Óleo de Prímula – Para Que Serve, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

atualizado em

Da planta conhecida como prímula-da-noite ou estrela-da-noite (nome científico Oenothera biennis) obtém-se o óleo de prímula, um tipo de gordura famosa por suas propriedades medicinais e que pode até ajudar no processo de emagrecimento.

Rica em ácidos graxos poli-insaturados, a planta nativa da América do Norte já era utilizada pelos índios norte-americanos muitos séculos atrás para o tratamento de problemas da pele, ferimentos e hemorroidas.

Nos últimos anos, o óleo de prímula foi “redescoberto” pelo mundo fitness, já que há evidências de que o tipo de ácido graxo que compõe o suplemento pode melhorar o controle do apetite e facilitar a perda de peso.

Conheça este e outros benefícios do óleo de prímula, além de possíveis efeitos colaterais e a melhor maneira de tomar o suplemento abaixo:

Para que Serve

Embora o foco recente no produto faça parecer que o óleo de prímula serve para emagrecer e nada mais, a verdade é que nas cápsulas gelatinosas do suplemento pode ser encontrado alívio para uma série de condições.

Desequilíbrio hormonal, artrite reumatoide, dermatite, TPM, inflamações, pressão alta, eczema, hiperatividade infantil e até mesmo a infertilidade feminina podem ser atenuados com o uso regular de óleo de prímula.

Propriedades

Assim como os óleos de girassol e de cártamo, o óleo de prímula também é composto por ácidos graxos essenciais do tipo ômega 6. Trata-se de um tipo de gordura que o corpo não é capaz de sintetizar, e por isso precisa ser obtido através da alimentação.

  Continua Depois da Publicidade  

Os principais ácidos essenciais do tipo ômega 6 encontrados na estrela-da-noite são o GLA, ou ácido gama-linolênico, e o LA, ou ácido linoleico. O organismo consegue sintetizar GLA a partir do LA, e o ácido gama-linolênico por sua vez é necessário para a síntese da prostaglandina E1 (PGE1).

Com propriedades semelhante às dos hormônios, a prostaglandina E1 ajuda a reduzir ou até mesmo inibir as inflamações, previne a trombose, melhora os níveis de colesterol e ainda fortalece a parede dos vasos sanguíneos.

Na fórmula dos suplementos encontrados à venda no mercado, o teor de GLA é de cerca de 8-10%, e o de LA de 70 a 72% do total do produto. Outros ácidos graxos que compõem o óleo de prímula são o ácido palmítico, ácido oleico e ácido esteárico.

Benefícios do óleo de prímula

Seja através do uso tópico ou via oral, o óleo de prímula apresenta uma série de benefícios para a saúde. Veja os principais:

– Perda de Peso

O óleo de prímula não emagrece, mas pode ser um componente importante do processo de perda de peso – isto é, se você aliá-lo à dieta e à atividade física, pode sim emagrecer com o óleo de prímula.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque o óleo de prímula:

  • pode ajudar a diminuir as reservas de gordura, uma vez que estimula o corpo a utilizar o nutriente como fonte de energia;
  • reduz o valor glicêmico da refeição e melhora o controle da glicose sanguínea, consequentemente favorecendo a diminuição do apetite;
  • reequilibra a função hormonal, melhorando o metabolismo e dificultando a retenção de líquidos (e o apetite descontrolado);
  • tem absorção mais lenta que os carboidratos, o que ajuda a retardar a digestão e prolongar a saciedade;
  • contém ácido gama-linolênico, que além de controlar o apetite também evita a liberação excessiva de insulina, hormônio que estimula o armazenamento de gordura nos adipócitos (células de gordura).

Em um estudo desenvolvido na Universidade da Califórnia, pesquisadores constataram que ex-obesas que receberam 890 mg diárias de GLA durante um ano apresentaram um ganho de peso menor do que voluntários que consumiram azeite.

Como todas essas mulheres haviam passado previamente por uma grande perda de peso, foi possível concluir que o GLA apresenta um efeito positivo na luta contra a balança.

– Reduz o Colesterol

Pesquisadores já sabem há muitos anos que o ácido gama-linoleico ajuda a reduzir níveis elevados de LDL (colesterol ruim), e que esse efeito se deve mais uma vez à ação do GLA, que inibe a síntese de colesterol e de triglicérides.

Como no entanto o óleo de prímula também reduz os níveis de HDL, a dica é combiná-lo com óleo de peixe (ômega 3), que eleva as taxas do “bom colesterol”.

  Continua Depois da Publicidade  

– Importante para a saúde da pele, cabelos e ossos

Além de ser bom para a pele de maneira geral, o óleo de prímula também fortalece os fios de cabelo e evita a osteoporose.

  • Pele: o óleo de prímula ajuda a tratar uma série de problemas de pele, como psoríase e eczema. O LA e o GLA também auxiliam na prevenção e tratamento de mudanças estruturais da pele associadas à idade, como a perda de elasticidade, vermelhidão e diminuição da tonicidade;
  • Cabelo: os benefícios do óleo de prímula para o cabelo estão diretamente ligados ao reequilíbrio hormonal promovido pelo suplemento.

