5 bebidas perigosas para diabetes – Cuidados e dicas

atualizado em

Quem tem diabetes sabe que precisa tomar bastante cuidado com a alimentação e seguir uma dieta adequada para a condição, sob a orientação do médico e do nutricionista.

Mas, esse cuidado não inclui apenas aquilo que se come. É preciso ficar atento também às bebidas, já que algumas delas podem ser perigosas e prejudicar o controle dos níveis de açúcar no sangue. Conheça cinco delas na lista abaixo.

1. Bebidas adoçadas com açúcar

Parece meio óbvio, mas nunca é demais lembrar que o açúcar interfere diretamente nos níveis de açúcar no sangue, já que com o seu índice glicêmico bastante alto, ele é absorvido muito rapidamente.

O índice glicêmico é um valor atribuído aos alimentos com base na velocidade com que eles causam aumentos nos níveis de glicose no sangue após serem consumidos. Os alimentos com índice glicêmico baixo tendem a liberar a glicose de maneira lenta e estável, já os que têm índice glicêmico alto liberam a glicose rapidamente.

Recomenda-se que as pessoas com diabetes recorram aos alimentos com baixo índice glicêmico, pois a liberação rápida de glicose dos alimentos de alto índice glicêmico gera picos nos níveis de açúcar no sangue. Por outro lado, a liberação lenta e estável de glicose dos alimentos de baixo índice glicêmico ajuda a manter um bom controle das taxas de glicose no sangue.

Além de não colocar açúcar em bebidas como café, sucos e chás feitos em casa, é preciso tomar cuidado com as bebidas industrializadas como refrigerantes, ice tea e sucos industrializados.

As bebidas eletrolíticas, que servem para repor sais minerais e que algumas pessoas tomam para acompanhar os treinos na academia, também exigem cuidado porque contêm bastante glicose. Inclusive, os isotônicos fazem parte do grupo das bebidas eletrolíticas.

  Continua Depois da Publicidade  

Outro tipo de bebida que acende o sinal vermelho para os diabéticos são os energéticos, pois eles também possuem muito açúcar.

O açúcar e seus nomes

Para saber se uma bebida tem açúcar, leia sempre a lista de ingredientes presente na embalagem do produto. Mas, ao fazer isso, atente para dois fatos. 

O primeiro é que nem sempre o açúcar aparece com o nome de açúcar, ele também pode ser listado sob outras nomenclaturas na lista de ingredientes. Xarope de glicose, xarope de frutose, xarope de milho e demais xaropes, mel, palavras com a terminação “ose” e outros tipos de açúcar como açúcar invertido, açúcar mascavo e açúcar demerara também são açúcar.

Caso encontre outro nome que não conheça na lista de ingredientes do produto, pesquise na internet para checar se não se trata de algum açúcar. 

O segundo é que na lista de ingredientes apresentada na embalagem de um produto, os itens que aparecem primeiro são os que estão presentes em maior quantidade. Portanto, se o açúcar for um dos primeiros itens listados, então o produto em questão contém bastante açúcar.

2. Suco de fruta

Suco
Quem tem diabetes precisa tomar bastante cuidado com os sucos

Um dos perigos são os sucos naturais e caseiros feitos sem água ou com pouca água e grandes quantidades de fruta, como três a quatro fatias de melancia ou cinco unidades de laranja, que se transformam em um único copo de suco.

  Continua Depois da Publicidade  

Toda essa quantidade de fruta gera uma bebida com uma quantia bem concentrada e alta de carboidratos, mesmo que não se adicione açúcar para adoçar o suco, uma vez que a fruta naturalmente possui carboidratos. Beber esse tipo de suco é como consumir várias porções de fruta de uma só vez.

Coar um suco é outro problema grave, pois isso remove as fibras, que são um tipo de carboidrato que o organismo não digere e que faz com que os outros carboidratos sejam absorvidos mais lentamente pelo corpo.

Sem as fibras, o suco fica com muitos carboidratos de alto índice glicêmico, que são absorvidos mais rapidamente, gerando picos nos níveis de açúcar no sangue. Para entender melhor essa questão, saiba mais sobre o uso dos sucos na dieta.

Os sucos industrializados também são problemáticos, pois eles costumam ser bem coados e mesmo que não tenham açúcar adicionado, podem ser adoçados com sucos concentrados de outras frutas ou concentrados à base de suco de fruta, que contêm ainda mais carboidratos.

Assim, mais uma vez fica o conselho de olhar o rótulo do produto para conferir o seu teor de carboidratos e a sua quantidade de açúcares por porção.

3. Bebidas à base de café

Não estamos falando do café preto sem açúcar consumido sem exageros, mas sim das bebidas à base de café, que lembram bastante um milk-shake, levam um pouco de café e uma boa quantidade de açúcar na forma de caramelo, xaropes e leite condensado, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Em outras palavras, essas bebidas são lotadas de carboidratos e impactam de maneira negativa os níveis de açúcar no sangue do diabético. Entenda melhor a relação entre o diabético e o café.

4. Iogurte com sabor de fruta

Muitas pessoas acreditam que o iogurte é saudável (e isso não é necessariamente uma mentira quando se trata de um iogurte natural de qualidade), mas os iogurtes com sabor de fruta não são uma boa ideia para os diabéticos.

Isso porque, em muitos casos, eles nem mesmo contêm frutas, são apenas aromatizados, e têm adição de açúcar para que fiquem mais doces e saborosos.

5. Bebida alcoólica

O álcool causa muitas oscilações nos níveis de açúcar no sangue e pode levar a uma hipoglicemia, o que exige um cuidado nas horas seguintes à ingestão de bebida alcoólica.

Ao mesmo tempo, dependendo do que a pessoa bebe, o álcool também pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente. Por exemplo, a cerveja tem muito carboidrato e as pessoas não costumam beber apenas um copo ou outro.

Não podemos deixar de citar os drinks e batidas que combinam o álcool com ingredientes ricos em açúcar e, portanto, não combinam muito com a diabetes. 

Fontes e referências adicionais

Você tem diabetes? Já sabia que essas bebidas podem ser perigosas para quem sofre com a doença? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário