Alho é bom para espinhas?

atualizado em

A acne é um problema que atinge praticamente todas as pessoas, e sempre buscamos algum tratamento natural, como o alho, que muitos dizem que é bom para espinhas.

Mas, apesar de ser um problema tão comum, boa parte dos tratamentos para as espinhas não funciona adequadamente, ou causam efeitos colaterais bastante desagradáveis.

Por isso, o uso de substâncias naturais vem ganhando cada vez mais força, mesmo que boa parte delas não tenha comprovação científica.

Então, a seguir vamos descobrir se o alho é bom para espinhas, além de entender quais os seus benefícios para a pele.

Acne é o mesmo que espinhas?

mulher com espinhas

Pode-se dizer que sim, acne e espinhas são nomes diferentes para o mesmo problema de pele.

Mas acne é o nome científico da condição, enquanto espinha é a forma popular de chamar cada uma das lesões.

Então, podemos dizer que a acne é o nome do problema como um todo, ou seja, do “conjunto de espinhas”.

  Continua Depois da Publicidade  

O que são as espinhas?

Antes de nos aprofundarmos nos efeitos do alho na pele e nas espinhas, primeiro precisamos conhecer melhor esta condição que incomoda tanto os adolescentes quanto os adultos.

A acne é uma condição inflamatória de pele, que acontece quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas.  Forma-se então uma lesão, a espinha, que pode variar de tamanho e aparência, desde as pequenas e que não causam dor, até grandes caroços vermelhos e sensíveis.

E, apesar de ser mais comum em adolescentes e jovens, a acne também pode aparecer em adultos, muitas vezes causada por fatores como:

Além disso, outras condições podem estar associadas ao aparecimento e à piora do problema, como a má higienização da pele, não retirar a maquiagem e uso de produtos muito gordurosos na pele.

E então, o alho é bom para espinhas?

alho sendo segurado por uma mulher na fazenda

Ainda que não existam provas científicas de que o alho é bom para espinhas, muitas pessoas acreditam que o ingrediente ajuda a tratar o problema, e os argumentos são diversos.

O principal argumento a favor desse efeito leva em consideração a presença da alicina, substância presente no alho cru e esmagado, considerada responsável por  propriedades como:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Ação contra bactérias, fungos e vírus;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Melhora da circulação.

Outro argumento é que nutrientes encontrados no alho, como selênio, cobre, vitamina B6 e vitamina C, ajudam a manter a saúde da pele, e assim tratam a acne.

Mas, embora essas propriedades sejam reais, não há evidências científicas de que o alho realmente ajude no tratamento das espinhas.

Por isso, caso queira fazer algum tratamento para acne, o ideal é procurar um dermatologista, que irá diagnosticar adequadamente o problema e tratar da melhor forma o seu caso.

Tratamentos para espinhas

Os tratamentos para espinhas são muitos, e incluem cremes e produtos de limpeza de pele que podem ser comprados livremente, bem como medicamentos vendidos apenas com a apresentação de receita médica.

Mas existem algumas dicas que podem ajudar a amenizar o problema, e inclusive contribuir para um melhor efeito dos tratamentos.

São elas:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Lave o rosto com frequência, e de preferência com sabonete neutro;
  • Prefira maquiagens a base de água;
  • Evite o uso de produtos oleosos no rosto;
  • Cuide da alimentação e, se possível, procure um nutricionista.

Alimentos que podem piorar as espinhas

Alguns alimentos podem piorar a acne, tornando as espinhas mais frequentes, maiores e mais dolorosas.

Alguns deles são:

  • Alimentos gordurosos, como amendoins, castanhas, cortes de carne com mais gorduras;
  • Derivados de leite, como os queijos, principalmente aqueles com maior percentual de gorduras;
  • Doces, em especial os industrializados.

Mas isso não quer dizer que esses alimentos estão proibidos para quem tem espinhas, mas sim que devem ser consumidos com moderação.

Como usar o alho

Mesmo sem comprovação científica de que o alho seja bom para espinhas, ele ainda pode trazer vários benefícios para a saúde, e seu consumo é recomendado por vários especialistas.

Então, veremos agora algumas formas de incluir o alho no seu dia a dia:

Riscos de aplicar o alho direto na pele

A aplicação tópica de alho na pele pode provocar problemas como reações alérgicas, irritação, erupção cutânea, dermatite, urticária e bolhas.

Então, caso experimente algum desses efeitos colaterais, ou qualquer outra reação ao usar o alho para lidar com as espinhas, procure atendimento médico, mesmo que o sintoma em questão não pareça ser muito grave. Isso é fundamental para descobrir qual é a real gravidade do problema e receber o tratamento necessário.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que alho é bom para espinhas? Tem curiosidade de experimentar seu uso? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário