Quando o corpo entra em cetose? O que significa?

atualizado em

Se você está buscando uma forma eficiente e saudável de emagrecer, provavelmente já ouviu falar em cetose. 

Em termos simples, a cetose é um estado metabólico no qual o seu corpo começa a queimar gordura como fonte de energia, em vez de carboidratos.

Isso pode ocorrer devido a períodos de jejum ou como consequência de uma dieta restritiva e pobre em carboidratos.

Na falta de glicose, que é a principal fonte de energia do organismo, o corpo passa a produzir corpos cetônicos como fonte de energia. Eles são fruto da destruição das células de gordura e são transportados para o cérebro e músculos, permitindo assim o bom funcionamento do corpo.

Um sinal distintivo e evidente de que uma pessoa está em cetose é o cheiro do hálito, que se torna parecido com o cheiro de acetona. 

Veja abaixo sobre o que é a cetose, o que ela significa, como e quando o corpo entra em cetose e como ela pode ser importante para a sua saúde e o que você precisa saber antes de adotar uma dieta cetogênica para alcançar o estado de cetose. 

O que acontece na cetose

Cetogênica
O processo de cetose dá nome à dieta cetogênica, que tem baixo teor de carboidratos

A cetose é diferente do metabolismo normal, que produz energia a partir da glicose, obtida pela quebra de carboidratos.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando você adota uma dieta com baixo teor de carboidratos, como a dieta cetogênica, a quantidade de glicose no seu corpo diminui e ele começa a quebrar as gorduras para produzir energia.

Assim, a cetose pode ser uma ferramenta eficaz para perda de peso, uma vez que ajuda a queimar gordura corporal de forma mais eficiente.

No entanto, é importante lembrar que a cetose não é indicada para todas as pessoas e deve ser realizada com cuidado, sob a orientação de um profissional de saúde.

Afinal, a cetose pode ter alguns efeitos colaterais, como fadiga, dores de cabeça e mau hálito. A lista de sintomas da cetose ainda inclui náusea e fraqueza. Portanto, antes de iniciar uma dieta cetogênica ou qualquer outra dieta com baixo teor de carboidratos, converse com um profissional de saúde. 

Como e quando o corpo entra em cetose?

Como já vimos, a cetose é um estado metabólico no qual o corpo começa a queimar gordura para obter energia, em vez de carboidratos. Portanto, para entrar em cetose, é necessário restringir a quantidade de carboidratos na dieta.

O tempo necessário para o corpo entrar em cetose pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente isso leva de dois a sete dias.

  Continua Depois da Publicidade  

Durante esse período, o corpo passa por um processo de adaptação em que aprende a queimar gordura em vez de carboidratos para obter energia.

Uma forma de entrar em cetose é por meio da dieta cetogênica, que consiste em consumir uma quantidade muito baixa de carboidratos e uma quantidade maior de gorduras saudáveis.

O jejum intermitente é outro mecanismo que pode ajudar a entrar em cetose, já que faz com que o corpo comece a queimar gordura para obter energia. Conheça as diferenças entre jejum intermitente de 12 ou 24 horas, e como fazer.

Os exercícios físicos também podem auxiliar a entrar em cetose, especialmente as atividades de alta intensidade.

No entanto, é importante lembrar que a restrição de carboidratos deve ser mantida para que o corpo permaneça em cetose.

Quais são os sinais de cetose? 

Quando o corpo entra em cetose, é comum ocorrerem alguns sinais que indicam que a mudança metabólica está ocorrendo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Um deles é a redução do apetite, já que a queima de gordura produz corpos cetônicos que ajudam a controlar a fome.

Outro sinal de cetose é a mudança no cheiro da respiração e da urina. Isso ocorre porque os corpos cetônicos produzidos durante a cetose têm um cheiro característico.

Embora possa haver uma diminuição inicial na energia durante a fase de adaptação à cetose, muitas pessoas relatam um aumento de energia a longo prazo, já que o corpo se adapta a queimar gordura para obter energia.

A perda de peso também é um sinal comum de cetose, uma vez que o corpo utiliza as suas próprias reservas de gordura como combustível para gerar energia.

Como medir a cetose?

Se você está seguindo uma dieta cetogênica ou quer saber se o seu corpo está em cetose, existem diversas maneiras de medir a cetose no corpo.

Uma das formas é através do teste de urina para cetonas. Esse teste é simples e envolve a coleta de uma amostra de urina e a inserção de uma tira reagente na amostra. A tira muda de cor para indicar o nível de cetonas na urina.

Outra opção é o teste de sangue para cetonas, que é mais preciso e mede o nível de cetonas no sangue.

Esse teste é realizado com um medidor de glicose no sangue e tiras de teste específicas para cetonas.

Existe ainda o medidor de respiração para cetonas, que usa a análise do ar expirado para medir os níveis de cetonas no corpo. Ele é realizado através da respiração em um medidor que analisa os níveis de acetona na respiração.

No entanto, é importante lembrar que a medição da cetose é apenas uma ferramenta e não deve ser o único indicador para avaliar a saúde.

É fundamental seguir as orientações de um profissional de saúde para uma avaliação completa da saúde geral e monitorar a cetose de forma adequada.

Exame de cetonas na urina
O teste de cetonas na urina é uma forma comum de medir a cetose

Como a cetose pode ser perigosa?

É recomendado que seja feito um controle da quantidade de corpos cetônicos presentes no sangue, pois concentrações altas podem tornar o sangue muito ácido e levar inclusive ao coma.

Outro ponto importante é que se você está considerando fazer uma dieta cetogênica para perder peso, saiba que ela pode ter alguns efeitos colaterais, como fadiga, tontura e constipação. 

Vale lembrar também que se essa dieta for rica em gorduras saturadas, ela pode aumentar o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Caso você queira tentar a dieta, tenha em mente que é importante conversar com um profissional de saúde primeiro para garantir a sua saúde durante o processo.

Além disso, quem tem diabetes, deve verificar os seus níveis de açúcar no sangue com frequência e trabalhar com o médico para ajustar a sua medicação, se necessário

Cetose x cetoacidose

Os dois têm como característica a presença de corpos cetônicos no sangue. Entretanto, na cetoacidose, o aumento de corpos cetônicos é fruto de uma doença, enquanto a cetose é um processo natural.

A cetoacidose geralmente está ligada à diabetes do tipo 1 e ocorre devido à diminuição de glicose dentro das células. Por conta disso, o organismo passa a produzir corpos cetônicos para tentar gerar energia.

A cetoacidose diabética pode causar sintomas como náusea, vômito e confusão. Essa produção excessiva de corpos cetônicos também resulta na diminuição do pH sanguíneo, condição chamada de acidose, que pode levar ao coma ou ao óbito quando não é resolvida. Portanto, ela exige a busca de ajuda médica imediata. 

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar sobre o estado metabólico chamado cetose? Quais benefícios desse estado mais chamaram a sua atenção? Você está pensando em iniciar uma dieta cetogênica? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário