam a ocorrer com mais facilidade, fazendo de você uma pessoa mais comunicativa e sociável. 

  • Terapia de casal

Já que a acroyoga aumenta a comunicação e a confiança, ela pode ser usada por casais que estão passando por dificuldades. Com a acroyoga, o casal pode se tornar mais comunicativo e assim ter mais possibilidade de resolver seus problemas.

Outros benefícios da acroyoga:

  • Acroyoga aumenta a concentração, que ajuda a aliviar o estresse, levando a uma vida mais pacífica;
  • A acroyoga melhora o sistema imune e melhora a qualidade de vida em geral;
  • Ajuda a melhorar condições crônicas como insônia, depressão, ansiedade, dor, etc;
  • Melhora a digestão, a eliminação de toxinas e a circulação de sangue, que aumentam a energia. Também ajuda a melhorar a memória;
  • As posições da acroyoga ajudam no alinhamento do corpo, aliviam gases e prisão de ventre, e ajudam a criar apetite;
  • Promove saúde física e mental no geral.

Dicas

  • Mantenha seus pés sempre limpos, já que eles irão tocar outra pessoa.
  • Use roupas próximas ao corpo para não correr o risco de o excesso de tecido se prender nos braços ou pernas, podendo causar ferimentos. Além disso, não use roupas de tecidos lisos, já que isso pode dificultar a realização do suporte.
  • Dica de Jason Nemer: “Sensibilidade antes da força é um mantra que eu uso muito.”
  • Tenha paciência: pode levar algum tempo até você conseguir dominar os movimentos e posições da acroyoga, talvez mais tempo que outras pessoas na sua aula, mas continue tentando e você conseguirá realizar as posições em pouco tempo.
  • Exercite suas habilidades de comunicação na acroyoga; se você e seu parceiro não forem capazes de se comunicar, podem acabar se machucando por não conseguirem realizar os movimentos da maneira correta.

A acroyoga pode ser uma boa prática para você se você busca um exercício para relaxamento. É uma atividade leve, embora a base se esforce mais para apoiar o voador, e como é preciso que o alinhamento dos corpos e as posições sejam executados de maneira correta, pode proporcionar um maior conhecimento do corpo daqueles que a realizam. Além disso, como se baseia na comunicação e confiança, os praticantes aprendem a dizer não àquilo que não gostam ou não querem e pedir por aquilo que precisam, práticas que podem ser levadas além da aula de acroyoga e muito úteis em todos os nossos relacionamentos.

Se você quer experimentar a acroyoga, procure aulas com professores qualificados e em locais confiáveis, e lembre-se de ficar aberto ao relacionamento de comunidade que essa forma de yoga incita.

Você se interessou pela prática da Acroyoga? Acredita que seria capaz de realizá-la? Conhece alguém que já tenha praticado? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Acroyoga: Como Fazer, Benefícios e Dicas”

  1. Gostei mto e me interessei, coheço /algumas pessoas q ja praticam essa modalidade e gostaria de aprender mas nao tenho parceiro para isso.
    Mas vou proucurar mais a fundo e novamente estarei comentando nesse site…

    Responder