Intertrigo: o que é, sintomas, causas e tratamento

publicado em

O intertrigo é uma inflamação que atinge as dobras da pele e costuma aparecer na forma de uma erupção avermelhada. A condição pode afetar quaisquer áreas da pele que tenham contato próximo um com a outra e que costumam estar úmidas.

É comum encontrar o intertrigo em regiões como dobras do pescoço, as axilas, entre e abaixo das mamas, entre as dobras da barriga, entre as nádegas, na área genital, na parte interna das coxas e entre os dedos.

Os bebês são especialmente vulneráveis ao intertrigo porque possuem uma pele delicada e geralmente têm mais umidade na pele, já que costumam babar e usam fraldas.

Neles, a inflamação é comum nas nádegas ou na região da virilha (assaduras), entre as dobrinhas dos seus pescoços e nas dobrinhas dos seus braços e pernas.

No entanto, é possível ter intertrigo em qualquer idade. Pessoas com obesidade, diabetes e/ou um sistema imunológico enfraquecido devido a uma doença ou medicamento têm mais chances de desenvolver a condição.

Além disso, quem usa talas ou cintas, tem próteses de membros (membros artificiais) e/ou é exposto a altas temperaturas e umidade também está mais propenso a sofrer com a inflamação.

Sintomas

Intertrigo
Intertrigo / Reprodução: via Wikipedia

Os sintomas do intertrigo podem variar conforme a severidade do quadro e o fato de haver uma infecção ou não. Os primeiros sintomas da condição sem a presença de uma infecção podem incluir:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Uma erupção relativamente simétrica, de coloração vermelha ou marrom-avermelhada com pequenas protuberâncias em uma área onde a pele entre em atrito com ela mesma
  • Coceira e/ou ardor
  • Desconforto ou dor

Se não há tratamento nas primeiras fases da inflamação, os seguintes sintomas podem aparecer:

  • Rachaduras ou fissuras na pele
  • Pele escamosa e com crostas
  • Sangramento ou gotejamento na pele

Já os sintomas de um intertrigo com infecção incluem:

  • Mau cheiro na pele
  • Protuberâncias com pus na pele
  • Protuberâncias elevadas e macias na pele

Ao perceber os sintomas de intertrigo é importante procurar ajuda médica para tratar o problema. O cuidado médico precisa ser imediato quando houver sintomas de infecção, pois uma infecção pode gerar complicações sérias quando não tratada.

Causas

O intertrigo é causado pela fricção da pele contra ela mesma, ou seja, quando uma parte da pele se esfrega ou entra em atrito com outra parte da pele. A condição é intensificada pelo calor e pela umidade.

A falta da circulação de ar, o suor, a urina e as fezes também podem contribuir com o intertrigo. A condição não é contagiosa, o que significa que você não pega intertrigo de alguém ou passa a inflamação para outras pessoas.

Os tipos de intertrigo

O intertrigo por si só não é uma infecção, é uma condição inflamatória que afeta a pele. No entanto, ele pode levar a uma infecção fúngica ou bacteriana, que é chamada de infecção secundária. 

  Continua Depois da Publicidade  

Em muitos casos de intertrigo, o dano sofrido pela pele gera um ambiente propício para que bactérias e/ou fungos que estão normalmente presentes na superfície da pele cresçam em excesso. 

Esse crescimento excessivo de bactérias ou fungos dispara o sistema imunológico a dar uma resposta, que resulta em uma inflamação secundária e em uma erupção visível. Se o crescimento dessas bactérias ou fungos for grande o suficiente, ele pode causar a já citada infecção secundária.

A infecção do fungo Candida é a causa mais comum de infecção secundária associada ao intertrigo. É o chamado intertrigo candidiásico, que é classificado como um dos tipos da condição. Conheça os outros tipos de intertrigo na lista abaixo:

  • Intertrigo agudo: Quando a condição apareceu recentemente
  • Intertrigo recorrente: Quando a pessoa tem casos recorrentes de intertrigo com o passar do tempo
  • Intertrigo crônico: Quando o caso de intertrigo dura seis meses ou mais
  • Intertrigo simples ou sem complicação: Quando o intertrigo não provoca uma infecção
  • Dermatite de fralda: É a assadura ou intertrigo que atinge os bebês
Intertrigo
Intertrigo abaixo das mamas / Reprodução: via Springer Science

Tratamento

Para casos leves em que não há uma infecção, o médico pode recomendar que o paciente mantenha a área afetada seca, limpa e fresca. 

Há ainda os casos em que o profissional de saúde pode indicar o uso de antitranspirantes na forma de pó, desodorantes ou pomadas para evitar o acúmulo de umidade ou de pomadas corticoides para diminuir a inflamação, vermelhidão e coceira na área atingida.

Já se houver uma infecção, o médico poderá prescrever antifúngicos ou antibióticos na forma de pomada ou de medicamento oral.

  Continua Depois da Publicidade  
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar da infecção chamada intertrigo? Já teve o diagnóstico? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário