Pomada de colagenase: para que serve e quando usar

publicado em

A pomada de colagenase é indicada para tratamento de ferimentos, úlceras e queimaduras. Seu principal composto, a colagenase, é uma enzima que tem como função quebrar o colágeno do tecido necrosado. Com a retirada do tecido necrosado na lesão, a pele fica mais preparada para que ocorra uma cicatrização mais rápida e uniforme.

O colágeno da pele saudável e o colágeno produzido durante a cicatrização não são afetados pela colagenase do medicamento. A remoção de todo o tecido necrosado é possível entre 1 a 14 dias de uso da pomada de colagenase.

A pomada de colagenase deve ser aplicada levemente na pele lesionada, uma vez ao dia. É recomendado que a lesão seja higienizada, pois a limpeza rigorosa é necessária para potencializar a atividade da colagenase.

Para que serve?

Queimadura
A pomada de colagenase pode ser útil para queimaduras, por exemplo

A pomada de colagenase é usada para quebrar o colágeno de um tecido necrosado. Geralmente, o tecido necrosado é aquela ferida que ganha um aspecto amarronzado e áspero. Em alguns casos, ele precisa ser retirado para se formar um tecido de granulação, uma ferida em tom vivo e avermelhado que faz parte do processo inicial de cicatrização.

A necrose é mais frequente em casos de lesões repetidas em uma mesma região do corpo, como as escaras, ou em casos de queimaduras.

Estudos demonstraram que as proteínas liberadas com a colagenase e a quebra do tecido necrosado estimulam a produção de células endoteliais e fibroblastos, responsáveis pela cicatrização e pela fase de granulação. Com isso, evita-se a necessidade de cirurgias e enxertos.

Conforme a bula, a pomada de colagenase pode ser usada em casos de:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Úlceras de pressão (escara).
  • Úlceras relacionadas a diabetes.
  • Úlceras causadas por varizes.
  • Gangrenas.
  • Queimaduras.
  • Lesões por congelamento.
  • Outras condições de saúde relacionadas a dificuldade de cicatrização.
  • Antes de realizar transplante de pele (enxertos).

Como usar?

A pomada de colagenase deve ser aplicada levemente na pele necrosada, uma vez ao dia. É recomendado que a lesão seja higienizada antes de qualquer aplicação da seguinte forma:

  1. Primeiro, limpe a ferida com uma gaze e soro fisiológico. Remova o tecido necrosado que já está solto do ferimento e retire todo o líquido transparente (exsudato) da ferida. A limpeza rigorosa e adequada é importante para potencializar a atividade da colagenase.
  2. Se a ferida estiver infeccionada, aplique o medicamento antibiótico indicado pelo seu médico. O antibiótico deve ser sempre aplicado antes da pomada de colagenase.
  3. Aplique a colagenase diretamente na área do ferimento.
  4. Se resíduos da pomada cobrir a pele normal, deve ser retirado. Algumas pessoas notam uma vermelhidão ao redor da ferida, muitas vezes provocada pela aplicação da pomada fora da região da lesão. 

O uso da pomada de colagenase deve ser descontinuada quando todo o tecido danificado for retirado e seja estabelecido boas condições para o tecido começar o processo de cicatrização.

Geralmente, a remoção de todo o tecido necrosado ocorre entre 1 a 14 dias. Se não houver melhora da lesão em 14 dias, o uso deve ser interrompido e outro método de tratamento deve ser discutido com seu médico. O uso excessivo desse medicamento também deve ser evitado.

Efeitos colaterais

Colagenase
Reprodução: via Cristália

Os possíveis efeitos colaterais podem estar associados a uma reação alérgica a algum dos componentes do medicamento. Os sintomas da reação alérgica podem incluir:

  • Ardência.
  • Piora da lesão. 
  • Urticária e vermelhidão da pele.
  • Coceira. 
  • Inchaço dos lábios, olhos e língua.
  • Dificuldade respiratória.

Informe ao seu médico se você apresentar algum desses efeitos colaterais. Em casos de inchaço dos lábios, língua e dificuldade respiratória, procure um serviço de atendimento médico imediatamente!

Contraindicações e cuidados 

A colagenase é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações alérgicas (hipersensibilidade) ou efeitos colaterais graves após o uso da pomada. 

  Continua Depois da Publicidade  

A ação da colagenase pode sofrer interferência de detergentes e alguns metais presentes em alguns antissépticos. Portanto, deve-se evitar o uso combinado de medicamentos que contenham mercúrio, prata ou soluções ácidas que podem alterar a atividade da enzima. Por isso, é recomendado a higienização do machucado apenas com soro fisiológico antes da aplicação da pomada.

Por último, evite o contato da pomada com os olhos e mucosas do nariz ou boca. 

Veja também: 12 pomadas cicatrizantes mais famosas – Como usar e dicas.

Fontes e referências adicionais

Você já utilizou pomada de colagenase para algum tratamento? Como foram os resultados? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário