Xantinon Emagrece? Para Que Serve e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 22/04/2021

Todo mundo provavelmente já está careca de saber que não existe fórmula mágica para o emagrecimento. Mesmo assim, ao escutar a respeito de um medicamento que parece causar efeito, algumas pessoas saem correndo atrás do produto, com a esperança de finalmente se livrar dos indesejados quilinhos a mais sem ter muito sofrimento.

No entanto, o que essa turma não entende é que ao ir atrás de um remédio sem orientação médica ou informações sobre seus efeitos, eles podem colocar a saúde em risco e nem ao menos obter o efeito desejado de perda de peso.

E se pararmos para pensar um pouco, não custa nada tirar um tempinho para pesquisar sobre esses tipos de produtos, não é mesmo? E para facilitar ainda mais essa tarefa, vamos falar sobre um dos remédios associados à eliminação de peso, o Xantinon.

O que é isso? Para que serve? E será que o Xantinon emagrece ou é tudo mentira? Para descobrir como tomar este medicamento e a resposta desses e outros questionamentos, continue lendo.

O que é? 

Produzido pelo laboratório Nycomed Pharma, o Xantinon é encontrado em embalagens de comprimidos revestidos em versões de 20, 30 e 100 unidades. Ele está classificado na categoria terapêutica dos medicamentos digestivos e não é necessária a apresentação de receita médica para o consumidor comprar o remédio e levá-lo para casa.

Para que serve o Xantinon? 

O remédio serve para o tratamento de transtornos metabólicos hepáticos, doença hepática gordurosa não alcoólica, dispepsias (sensações de peso e sonolência que são experimentados ao término de uma refeição), dificuldade na digestão, náusea, vômito, excesso alimentar, enxaqueca digestiva, intolerância aos alimentos gordurosos e mal estar causado pela ingestão de bebidas alcoólicas.

Na composição do medicamento são encontradas a metionina e a colina, dois nutrientes importantes para o metabolismo de gorduras e proteínas presentes no fígado. Esses dois componentes também atuam evitando o acúmulo de gordura, retirando o excesso de gorduras e agentes tóxicos no órgão, facilitando o funcionamento da bile – fluido produzido pelo fígado que age na digestão de gorduras e absorção de nutrientes provenientes dos alimentos –, o que proporciona um funcionamento mais eficaz desse órgão.

Xantinon emagrece?

A ideia de que Xantinon emagrece pode estar relacionada ao efeito de diminuir a quantidade de gordura encontrada no fígado. Entretanto, se não é possível afirmar com todas as letras que a utilização do medicamento resultará em eliminação de peso corporal, tendo em vista que o emagrecimento não é citado como um dos efeitos colaterais trazidos pelo produto, podemos dizer sim que a manutenção de um fígado saudável, que pode ser fruto do tratamento com o remédio, colabora indiretamente com a perda dos quilinhos em excesso.

Isso porque um fígado limpo faz parte de um organismo saudável, que traz também um metabolismo funcionando de maneira adequada. E quando o metabolismo trabalha de maneira eficiente, o processo de queima de gorduras também é melhor, o que auxilia a perda de peso.

Entretanto, não basta cuidar do fígado para que isso aconteça. É necessário certificar-se que os outros órgãos do corpo também estejam funcionando bem e saudáveis e, principalmente, seguir uma dieta saudável e equilibrada, para além de perder e não ganhar peso, conseguir também manter a saúde do organismo.

Até porque, de que adiantará tomar o remédio para eliminar a gordura do fígado e depois que o tratamento terminar, continuar comendo alimentos que trazem o acúmulo de gordura na região? Portanto, quem sofre com esse tipo de problema deve dar prioridade a alimentos como legumes, frutas, leite desnatado, arroz, mel, gelatina, ovos, carnes magras e queijo branco e passar longe de bebidas alcoólicas, chocolate, salsicha, bacon, linguiça, requeijão, mortadela, maionese, margarina, manteiga, pizza e condimentos.

Além disso, para quem quer emagrecer e manter a boa forma é aconselhável a prática frequente de uma atividade física, algo que aumentará o gasto calórico e, consequentemente, contribuirá com a perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Ou seja, se o Xantinon emagrece para algumas pessoas, é por resultado de uma série de esforços e não somente da simples ingestão do medicamento.

Como tomar? 

É indicado que o remédio seja tomado via oral, engolido por inteiro e seguido pela ingestão de um pouco de água. Orienta-se que a dosagem seja de três a quatro comprimidos por dia, mudando somente de acordo com o critério médico.

Em relação a isso, vale dizer aqui que mesmo que a substância seja comercializada sem a apresentação de receita médica, o ideal é que o seu médico de confiança indique e acompanhe o tratamento, para indicar a dosagem, frequência e duração de seu uso, além de determinar se a utilização é realmente necessária.

Efeitos colaterais, cuidados e contraindicações 

Não há registro de reações adversas com a ingestão de Xantinon usado na dosagem recomendada. Entretanto, caso você venha a sentir algum efeito inesperado oriundo do produto, não demore muito para avisar ao médico de sua confiança.

Como ainda não existem estudos relacionados sobre o seu uso em crianças, não é recomendado que o medicamento seja administrado em indivíduos menores de 12 anos de idade.

Os pacientes com insuficiência hepática devem consultar o seu médico de confiança antes de começar a usar o produto. Já as pessoas com alergia a algum dos componentes da fórmula não devem ingerir a substância, daí a importância de sempre avaliar bem as informações contidas no rótulo do medicamento.

