Artralgia: o que é, causas, sintomas e tratamentos

publicado em

Artralgia é o termo médico usado para se referir à dor sentida em uma articulação do corpo.

Apesar desse nome ser pouco conhecido, é um tipo de dor bastante comum e que ocorre juntamente com um comprometimento articular, que pode ser uma simples restrição de movimento ou incapacidade completa de mover determinada articulação. 

Na clínica, a artralgia é classificada em aguda ou crônica. A artralgia é dita aguda, quando a dor e os sintomas associados duram alguns dias. Na artralgia crônica, os sintomas permanecem presentes durante meses a anos, podendo haver períodos de remissão (sem dor) e de recorrência, ou seja, de manifestação sintomática. 

Veja quais são as possíveis causas de artralgia, os sintomas associados à dor, como é feito o diagnóstico dessa condição e como ela pode ser tratada. 

Possíveis causas da artralgia

Dor na articulação do dedo
A gota é um tipo de artralgia, além de outras condições

A artralgia pode ser causada por várias doenças que afetam uma ou várias estruturas que constituem uma articulação: 

  • Osteoartrite: mais conhecida como artrose, é uma doença provocada pelo desgaste da cartilagem articular e pode causar, como consequência, alterações ósseas, como os osteófitos, popularmente chamados de bicos de papagaio
  • Gota: é um tipo de artrite, ou seja, compreende um processo inflamatório em uma articulação. Essa inflamação é desencadeada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que leva ao depósito de cristais de monourato de sódio em uma ou mais articulações. Veja quais são os sintomas típicos de gota
  • Doenças inflamatórias autoimunes: doenças crônicas causadas pela ação do sistema imunológico contra os tecidos do próprio organismo. Quando esse ataque autoimune ocorre nas articulações, elas ficam inflamadas. A artrite reumatoide, a artrite psoriática, o lúpus eritematoso sistêmico e a espondilite anquilosante são exemplos dessas doenças. 
  • Doenças infecciosas virais: infecções virais como a dengue, chikungunya, hepatites e, também, infecções bacterianas, como a gonorreia, podem ter como um de seus sintomas a dor nas articulações (artralgia). 
  • Traumatismos: lesões físicas também podem provocar artralgia no local afetado. 

Qualquer condição que afete o osso, a cartilagem, a membrana sinovial, os ligamentos ou os tendões pode provocar artralgia, pois todas essas estruturas estão presentes em uma articulação. 

Sintomas da artralgia

A artralgia, por si só, já configura um sintoma, o de dor na articulação. 

  Continua Depois da Publicidade  

Como esse tipo de dor é causada por processos inflamatórios, a articulação dolorida também pode ficar quente, inchada e com a pele avermelhada. 

Além disso, a pessoa pode ficar com o movimento da articulação restrito ou até ficar completamente incapaz de movê-la. 

Nas doenças articulares, como osteoartrite, artrite reumatoide e gota, a artralgia tende a ser mais intensa durante a execução de um exercício físico ou até mesmo das atividades cotidianas, em casa ou no trabalho. 

Normalmente, a dor melhora com repouso mas, em alguns casos, ela pode ser constante.

Uma característica importante da artralgia é que ela pode causar dor referida. Por exemplo, a artralgia que afeta a articulação do quadril, pode provocar dor referida no joelho. Por isso, pode ser difícil identificar o local exato de origem da dor. 

Caso a artralgia permaneça muito tempo sem tratamento, ela pode causar algumas consequências, como deterioração física, aumento da restrição de movimento e perda da força. 

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque, como a pessoa sente dor ao movimentar a articulação, ela passa a evitar, o máximo que consegue, qualquer movimento que recrute tal articulação. Com isso, ela vai ficando cada vez mais deteriorada e enfraquecida. 

Diagnóstico da artralgia

O diagnóstico da artralgia começa com um exame físico, no qual o médico ou médica poderá fazer uma pressão de intensidade variada na articulação possivelmente lesionada ou inflamada. 

Pode ser que você tenha que fazer apenas o movimento natural da articulação ou alongá-la, para verificar qual o grau de limitação do movimento. 

Em alguns casos, o que se observa é o contrário: um aumento da amplitude do movimento. Nesses casos, a artralgia é quase sempre causada por uma ruptura ligamentar. Veja o que são ligamentos e os tipos de lesão que podem sofrer.

O médico ou a médica também observa se há sinais visíveis de inflamação, que são pele avermelhada, quente e inchada. 

Quando há um quadro crônico de artralgia, é possível que o médico ou a médica identifique alguma deformidade articular ou um crescimento ósseo anormal. 

  Continua Depois da Publicidade  

Essas alterações são observadas por meio de imagens geradas em exames, como a radiografia, a ressonância magnética e a tomografia computadorizada. 

Assim, esses exames podem revelar: 

  • Deformações nas articulações
  • Perda cartilaginosa
  • Ruptura de ligamentos
  • Aumento do líquido sinovial, que promove o inchaço da articulação 

Existem casos em que se retira uma amostra do líquido sinovial, para analisar se há presença de bactérias que possam estar causando uma infecção ou se há cristais depositados na articulação. 

Por fim, em alguns casos é preciso fazer exames de sangue para verificar a presença de marcadores inflamatórios, que são substâncias que indicam a ocorrência de uma inflamação no organismo. 

Tratamentos da artralgia

Remédios
Medicamentos de diversas classes podem ser usados no tratamento

Em primeiro lugar, é preciso identificar e tratar a causa da dor nessa articulação.

Quando existe um desgaste em uma cartilagem articular ou algum outro dano na articulação, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para limpar essa articulação e, em alguns casos, substituí-la por uma prótese. 

Em casos de ataque autoimune, a doença de base precisa ser tratada com os medicamentos específicos, que podem ser da classe dos imunomoduladores ou imunossupressores, que controlam a atividade anormal do sistema imunológico, prevenindo as reações inflamatórias. 

Nos casos de infecções bacterianas, o tratamento requer o uso de antibióticos para combater a bactéria causadora do problema. Quando a infecção é de origem viral, não há um medicamento capaz de combater o vírus, então o tratamento consiste em analgésicos para controlar a dor, repouso e reforço da hidratação.

A artralgia, em si, é tratada com analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides, que são capazes de aliviar a dor e os outros sintomas típicos de inflamação. Em alguns casos, se faz a imobilização da articulação, com tala ou tipoia, por um determinado período de tempo. 

Além dos tratamentos medicamentosos, a fisioterapia e a estimulação nervosa transcutânea (TENS) podem ajudar a pessoa a recuperar a amplitude e a força dos movimentos, além de ajudarem também com a dor.

Fontes e referências adicionais

Você já sentiu dor em alguma articulação do seu corpo? Conseguiu identificar e tratar a causa da dor? O que você fez ou tomou para aliviar sua artralgia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário