Conheça a melhor vitamina para cabelos fracos e quebradiços

Especialista da área:
atualizado em 17/06/2021

Quem nunca passou por um bad hair day? São aqueles dias em que o cabelo não fica bom de jeito nenhum. Assim, algumas pessoas optam por prender o cabelo para disfarçar. Já outras recorrem a receitas de hidratação caseira para os fios.

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Mas quando os cabelos ficam quebradiços e fracos por um bom tempo, isso pode ser sintoma de que algo mais sério pode estar acontecendo com a saúde dos fios.

Os problemas capilares podem ter diferentes origens, como estresse e outros problemas de saúde. Mas sabia que cabelos sem força, quebradiços, mais ralos e com dificuldades para crescer podem ter uma associação com a deficiência de algum nutriente?

Especificamente, a carência de biotina (vitamina B7). Isso porque os cabelos são basicamente compostos pela proteína queratina e a biotina interfere diretamente na produção e na disponibilidade desta proteína.

Assim, acredita-se que a suplementação de biotina ajuda indiretamente a aumentar a produção de queratina e, consequentemente, a melhorar a saúde dos cabelos.

Onde a biotina está presente?

Alimentos com biotina

No entanto, antes de sair correndo atrás de um suplemento de biotina, saiba que a vitamina está presente em alimentos de fácil acesso no dia a dia.

Por exemplo, gema do ovo, oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim), carnes de vísceras (fígado e coração) e leguminosas (feijões, grão-de-bico, ervilha, lentilha). Conheça ainda outros alimentos ricos em biotina.

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Assim, quem tem uma alimentação variada certamente possui boas doses de vitamina B7 no organismo. No entanto, algumas pessoas seguem dietas restritivas, o que possibilita desenvolver uma ou mais deficiências de vitaminas e minerais, inclusive de biotina.

Como saber se eu preciso de suplemento de biotina?

Se você não consegue ter uma dieta variada com a presença dos alimentos com biotina e percebeu que os seus cabelos andam fracos e quebradiços, o suplemento pode ser uma opção. Mas antes de comprar o produto você precisa consultar o médico ou nutricionista.

Não apenas para saber confirmar se o suplemento de biotina é realmente adequado para você, mas também para entender qual a dosagem eficiente e segura que você deve utilizar do produto.

Nem sempre a vitamina será a solução

Cabelo

Lembra que falamos lá em cima que problemas capilares podem ter várias causas? Então, a biotina só poderá ser útil quando o problema com os cabelos tiver sido provocado pela deficiência da vitamina.

Assim, para ter certeza do que realmente pode estar por trás dos seus problemas capilares, o ideal é que você procure a ajuda profissional. De preferência de um dermatologista, especialmente para os casos mais sérios.

A consulta com o profissional é a melhor forma de garantir que não gastará dinheiro com algo que não vai ajudar e de assegurar que não está deixando de tratar a real causa do problema.

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Não vá embora sem conferir o vídeo em que a nossa nutricionista também apresenta a vitamina que pode ajudar os cabelos fracos e quebradiços:

O que você faz quando seus cabelos estão fracos e quebradiços? Conte para nós nos comentários!

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Dra. Patricia Leite
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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