Você conhece alguém que tenha utilizado o tratamento e afirme que o Xantinon emagrece? Utilizaria este medicamento? Comente abaixo!

(493 votes, average: 3,87 out of 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

72 comentários em “Xantinon Emagrece? Para Que Serve e Como Tomar”

  1. Não sei porque esses médicos só querem passar remédios caros. Eles sempre falam mal desses remédios da antiga que são baratos. Sempre falam mal desses remédios,no entanto eles continuam nas prateleiras das farmácias, Se são ruins elkes deveriam fazer uma campanha para proibir a comercialização dos mesmos.

    Responder
    • Depois que passei usar esse remédio xantinom minha barriga sumiu a sonolência que tinha depois das refeições sumiu uma bênção.

      Responder
  2. Eu estou tomando o remedio a 1 semana e nao sinto mas enjoos depois de comer
    cortei tudo fritura queijos amarelo requeijao tudo que for gorduroso margarina e to me sentido muito bem minha barriga nao ta tao alta mais
    tenho gordura no figado grau 2

    Responder
  3. Nunca tive problema com colesterol, triglicerídeos ou açúcar no sangue. Mas, há dois anos atras, após ter passado por uma cirugia muito dificil a qual perdi meu utero e devido a complicações passei muitos dias inter ada, as coisas mudaram visivelmente . Passei a ter crises fortíssima de enxaqueca, sentia muito desconforto após as refeições, fora a indisposição e a sonolência e problemas com a circulação . Sempre fui uma pessoa ativa, fazia academia, mas apos alguns meses depois da cirugia, tinha dificuldade ate para fazer caminhada. Fiz uma bateria de exames e nada! Vários especialistas como endocrinologista e até neurologista, o qual me receitou um remédio controlado para aliviar as crises de dores de cabeça ( decide ñ tomar o remedio), ñ me davam diagnóstico. Como as crises de cabeça continuaram e como faço acompanhamento com o ginecologista devido a cirugia. Fiz novamente outros exames e levei para ele analisar os resultados. Em um dos exames deu que eu estava com gordura no fígado a nível 3, foi a onde as coisas começaram a se encaixar, pois os sintomas corresponderam no que eu estava sentindo. O médico ñ me receitou nada e nem me encaminhou para um especialista. Mesmo assim comecei uma dieta severa, mesmo não frequentando academia, devido a indisponibilidade de tempo do meu trabalho, . Mesmo com a dieta continuava as crises de enxaqueca e muita dores abdominais. Como meu namorado tbm é da área da saúde. Conversando com um amigo farmacêutico, indicou o Xantinon. No inicio ñ fiz direito o tratamento devido a agitação no trabalho, Como estou nonperiodo de ferias vou me dedicar. E fazer tudo de for ma correta. Mesmo na correria já senti uma aliviada nas dores. Assim, que terminar o tratamento vou fazer exames. Qnto a emagrecer, eu eliminei 8kl, mas acredito que é devido a dieta. Além, do Xantinon, uma amiga me indicou um outro remédio o qual ela fez tratamento receitado pelo médico, o nome dele é Forfig. Ela falou que ele é excelente. Porém o valor em comparação ao Xantinon é muito alto. Acredito que se fizer tudo direitinho vou vai dar tudo certo

    Responder
  4. Passei a tomar xantinon e depois disso meu intestino ficou como um relógio. Pra mim está sendo um achado, eu que retirei a vesícula biliar voltei a evacuar normalmente.

    Responder
    • Que ótimo saber disso Jair! Também fiz retirada de vesícula e sinto desconforto às vezes. Acho que o Xantinon pode me ajudar nisso. Como efeito, você notou algum emagrecimento ou melhorou a questão da evacuação somente?

      Responder
  5. Tomo xantinon sempre que bebo muito por 3 dias somente 1x por dia e ele me ajuda muito, estou com o triglicerideos alto o medio me passou sinvaston para eliminar gordura do figado, 2 comprimidos a noite. Estou bem melhor mas não perdi peso por conta disso. Perdi peso por parar de beber aos fins de semana.

    Responder
  6. Nossa eu estava muito mal do fígado mesmo minha barriga estava até inchada estou tomando os comprimidos a uns 15 dias estou bem melhor mesmo eu nem sabia que existia aí pesquisei e resolvi tomar por minha conta é risco se não melhores e ou esse outros problemas a culpa seria minha não do remédio por que as vezes o que serve de bem para uma pessoa faz mal a outras sou adulta suficiente para saber disso mais agradeço está sendo otimo

    Responder
  7. tenho leucemia milenoide cronica, e foi constatado que estou com gordura no figado ´possivelmente devido as medicações e quimioterapia, pois nunca consumi bebida alcoolicas , nem refrigerantes, não tomo cafe com açucar, e estou co o abdomem muito avantajado, posso tomar xantinon?

    Responder
    • Os pacientes com insuficiência hepática devem consultar o seu médico de confiança antes de começar a usar o produto.

      Responder
  8. Estava sentindo muita dor abdominal. Através de uma tumografia descobri que estava com gordura no fígado .Estou tomando xantinon a um mês e meio .e minha dor abdominal desapareceu estou dormindo melhor e minha digestão melhorou bastante !

    Responder
  9. Boa noite,
    Gostaria de saber se o Xantinon é bom para enxaqueca digestiva?
    Pois sofro muito com dores de cabeça e me falaram desse remédio.

    Responder
Publicidade