Bupropiona Emagrece? Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 09/02/2021

Emagrecer não é uma tarefa fácil, isso todos nós sabemos. A ajudinha de um estimulante ou remédio que intensifique a queima de gorduras sempre é tentadora e se torna uma motivação extra para diversas pessoas se manterem em sua busca pelo peso ideal. Dentre esses estímulos, afirma-se que bupropiona emagrece, mas será mesmo? Você sabe para que serve esse remédio e quais são seus efeitos colaterais?

É exatamente sobre isso que iremos entender e como ele pode agir em nosso organismo. Devemos refletir sobre os benefícios oferecidos pelos remédios, mas jamais podemos atentar apenas para os pontos positivos, dessa forma, abaixo você também poderá conhecer os pontos negativos do uso de bupropiona.

O que é bupropiona

Ele é um remédio utilizado para o tratamento contra o tabagismo. Ele reduz os impactos de dependência de nicotina e depressão. Afirma-se que tomar bupropiona emagrece, mas seu uso é muito mais conhecido para o tratamento de déficit de atenção e hiperatividade. Esse medicamento também é conhecido para reduzir os impactos de doença bipolar.

Efeitos da bupropiona

Os efeitos podem começar a serem notados apenas a partir da quarta semana de consumo. Seu efeito será gradativo, assim como também deve ser feito quando desejar interromper o tratamento. Mantenha a ingestão como foi recomendado pelo seu médico de confiança.

Como tomar bupropiona?

As dosagens recomendadas devem ser consumidas 3 vezes ao dia e preferencialmente nos mesmos horários. As ingestões devem possuir intervalos de pelo menos 6 horas.

Bupropiona emagrece?

Se afirmarem que o consumo de bupropiona emagrece, não acredite. Não há estudos que comprovem esse efeito em dietas e se você consumir esse medicamento junto com outros suplementos para perda de peso, ainda poderá ocorrer diversas reações prejudiciais à sua saúde. Consumir esse remédio junto com estimulantes como a cafeína e efedrina pode resultar em ataques inesperados.

Algumas pesquisas afirmam que ingerir bupropiona emagrece, mas os efeitos são meramente temporários, pois o próprio medicamento pode induzir à síntese de β-endorfina, a qual age bloqueando o poder sobre o apetite.

Dizer que bupropiona emagrece é um equívoco, ela pode beneficiar apenas de forma indireta ao emagrecimento, pois reduz um dos maiores inimigos da perda de peso, que é a ansiedade. Com a redução de ansiedade, a pessoa buscará menos alimentos para comer, assim, comendo menos, poderá emagrecer da forma esperada, mas comprometendo sua saúde. O remédio age diretamente no tratamento de depressão e oscilações de humor, as quais são muito comuns diante das restrições de alimentos em refeições.

Não faça uso de medicamentos antidepressivos para fins estéticos, priorize sua saúde e escolha métodos saudáveis e confiáveis para perder peso. Se você escolher consumir bupropiona para emagrecer, poderá obter diversos efeitos secundários e isso resultará em diversas consequências à sua saúde no futuro.

Efeitos colaterais

O consumo excessivo e a longo prazo pode resultar em convulsões. Não é recomendável tomar mais que 150 mg em uma dosagem única e nunca mais que 450 mg por dia. Também podem ocorrer dores no estômago, se você consumir o medicamento sozinho, sem alimentos para acompanhar a digestão.

O uso contínuo pode ocasionar insônias, deixar a boca seca, vômitos e náuseas.

Se você consumir a bupropiona de forma própria e sem recomendação médica, pode sentir dores articulares, dores de garganta, você também poderá sentir gostos estranhos, tonturas e sua visão poderá permanecer turva, além de constipação. Em caso desses efeitos colaterais, busque o médico que receitou o uso desse medicamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você utilizar o remédio sem acompanhamento médico, também poderá sentir dores no peito, desmaios, desequilíbrio nos batimentos cardíacos, dores de cabeça, zumbidos no ouvido e alterações mentais e de humor, como ansiedade, confusão e alucinações; não tome esse remédio de forma própria. O consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar a possibilidade de ocorrência de convulsões, não esquecendo também das possíveis reações alérgicas.

Contra indicações

O uso desse remédio é contra indicado se você estiver em tratamento com remédios sedativo, for dependente de drogas e álcool. Pessoas com diabetes, doenças cardíacas, problemas renais e no estômago devem evitar o consumo.

Se você possui histórico de transtornos psíquicos e pensamentos suicidas e casos de tentativas de suicídios na família, deve se manter longe do consumo de bupropiona. O mesmo vale para gestantes e mulheres em fase de amamentação. Idosos podem sofrer de forma intensa com os efeitos secundários desse remédio, como as tonturas e perda de memória, então é recomendável que eles não consumam bupropiona.

Acompanhamento médico

Não inicie o tratamento com bupropiona sem a indicação de um profissional da saúde. Jamais inicie o consumo de um medicamento sem a recomendação de um médico, pois o uso específico de bupropiona pode resultar em desequilíbrios em seu organismo, assim prejudicando sua saúde atual ou posteriormente.

Converse com profissionais da saúde, esclareça suas dúvidas e busque todas as alternativas saudáveis antes de adotar o consumo de remédios que podem oferecer consequências graves ao seu estado de saúde. Não há benefício em ter um corpo perfeito, porém repleto de efeitos secundários devido ao uso indevido de medicamentos.

Dieta

A bupropiona pode favorecer à perda de peso, mas é indispensável uma dieta equilibrada. Você precisa se adequar a um plano alimentar funcional e adequado para que você não passe fome e se comporte da melhor forma possível em seu processo de emagrecimento.

Escolha alimentos saudáveis e que possam contribuir para a queima de gorduras mais eficiente, lembre-se que emagrecer não é resultado de um processo temporário, você deverá adotar hábitos saudáveis para sua rotina não só temporariamente. Sua dieta deve ser adequada para toda sua vida.

Exercícios físicos

Você sempre deve optar pelas formas mais naturais para emagrecer, então antes de buscar uma forcinha extra com remédios, busque praticar hábitos saudáveis e que induzam à intensificação da queima de calorias em seu corpo. Pratique exercícios físicos e estenda os benefícios à sua saúde e condicionamento físico.

Onde comprar

A bupropiona pode ser comprada em farmácias e só pode ser adquirida após a apresentação de pedido médico, pois sua concentração deve ser adequada aos casos, para que seja consumida de forma mais segura e garantindo mais eficiência ao tratamento.

Você conhece alguém que já tenha se medicado com bupropiona? Essa pessoa realmente teve efeitos no seu peso por causa do remédio? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (843 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

126 comentários em “Bupropiona Emagrece? Para Que Serve e Efeitos Colaterais”

  1. Ana
    16/12/2019
    Estou tomando Orlistat pra emagrecer e Bupropiona, mas estou tendo insonia, dor de cabeça, ja tomei por um mes emagreci 2ks e o medico receitou novamente.espero que a Insonia passa pois é horrivel ficar a noite acordada

  2. Eu sou a única que estou tomando bupropiona e não emagreço poxa vida já tem 31 dias que estou tomanda estou dando um por dia

    • Boa noite, tenho síndrome do pânico, minha. Médica passou ansitec 5 mg duas vezes ao dia de manhã e a noite e bupropiona 150, mg de manhã, vou começar amanhã. Estou com um pouco de receio pois não conheço essas medicação. Volto para relatar minha experiência.

    • Boa noite, meu psiquiatra passou ansitec para ansiedade e bupropiona para ajudar emagrecer, pois engordei muito depois que descobri que era ansiedade. Alguém já tomou essas medicação juntas

  3. Comecei hoje com bup pra ansiedade mas a boca fica muito seca não sei se vou continuar gostaria de emagrecer será que vale a pena, também deu insônia agora são 01:33 e estou acordada

  4. Estou a 2 meses sem fumar tomando um comprimido pela manha de 150 mg. Nao emagreci mas perdi medidas e não perdi o apetite, pelo contrário rsrs. Na primeira semana usei o adesivo nickitin mais o Bup.

    • Boa noite, a médica me passou bupropiona ação prolongada eu tenho muita ansiedade e na bula diz quem tem ansiedade não pode tomar,porém relatei pra psiquiatra sombre minha ansiedade mesmo assim ela me receitou,ansitec e bupropiona , agora estou com medo de tomar, alguém já tomou para ansiedade?

  5. Eu tomo dois ao dia para evitar o cigarro. Desde 26 de fevereiro venho nessa guerra diária;hj faz 6 dias q não coloco cigarro na boca mas não é o remédio q faz a diferença e sim a força de vontade;tem que ter muita força de vontade apenas ela fará parar de fumar. Quanto a perca de peso não emagreci porém parece q perdi medidas mas o peso tá o mesmo. O medicamento tira a fome então se parar com o tabaco será ótimo pois não vamos engordar. Mas apenas a força de vontade este é único remédio q faz parar o cigarro.

  6. Bom dia!
    Tenho 29 anos e o médico me receitou Bupropiona para parar de fumar e ansiedade, mas não vou fazer o tratamento cfme ele indicou (2 cp ao dia) vou tomar apenas 1 pois tenho muito medo dos efeitos colaterais e reações adversas q podem me dar. Alguém pode me dizer se teve muitos efeitos ou reações?

  7. Eu estou tomando, E em 1 semana já perdi 8 kilos, Paraíba de beber, fumar, Me sinto muito bem, Agora Estou Bebendo água Muita quantidade, Mais Eu já bebia mesmo, Para mim, Foi Um Ótimo Remédio que meu Psiquiatra, Receitou. Estou muito Satisfeita.

    • Este remédio foi santo em minha vida !! Larguei o cigarro após 14 anos . Parei de fumar sem crises de ódio lkkkk e tomava só uma bandinha de manhã . Resolvi o cigarro porém engordei 9 m voltarei a tomar neste mesmo processo de pedacinho pra controlar a ansiedade e equilibrar este peso. Muito bom remédio

  8. Boa tarde, passei em consulta hoje com a endocrinologista e ela me receitou bupropiona para emagrecer, estive consultando a bula e fiquei com medo de tomar,ela me deu receita para quatro caixas de remédio,o que você me diz?

    • Conseguiu emagrecer? A médica me passou e comecei hj. Estive meio sem apetite. Mas tenho pouca vontade de comer

    • Meu médico também me receitou ele pra emagrecer, eu estou com medo de tomar, porque pela busca na internet esse medicamento não foi feito pra emagrecer. Eu tenho compulsão alimentar por isso meu médico passou.

Publicidade