Naltrexona e Bupropiona Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 09/02/2021

São tantos os remédios para emagrecer disponíveis que às vezes até fica difícil saber qual realmente funciona e ajuda a emagrecer. E agora temos ainda o lançamento de outro medicamento que promete colaborar para a perda de peso, a Naltrexona e Bupropiona.

Enquanto alguns medicamentos atuam inibindo o apetite, outros impedem a absorção de gorduras e outros diminuem a vontade de comer por impulso. A Naltrexona e Bupropiona encaixam-se exatamente na primeira categoria, pois atuam no sistema nervoso diminuindo o apetite e causando uma redução no consumo de calorias.

Então isso significa dizer que a Naltrexona e Bupropiona emagrece? É o que veremos a seguir.

Bupropiona

A Bupropiona atua inibindo a recaptação das catecolaminas no cérebro, sobretudo a dopamina e a norepinefrina, estimulando esses neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar. Originalmente, a Bupropiona foi desenvolvida para tratar o tabagismo e combater a depressão, graças à sua capacidade de manter elevados os níveis de neurotransmissores nas fendas sinápticas. Em tese, ela seria então um excelente remédio para emagrecer, pois níveis elevados de neurotransmissores estão associados a uma inibição do apetite.

Na prática, no entanto, não é bem assim. A Bupropiona até aumenta os níveis dos neurotransmissores, o que levaria a um aumento no gasto energético e redução no apetite, mas ocorre que uma das substâncias estimuladas pela bupropiona é a beta-endorfina (um opióide), que atua autoinibindo os mesmos neurônios estimulados originalmente pela bupropiona. Ou seja, a beta-endorfina anula os potenciais efeitos da bupropiona de redução do apetite.

Por isso, seus efeitos na redução de peso e controle à obesidade são modestos, não justificando seu uso isolado como remédio para emagrecer.

Naltrexona

A Naltrexona foi pesquisada inicialmente para auxiliar no tratamento de dependentes de opiáceos, já que ela atua no cérebro como um antagonista do receptor opióide, relacionado à sensação de prazer e recompensa. Atualmente, tem sido utilizada no tratamento contra a dependência causada pelo álcool.

Em estudos para analisar o potencial da Naltrexona no combate à obesidade, os resultados foram mínimos, com pouca ou nenhuma perda de peso após o tratamento com a substância.

Naltrexona e Bupropiona

Assim, vimos que quando separadas, a Bupropiona e a Naltrexona não possuem efeito no emagrecimento. O conjunto de Naltrexona e Bupropiona emagrece somente quando as duas substâncias são combinadas em um único medicamento.

Quando as duas substâncias estão em conjunto, a Naltrexona inibe os receptores para a beta-endorfina, o que bloqueia sua ação inibitória nos neurônios cerebrais e potencializa os efeitos da Bupropiona sobre os neurotransmissores. Isso leva a uma diminuição no apetite e a um aumento no gasto energético.

Portanto, quando consumidas em conjunto, a combinação de Naltrexona e Bupropiona emagrece.

Como Naltrexona e Bupropiona emagrece?

Em um estudo feito com 700 participantes obesos (90% dos quais eram mulheres e pesavam acima de 100 kg) os resultados observados com o uso de Naltrexona e Bupropiona foram promissores.

  Continua Depois da Publicidade  

Durante 56 semanas, os participantes (apenas 60% permaneceu até o final) foram submetidos a um intenso programa de perda de peso, que incluía dieta, atividade física e acompanhamento psicológico. Dois terços dos participantes também tomaram Naltrexona e Bupropiona durante a duração do programa.

Após o final do programa de emagrecimento, estes foram os resultados:

  • A perda de peso média foi de 5% do peso total do início do programa (de cinco a sete quilos);
  • 11% dos participantes que ficaram até o fim do programa tiveram uma perda de peso superior a 11% de seu peso total inicial;
  • Aqueles que fizeram tratamento com Naltrexona e Bupropiona perderam mais de 15% do seu peso corporal total (de nove a 11 quilos);
  • Do total de participantes que fizeram o tratamento com Naltrexona e Bupropiona, 29% chegou a eliminar mais de 15% de seu peso inicial.

Ou seja, a Naltrexona e Bupropiona emagrece, mas seu uso deve estar associado a uma mudança nos hábitos de vida que incluam uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas regulares.

