Topiramato emagrece mesmo? Análise completa

atualizado em

Descubra se é verdade que o topiramato emagrece, para que serve esse medicamento e os possíveis efeitos colaterais de seu consumo.

Descoberto nos Estados Unidos em 1979, o topiramato é um medicamento que pode ser usado tanto sozinho quanto com outros remédios, podendo ser indicado pelos médicos para o tratamento de pessoas epiléticas.

O remédio também é utilizado por pessoas que costumam ter convulsões e/ou são portadoras da síndrome Lennox-Gastaut (uma doença que causa convulsões e problemas de desenvolvimento). Além disso, topiramato é utilizado para tratar dores de cabeça/enxaquecas e pacientes alcoólatras.

Muitos pacientes relatam que Topiramato os ajudaram a emagrecer e acabam por indicá-lo a outras pessoas, de forma errônea. Será que Topiramato emagrece? Quem pode consumi-lo e quais são seus efeitos colaterais?

Topiramato emagrece?

O topiramato não é um medicamento indicado para tratamento de obesidade. Sua principal função é prevenir convulsões e enxaquecas em pessoas que sofrem com isso frequentemente. Porém, existem teorias que explicariam por que o remédio pode favorecer a perda de peso:

  • Perda de sensibilidade do paladar: Um dos efeitos colaterais do remédio é a mudança de sensação do paladar devido à redução da saliva. Em alguns pacientes, essa mudança severa pode levar à diminuição do prazer na alimentação, levando à perda de peso;
  • Reduz a ansiedade por comida: Estudo publicado pela Associação Americana de Diabetes sugere que o topiramato é responsável por diminuir a ansiedade por chocolate. Esse estudo foi confirmado com outro estudo publicado em 2010 pela Experimental and Clinical Endocrinology & Diabetes que concluiu que a substância reduz os níveis de grelina no organismo, o hormônio da fome;
  • Outras teorias:
    • A Associação Americana de Diabetes ainda apontou que o remédio pode agir na glicose do sangue e na secreção de insulina, gerando a perda de peso através da utilização da energia armazenada no organismo. Este processo é similar a como as dietas proteicas ajudam a emagrecer, em que corpo queima os estoques de gordura corporal, como primeira fonte de combustível.
    • Além disso, pacientes relatam que topiramato emagrece por diminuir drasticamente o apetite, principalmente no período da noite.

Efeitos colaterais do topiramato

Em pacientes jovens e adultos, é comum ocorrer algumas reações adversas, como:

  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Nervosismo;
  • Ataxia;
  • Fadiga;
  • Alterações do raciocínio;
  • Distúrbios de fala/visão (miopia aguda e glaucoma agudo);
  • Dificuldade de memorização;
  • Confusão mental;
  • Anorexia;
  • Náusea;
  • Perda de peso;
  • Distúrbios de linguagem;
  • Distúrbios de concentração;
  • Depressão, dores abdominais;
  • Alterações de humor;
  • Alteração do paladar;
  • Dentre outras.

Outro problema associado ao Topiramato é o de cálculo renal. A eliminação desse medicamento pelo corpo ocorre por via renal, por isso há muitos incidentes desse efeito colateral. A bula do remédio aconselha que o paciente beba bastante água durante o tratamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Conclusão

Usar um medicamento para um objetivo ao qual ele não foi desenvolvido é algo bem perigoso. Portanto, só use topiramato quando o médico indicar, obedecendo sempre todas as instruções do profissional quanto à dosagem, frequência de uso e duração do tratamento.

Se deseja emagrecer, faça isso de maneira saudável: por meio de uma reeducação alimentar, aliada à prática de atividades físicas.

Para maiores informações, consulte a bula do remédio no site da Anvisa.

Fontes e Referências Adicionais

Você conhece alguém ou mesmo já tomou Topiramato? Qual era o motivo, e quais foram os efeitos aparentes em relação ao peso? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

29 comentários em “Topiramato emagrece mesmo? Análise completa”

  1. O psiquiatra receitou-me topiramato por ter compulsão alimentar, excesso de peso 106 kg para 1,55 de altura e glicemia alta 109. Já perdi 3kg mas não tomei o medicamento. Estava a pensar tomar pois tenho muito fome á noite.

    Responder
  2. Tomo topamax há uns anos por causa das enxaquecas. Tenho peso a mais. Não noto que tenha emagrecido a conta do topamax. Tive bastantes efeitos secundários ao tomar este medicamento mas infelizmente a perda de peso não foi um deles…

    Responder
  3. A minha médica receitou-me, hoje, Topiramato para comer menos quantidades de comida. Durante os primeiros 15 dias 25 MG. Depois começo com 50 MG. Mas depois de ler a indicação do medicamento fiquei perplexa. Nunca tive epilepsia nem enxaqueca agora estou com medo…

    Responder
  4. Minha endocrinologista me receitou o Topiramato para tratar obesidade… Comecei ontem, agora tenho que aguardar os resultados…

    Responder
  5. Estou tomando topiramato há 10 dias, sinto formigamentos, e ansiedade, tenho TAG, e pânico, estou tomando para compulsão alimentar, porém não está adiantando nada, continuo sentindo muita fome!

    Responder
  6. Sim eu mesmo tomo desde de janeiro perdi 27 quilos junto ao tratamento da perda de peso receitadonoelk médico junto com o subtraída de 15 miligramas os 2 juntos topiramato de 50 miligramas me dou muito bem olha fui inventar de timar só o subtramina quase enlouqueço não dá tem que ir como o médico indica hoje me vejo mais calma sofro de ansiedade ao extremo e com esse remédio está me ajudando a me controlar não tomem por contra própria

    Responder
  7. Eu tomava o bup pra emagrecer,sob prescrição médica , mas como toda mulher nunca estamos satisfeitas pedi pro médico trocar , ele receitou o topiramato mas esqueceu de avisar que ele corta o efeito do anticoncepcional, resultado minha perca de peso hoje é um lindo maravilhoso menino de 2 anos.kkkk

    Responder
  8. Uso topiramato no tratamento para enxaqueca e reduz drasticamente a vontade de comer doces. Talvez esse seja o motivo da redução de peso.

    Responder
  9. A médica me passou topiramato para compulsão alimentar, porque fico arrancando os cabelos será só que tô com medo de tomar porque vi quw é pra convulsão!

    Responder
  10. Claudia, eu conversei com meu endócrino na ultima consulta. Realmente ele é para enxaqueca, e a sibutramina causa uma dorzinha de cabeça. Porém ele me explicou que me receitou, porque o topiramato diminui a ansiedade e o desejo por consumir doces.

    Responder
  11. Boa tarde. Fui ao endócrino e ele receitou topiramato, sibutramina e orlistat.
    Em duas semanas perdi 4 quilos, porém me sinto bem fraca, mas fiz os exames e descobri que estou com deficiência de vitamina D25. Estarei retornando para que ele me reavalie. Quanto ao topiramato, confesso que estou tomando mas não me sinto bem. Se após iniciar o tratamento com as vitaminas não passar esse cansaço, vou parar de tomar ele. Continuar apenas com a sibutramina e orlistat.

    Responder
      • Comecei a tomar uma ao dia durante uma semana, era para tomar duas, mas eu ficava com muito sono. Achei que era por conta da segunda dose, porém não era. Comecei a tomar a vitamina D e passou a dor no corpo, canseira e comecei a tomar topiramato duas vezes ao dia. Um comprimido de manhã, junto a sibutramina e outro as seis da tarde. O mal estar passou.

        Responder
      • Priscila eu tomo a noite mas queria tomar de dia meu médico prescreveu a de 100 mg pq tenho enxaqueca e tbm para emagrecer será que posso dividir em duas tomadas de 50 pq aí dia fico acabada

        Responder
  12. Perdi 60 kilos com controle de alimentação acompanhado de nutriçionista esportivo e academia não existe milagre ,reducacao alimentar e atividade física.

    Responder
  13. Estou tomando topiramato e Victoza e confesso que estou passando bem mal com esses dois medicamentos ….a perda de apetite e tbm um enjoo horrível no período de tarde e noite … mas tenho conseguido perder peso e controle minha enxaqueca !! Gostaria de saber se esses sintomas de enjoo e má digestão vão passar com o tempo ?

    Responder
    • Estou tomando victoza e topiramato mais me sinto mal tbm porém com a victoza perco peso e topiramato comecei agora esperando que passei a minha enxaqueca e me faça perde peso tbm.

      Responder
  14. Meu endocrinologista receitou topiramato, para emagrecer,mas tenho síndrome do Pânico será que posso tomar

    Responder
  15. Minha filha toma topiramato há seis meses por causa de enxaqueca severa, ela já perdeu muito peso e se ela parar de tomar ela sente muita dor de cabeça e vai parar no hospital. Já foi em vários médicos e todos dizem que ela precisa ganhar peso, mas não resolvem nada. O que fazer para ajudá-la? Ela precisa ganhar peso, porém não pode parar de tomar topiramato.

    Responder
  16. Eu conheci uma colega de trabalho q emagreceu 20 kg usando sibutramina e topiramato, porém já tinha tomado só a sibutramina sem sucesso.
    Comecei a tomar sibutramina 15 mg e topiramato 50 mg,espero conseguir emagrecer, pois nem todos tem o mesmo resultado.

    Responder