Bucho de boi engorda? É saudável? Calorias e dicas

Especialista da área:
atualizado em 16/10/2021

Antes de saber se o bucho de boi engorda, precisamos conhecer o que é esse alimento, suas propriedades e onde ele pode ser utilizado.

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O bucho bovino é composto principalmente pelas duas primeiras porções do estômago do animal, conhecidas pelo nome de rúmen e retículo.

Ele serve como uma boa fonte de proteínas, além de possuir em sua composição outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como fósforo e potássio.

Na culinária, o bucho de boi pode ser utilizado em receitas como dobradinha, ensopado, cozido acebolado, ao molho, empanado, frito, refogado e acompanhada de ingredientes como batatas, polenta, bacon, linguiça e até mesmo como petisco, por exemplo.

Mas será que bucho de boi engorda? Será que o seu consumo é benéfico à nossa saúde? Confira abaixo as informações nutricionais deste inusitado alimento para que você possa ter um melhor controle da sua ingestão calórica diária e assim evitar exageros na dieta.

Calorias do bucho de boi

bucho de boi

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) da Unicamp, uma porção de 100 g de bucho de boi cozido possui 127 calorias, o que nos leva a concluir que o valor calórico deste alimento não é tão elevado, não é mesmo? Entretanto, se o consumo for exagerado, essa história já muda de figura.

Se você é do tipo de pessoa que adora esse prato, dificilmente irá se contentar em comer apenas uma pequena porção cozida deste alimento. Uma porção de 300 g do bucho de boi, por exemplo, contém 381 calorias. Isso sem contar que uma receita de bucho de boi é preparada com diversos temperos, condimentos e acompanhamentos, que irão adicionar calorias à receita final.

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Portanto, para quem deseja e/ou necessita emagrecer ou, no mínimo, não quer engordar, o ideal é consumi-lo com moderação.

A questão do sódio e o bucho de boi

Uma porção de 100 gramas de bucho de boi possui 217 mg de sódio. Ainda que o corpo humano necessita do sódio para o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), os adultos saudáveis devem consumir menos do que 5 gramas de sal diariamente (o que equivale a 2 gramas de sódio), sendo que indivíduos com pressão arterial elevada e outras condições de saúde precisam consumir quantias ainda menores do que essas.

Já a Associação Americana do Coração recomenda que os adultos limitem a sua ingestão de sódio para 1,5 g do nutriente por dia.

A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos alertou que um dos problemas provocados pelo excesso de sódio é a retenção de líquidos, o endurecimento dos vasos sanguíneos (arteriosclerose), hipertensão, ataque cardíaco, AVC e insuficiência cardíaca.

Além disso, o consumo exagerado deste mineral também está associado ao desenvolvimento da diabetes.

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O bucho de boi e o colesterol

Apesar de possuir nutrientes benéficos ao nosso organismo, o bucho do boi contém um alto teor de colesterol. A cada porção de 100 gramas deste prato, são encontrados 244 mg de colesterol.

O excesso de LDL em nossa corrente sanguínea favorece o surgimento de doenças cardiovasculares porque ele se deposita na parede interna das artérias e gradualmente vai formando uma placa chamada ateroma. Estes ateromas vão aos poucos obstruindo as artérias e podem acabar causando infarto agudo do miocárdio e AVC.

Tome cuidado com a dieta como um todo

É importante compreender que não é o consumo de um único alimento que irá provocar a perda, a manutenção ou a elevação do peso, e sim toda uma dieta.

Para evitar engordar, é fundamental que toda a alimentação seja equilibrada, nutritiva, controlada e saudável.

Algo que ajuda neste sentido, especialmente para que tem dificuldades em seguir uma dieta dentro desses parâmetros descritos, é contar com o apoio de um nutricionista, que é capacitado para indicar um regime que ajude a atingir os objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar apropriadamente.

Como fazer – Receita de bucho de boi

Bucho de boi

Ingredientes:

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  • 1 kg de bucho de boi limpo;
  • 2 limões;
  • 2 colheres de vinagre;
  • Alho pilado com sal a gosto;
  • Corante a gosto;
  • Cominho a gosto;
  • Pimentão a gosto;
  • Cebola a gosto;
  • Tempero verde a gosto;
  • Água.

Modo de preparo:

Depois de limpar o bucho de boi, corte-o em pedaços pequenos e leve para ferver em uma panela com água e vinagre; Escorra o bucho e leva outra vez para ferver, desta vez com água e limão e escorra; Após, leve novamente o bucho ao fogo em uma panela com água, alho, cominho e corante e deixe cozinhar durante 30 minutos;

Desligue o fogo, adicione o restante dos ingredientes para o tempero e leve ao fogo outra vez para pegar sabor. Desligue o fogo e servir o bucho de boi quente.

Informação nutricional

Consulte a tabela abaixo para análise detalhada de todos os nutrientes contidos no bucho de boi, em uma porção de 100 gramas:

ComponentePor 100 g
Calorias127 kcal
Carboidratos0 g
Proteína21,5 g
Colesterol244 mg
Fibra Alimentar0 g
Folato2,99 mcg
Niacina2,17 mg
Ácido graxos saturados2,39 g
Lipídios4,48 g
Vitamina B120,48 mcg
Vitamina E0,06 mg
Sódio217 mg
Potássio69,5 mg
Cálcio13,3 mg
Cobre0,05 mg
Ferro0,58 mg
Magnésio7,38 mg
Selênio40,1 mcg
Zinco2,48 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) da Unicamp

Você já imaginava que o bucho de boi engorda se consumido em excesso? Costuma comer esse prato com frequência? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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5 comentários em “Bucho de boi engorda? É saudável? Calorias e dicas”

  1. Achei importante as explicações. Gosto muito de bucho, somente eu como na minha casa,fiz estou comendo todo dia. Sinto que é bem melhor q carne me sinto leve. Como somente umas 100 gramas. Não coloco linguiça.

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