Benefícios da Naltrexona e Bupropiona

Ainda segundo alguns estudos, além da perda de peso, o uso de Naltrexona e Bupropiona também levaram a:

  • Redução nas taxas de LDL (colesterol ruim);
  • Aumento nos níveis do colesterol bom (HDL);
  • Redução da glicemia em jejum;
  • Diminuição da circunferência abdominal;
  • Redução real de peso.

Outros efeitos observados foram as reduções do risco de algumas condições associadas à obesidade, como diabetes, pressão alta, doenças cardíacas e arteriosclerose.

Efeitos Colaterais

Durante o estudo com o uso de Naltrexona e Bupropiona, diversos participantes se queixaram de náuseas e alguns chegaram a sofrer com dores de cabeça, sobretudo no início da pesquisa.

Principais efeitos colaterais da Naltrexona e Bupropiona:

  • Tontura;
  • Enjoo;
  • Dores de cabeça;
  • Tremores.

Muitas pessoas se queixam de enjoos fortes durante os primeiros dias de tratamento com a Naltrexona e Bupropiona. Caso este seja o seu caso e esses sintomas não desapareçam após a primeira semana com Naltrexona e Bupropiona, converse com o médico que prescreveu o medicamento sobre a possibilidade de utilizar outro remédio.

A Naltrexona e Bupropiona não deve ser utilizada por grávidas ou lactantes, e embora seu uso seja indicado para todas as faixas etárias, o ideal é que seja evitado por adolescentes e idosos, grupos mais suscetíveis aos efeitos colaterais.

Como comprar Naltrexona e Bupropiona

Para poder comprar Naltrexona e Bupropiona você precisará de uma receita médica, que ficará retirada no estabelecimento comercial ou site de onde encomendou o medicamento. Mesmo que você tenha acesso ao remédio sem receita médica, seu uso é desaconselhado sem o acompanhamento de um profissional qualificado da área da saúde.

Ao decidir comprar a Naltrexona, é importante ter em mente que esse remédio não promove a mudança dos hábitos alimentares, e nem trata a ansiedade e compulsão alimentar, dois dos principais fatores por trás dos excessos alimentares.

E também não se esqueça de que se não forem feitas alterações no seu modo de se alimentar, você poderá readquirir todos os quilos perdidos durante o tratamento com a Naltrexona e Bupropiona.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma conversa com um nutricionista e o início de um programa moderado de atividade física ainda são o melhor caminho para quem precisa perder peso e não quer sofrer com os efeitos colaterais dos remédios para emagrecer.

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém, ou você mesmo já tomou Naltrexona e Bupropiona para emagrecer? Quais foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (527 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

322 comentários em “Naltrexona e Bupropiona Emagrece Mesmo?”

  1. Estou tomando essa combinação passei mal com enjôo e náuseas tomava já estou fazendo uma dieta reeducação ,mas agora nem sinto fome devido as náuseas vou tomar 1 por dia pra acostumar

    • Eu tomo uninaltrex faz um mes. Já perdi 9 kilos. Não sinto fome. Minha anciedade sumiu. Outra vida. O corpo afina mesmo. Uninaltrex é o generico do REVIA . a diferença é que o genérico custa 120.00 . O revia custa 300.00.

    • Boa noite ei tomo essa conbinacao nao senti nada so uma leve dor de cabeca na primeira semana eu emagrrci 5 quilos em um mes sem fazer exercícios mas temho uma alimemtacao saudavel as vezes como um docinho kkk

      • Eu comecei Camila tem uns 10 dias, senti uma leve dor de cabeça mais só. Até agora não vi diferença. Vc demorou pra ver diferença?

  2. Comecei o tratamento com bupropiona 150 e natrexona 50, porém não me adaptei e passei mal se alguém tiver interesse estou passando os medicamentos.

  3. Boa noite. Gostaria de saber se alguém fez associação de bupropiona 150 mg + topiramato 50 mg + naltrexona 8mg? Fiquei pensativa na associação do topiramato junto, mas médico disse que é normal. Ele indicou tomar 01 cápsula as 9h da manhã por 60 dias.

    • ja tomei separado …os tres juntos não. usei topiramato por 1 ano antes de usar a bupropiona com a naltrexona. sinceramente pra mim o topiramato nao ajudou em nada!

  4. Olá , estou a uma semana neste tratamento, a nutróloga passou mas to sentindo tanta fome não sei oque é isso. Alguém pode me ajudar isso é normal?

  5. Eu comprei a medicação bupropiona + naltrexona porém eu precisava para as crises de ansiedade, onde não ajudou muito.
    Estou passando também a medicação, moro no interior de SP.

    • Oie Natalia sou do interior de sp e tenho interesse em comprar sua medicação. Ja fiz tratamento anteriormente com a bupropiona e tive grandes resultados a anos atras. mas hoje estou sem convenio e me ajudaria muito se vc pudesse me passar

  6. Comecei a tomar mas não consegui me adaptar com a medicação, possuo 2 frascos com 120cp, tomei somente por 3 dias.
    Estou no interior de SP, mas posso enviar via Correios.

  7. Comecei a tomar mas não consegui me adaptar com a medicação, possuo 2 frascos com 120cp, tomei somente por 3 dias.
    Estou no interior de SP, mas posso enviar via Correios.

    • Estou com uma receita de seth 150mg e uminaltrex50mg pelo valor alto estou com medo de comprar e ter as reações que a maioria tem e não da segmento com o tratamento como aconteceu uma vez que tentamos com Wellbutrin… no meu caso foi receitado pra compulsão alimentar e diminuir o consumo de álcool e assim perder peso !

  8. Olá a todos,

    Eu comprei a medicação Zetron XL 150mg + Uninaltrex 50mg (bupropiona + naltrexona), mas desisti do tratamento após 5 dias, pois meu foco não era emagrecimento e sim depressão + ansiedade. Moro em Brasília e se alguém se interessar, eu passo para frente a medicação, deixe seu e-mail como resposta.

  9. Estou com a receita mas tenho medo de tomar: naltrexona 5mg + bupropiona 50 mg + ocitocina 15 mg. To com medo das reações. Vcs acham essa dose muito alta? É para eu tomar só 1 x dia…

  10. Olá, no meu caso, o psiquiatra que receitou 1 comprimido de Zetron XL 150mg (Bupropiona) + 1/2 comprimido de Uninaltrex 50mg (Naltrexona) por dia pela manhã.
    Tomei por 2 dias e quero desistir do tratamento, pois senti muita náusea, tontura, não consegui comer, e nem dormir.
    Estou avaliando se insisto no tratamento, pois os efeitos colaterais são muito fortes.
    Alguém mais foi indicado esse tratamento para depressão + compulsão alimentar?
    Poderiam me dizer se esses efeitos colaterais persistem ao longo do tempo? Tenho consulta só mês que vem e não quero continuar com a medicação.

    • As náuseas geralmente ocorrem nos primeiros dias. Vc deve tá sentindo muito, pq sua dosagem do uninaltrex é alta. Faz contato com o médico, pra ver se pode diminuir.

      • Oi Alice!!! Eu tbm comecei a tomar esses dois medicamentos, fazem 2 dias mas sinto muita fome e náuseas… mas acho que é só nos primeiros dias… a médica me garantiu uma perda de peso com essa associação…
        Mas se vc não conseguir, eu quero sim… Maria Aparecida

    • olá, Eu tomo exatamente a mesma dosagem que você e na segunda semana todos os efeitos indesejáveis sumiram, insista mais um pouco porque é normal no início uma certa insonia e náuseas.

  11. Hoje é o terceiro dia de tratamento com 75 mg de bupropiona e 4 mg de naltrexona. Não senti absolutamente nada com essa medicação. Espero que eu consiga obter resultados…volto quando completar 15 dias de uso.

      • Eu comecei realmente tem efeito colaterais mas , tenho tolerância consigo levar ..eu perdi dois que em cinco dias estou bem animada estou só me adaptando assim que a tolerância for melhor vou pra academia!

  12. Hoje 11/06/2019,foi o meu primeiro dia tomando bupropiona e naltrexona, não senti nada.Quanto completa um mês vou falar o resultado. Se emagreci ou não.

  13. OLÁ PESSOAL COMO PROMETI ESTOU AQUI PARA CONTAR COMO ESTA SENDO MINHA EXPERIÊNCIA COM A MEDICAÇÃO BUPROPIONA E NALTREXONA….HOJE DIA 27/05/2019 25 DIAS APÓS O INICIO DO TRATAMENTO DE 120 KILOS PASSEI PARA 115 KILOS, NÃO SENTI NENHUMA REAÇÃO, DE VERDADE NADA GRAÇAS A DEUS… ESTOU MUITO FELIZ …

  14. COMECEI A TOMAR ESSE COMBINADO DE BUPROPIONA 150 MG COM NALTREXONA 8MG NO DIA 02/05/2019, NÃO SENTI NENHUMA REAÇÃO, ACREDITO QUE PARA CADA UM FAÇA UM EFEITO DIFERENTE, TOMO 01 CAPSULA AS 10HS E 01 AS 17HS… JÁ TIROU MINHA VONTADE DE COMER PÃO, DOCE, MACARRÃO,TENHO MUITA RETENÇÃO DE LIQUIDO,FICO MUITO INCHADA, ELE FAZ URINAR MUITO,A BOCA FICA SECA E AI É PRECISO TOMAR MUITA ÁGUA DE 80 KILOS PASSEI PARA 120 KILOS APÓS A MORTE DE MINHA IRMÃ, SOU MUITO ANSIOSA, E AGORA ME SINTO MAIS TRANQUILA , MUITO MAIS CALMA, ESPERO VOLTAR AQUI EM BREVE E RELATAR MINHA VITORIA…BJS A TODOS.

  15. Olá, comecei hoje a tomar o Bupropiona 150mg + Naltrexona 4mg, tenho 1,69 de altura e 92kg, preciso chegar aos 70kgs. Hoje tomei um compr após o café e estou me sentindo péssima… muito enjoo e tontura, uma sensação horrível. Espero que esses efeitos colaterais passem rapido.

  16. Comecei a tomar hj(sei q é um erro mas é automed), bupropiona150mg junto com natrexona 25mg por dia. Já tinha tomado antes a bup, mas associada a outros medicamentos, qnd decidi parar de fumar, em 2013 e perdi 8kg. Só q de uns tempos pra cá, engordei e não consigo emagrecer, devido a ansiedade.
    Nesse primeiro dia estou sentindo um mal estar com enjôo, porém suportável.
    Tenho 1,55m peso 62kg quero pesar 56kg no máximo. Daqui a 3 dias volto pra contar sobre o tratamento, pois depois passo a dose da bup para 300mg/dia

    • No terceiro dia passei a tomar a bupropiona 2x ao dia. Comecei a ter dificuldade pra dormir, então tinha dias q tomava só 1x por dia. Hj, com 22 dias perdi 2kg. Mas é importante falar, q estou seguindo uma reeducação alimentar (nada de dieta cheia de privaçao) e pratico atividade física.
      Daqui a 10 dias começo a reduzir a dosagem, pra finalizar o tratamento, e volto pra contar.

      • Já reduzi a dosagem. Estou tentando seguir com a reeducação alimentar sem ficar dependente da medicação. Nesses últimos 7 dias só perdi 0,500 kg.

        • Ei.. e aí? Perdeu quanto no total? Eu sou ex fumante também. Acabei engordando 6kg e tá osso…Me conta. Estou pensando em tomar algo para as bactérias do intestino também. Já ouvi que existe bactérias no intestino do ex fumante, que se iguala a dos obesos. Acredito, pq é dificil perder peso quando se para de fumar.

  17. Querem emagrecer de verdade, Venvanse 70mg, Lisdesanfetamina, a priore indicado para TDAH…mas emagrece 15 quilos em 20 dias, consultem seus Endocrinologistas

    • Esse medicamento não fez efeito algum para mim…sou muito ansiosa e estou tendo compulsão alimentar entre ele e muitos q ja foram receitados pela minha psiquiatra…último agora foi uninaltrex 50mg …onde também não senti nada. Desanimada.

    • Dr Paulo Boa noite!!! Sofro muito pra manter meu peso e tbm emagrecer… como posso marcar uma consulta ? Preciso emagrecer urgente,pois sofro muito com dor no joelho e nos pés devido meu excesso de peso. Agradeço e aguardo

      • Maria, não responda a este “doutor”.
        Observe que o nome dele é um trocadilho pornográfico…
        Eu tomo Zetron XL 300mg há alguns meses, consegui parar de fumar mas comecei a comer que nem uma draga, e engordei.
        O médico me passou Naltrexona 5mg (manipulada). Comecei a toma-la hoje, e estou sentindo MUITO ENJÔO. Muito mesmo. Mas como li aqui que é só nos primeiros dias, vou tentar continuar.

Publicidade