Enquanto nos homens a calvície se deve primariamente à grande sensibilidade dos folículos capilares à DHT (dihidrotestosterona), as mulheres podem apresentar queda de cabelo por fatores como o estresse, maus hábitos alimentares, exposição excessiva a toxinas e também desequilíbrio hormonal.

Ainda que o óleo de prímula não impeça por completo a queda dos fios, o GLA ajuda a nutrir o cabelo e pode ser eficiente na luta contra o enfraquecimento do mesmo.

  • Ossos: quando combinado com óleo de peixe, o óleo de prímula pode auxiliar na saúde dos ossos, uma vez que aumenta a absorção de cálcio. Um estudo controlado revelou que mulheres que receberam 6 gramas de óleo de peixe combinado com óleo de prímula e mais 600mg de cálcio durante três anos não apresentaram perda de massa óssea espinhal.

– Trata a causa da acne

Muito embora boa parte dos tratamentos para acne foque nos sintomas, a melhor maneira de resolver o problema é “atacando” suas causas. E já se sabe que a principal delas é a disfunção hormonal, uma vilã que age em silêncio.

Por isso, ao invés de recorrer apenas a cremes tópicos, uma boa dica é utilizar o óleo de prímula via oral. Além de reequilibrar os hormônios, o GLA ainda participa da estrutura celular e aumenta a elasticidade da pele, melhorando o aspecto do tecido como um todo.

– Controla a pressão arterial

O óleo de prímula ajuda a reduzir a pressão porque:

  • inibe a síntese de colesterol;
  • reduz as inflamações;
  • fortalece a parede das artérias.

Assim, evita a formação de coágulos que obstruem as artérias e melhora o fluxo sanguíneo, facilitando a passagem do sangue pelos vasos.

– Alivia as dores da artrite reumatoide

Estudos clínicos com pacientes que sofrem de artrite reumatoide têm demonstrado resultados promissores quanto ao uso de óleo de prímula como um tratamento natural para a doença.

Em uma pesquisa publicada no periódico Annals of the Rheumatic Diseases, pesquisadores puderam observar que pacientes que receberam um suplemento de óleo de prímula puro, ou então em combinação com óleo de peixe, apresentaram uma melhora significativa nos sintomas da artrite reumatoide.

Após 12 meses de uso diário de óleo de prímula com ou sem o óleo de peixe, os participantes do estudo haviam reduzido consideravelmente o uso de medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides.

Segundo os autores da pesquisa, uma possível explicação para os resultados seria exatamente a atuação do GLA, que se converte em prostaglandinas, e estas por sua vez combatem as inflamações que causam dores e inchaços nos portadores de artrite reumatoide.

– Déficit de atenção

Crianças e adultos podem obter uma melhora nos sintomas do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) com o tratamento com óleo de prímula.

E a explicação, embora não totalmente comprovada pela ciência, parece ser simples: portadores da TDAH costumam apresentar uma deficiência em diversos ácidos graxos essenciais, inclusive os do tipo ômega 6.

Embora os resultados não tenham sido altamente significativos, uma certa melhora foi observada em crianças com TDAH que receberam óleo de prímula durante um estudo publicado no Journal of Abnormal Child Psychology.

Resultados mais acentuados foram observados quando o óleo de prímula foi combinado com EPA e DHA, dois ácidos graxos do tipo ômega 3 comumente encontrados em peixes como a sardinha e o salmão.

– Melhora os sintomas da TPM e da Menopausa

Estes são provavelmente dois dos principais benefícios do óleo de prímula, que atua através do ácido gama-linolênico. O GLA pode não apenas diminuir as inflamações como também regular os hormônios envolvidos no ciclo menstrual.

Mulheres que sofrem com fortes sintomas de tensão pré-menstrual ou menopausa podem apresentar uma baixa conversão de LA em GLA, deficiência que pode ser amenizada com o uso regular do óleo de prímula.

De acordo com um estudo publicado no periódico especializado Lipids, o óleo de prímula pode ajudar a reduzir efeitos indesejados como inchaço, dores nas mamas, alterações de humor, dores de cabeça e acne.

Publicada no Archives of Gynecology and Obstetrics, uma pesquisa de seis semanas desenvolvida com 56 mulheres na menopausa evidenciou uma melhora nas ondas de calor com o uso de óleo de prímula.

– Melhora o eczema

O tratamento do eczema é um dos benefícios do óleo de prímula mais investigados pela ciência. Mais de 30 estudos desenvolvidos em humanos comprovam as propriedades do óleo de prímula no tratamento do eczema e da dermatite.

Uma meta-análise de 26 estudos clínicos envolvendo 1.207 pessoas confirmou que o óleo de prímula é altamente eficaz na redução dos sintomas mais comuns das afecções de pele, como coceira, edema (retenção de fluido e inchaço), vermelhidão e formação de crostas.

Em muitos casos, o eczema surge exatamente quando o corpo apresenta dificuldades para converter ácidos graxos em ácido gama-linolênico – daí o benefício com a suplementação com óleo de prímula, rico em GLA e LA (que, como já vimos, pode ser convertido em GLA).

– É benéfico para portadores de diabetes

Ao melhorar o controle da glicose e reduzir a liberação da insulina, o óleo de prímula se torna um grande aliado de quem tem diabetes.

O suplemento também ajuda a aliviar outros sintomas associados à doença, como a dor neuropática (complicação resultante da lesão da bainha de mielina que reveste os nervos).

– Trata a infertilidade feminina

Seja pelo estresse, má alimentação, poluição ou mesmo por um excesso de toxinas no organismo, a verdade é que as taxas de infertilidade continuam a aumentar. O óleo de prímula pode ajudar a resolver algumas causas do problema.

Há uma série de estudos que comprovaram uma relação direta entre o uso de GLA e o aumento na produção de muco cervical, um dos fatores essenciais para a reprodução humana. Isso porque os espermatozoides têm maior dificuldade de “locomoção” quando há pouco ou nenhum fluido no canal cervical.

Os ácidos graxos do tipo ômega 6 também são fundamentais para a contração e o relaxamento do tecido muscular, ajudando a tonificar a musculatura uterina para a gestação.

Para melhores resultados no tratamento da infertilidade, a recomendação é tomar 3 cápsulas de 500 mg de óleo de prímula ao dia.

Outros benefícios

Outros usos do óleo de prímula incluem:

  • Redução dos sintomas da abstinência de álcool;
  • Proteção ao sistema cardiovascular;
  • Melhora dos sintomas da esclerose múltipla.

Como Tomar

A melhor maneira de tomar óleo de prímula é com água ou suco (evite esta segunda opção se estiver tentando emagrecer ou então se não quiser correr o risco de sofrer com inchaço abdominal).

Quem está fazendo dieta deve tomar o óleo de prímula antes das refeições, mas para as demais condições a recomendação é ingerir as cápsulas após ter saído da mesa.

E, como vimos um pouco antes, o óleo de prímula pode ser combinado com o óleo de peixe (também encontrado na forma de suplementos de ômega 3) para melhores resultados.

Quantidade recomendada

Para garantir todos os benefícios do óleo de prímula, recomenda-se uma dosagem diária entre 500mg-1.000 mg do suplemento. Confira outras doses para condições específicas:

  • Perda de peso: para reduzir o apetite e acelerar o metabolismo, recomendam-se duas cápsulas diárias de 500 mg imediatamente antes do café da manhã e do almoço;
  • Eczema: 1.300 mg/ 2 vezes ao dia;
  • TPM: 3 a 4 gramas diariamente;
  • Tratamento da infertilidade: 500 mg/ 3 x ao dia;
  • Reequilíbrio hormonal: 1.500 mg ao dia, do primeiro dia do ciclo menstrual até a ovulação;
  • Queda de cabelo: 500 mg/ 2 x ao dia;
  • Acne: 1.300 mg/ 2 x ao dia;
  • Atrite reumatoide: 500 mg/ 2 x ao dia;
  • Osteoporose: 6 gramas diárias (combinar o óleo com uma fonte de cálcio);
  • Saúde da pele: 500 mg/ 2 x ao dia

Efeitos Colaterais

De acordo com a Mayo Clinic, o óleo de prímula parece ser bastante seguro quando utilizado via oral. Existem, no entanto, relatos de alguns efeitos colaterais associados ao óleo, como:

  • dores abdominais e náuseas;
  • diarreia (mais comum em casos de ingestão excessiva do suplemento);
  • dores de cabeça;
  • aumento do risco de ataques epiléticos em portadores de epilepsia;
  • reação alérgica à prímula-da-noite (efeito bastante raro);
  • elevação do risco de hemorragia;
  • aumento do tempo de coagulação (efeito também causado por outros suplementos de ácidos graxos do tipo ômega 6).

Vale ressaltar que, como é bastante calórico (cada cápsula contém cerca de 10 calorias), o óleo de prímula pode causar ganho de peso quando consumido em excesso.

Contraindicações

Embora seja indicado para mulheres que estão tentando engravidar, médicos desaconselham o uso de óleo de prímula por gestantes.

Isso porque, como já vimos, o produto atua sobre a musculatura uterina, além de também interferir com a regulação hormonal das futuras mamães.

O óleo de prímula também deve ser evitado por pessoas que sofrem de esquizofrenia, epilepsia e distúrbios de coagulação.

Caso esteja fazendo terapia hormonal, converse com seu médico antes de começar a utilizar o óleo de prímula diariamente.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você pretende usar a suplementação de óleo de prímula por algum destes motivos listados acima? Se já utilizou, obteve bons resultados? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

105 comentários em “Óleo de Prímula – Para Que Serve, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. Comecei a tomar tem uns 15 dias, por indicação da minha cunhada que disse tomar para controle da menopausa e dos sintomas da TPM tipo muitas cólicas. Porém fiquei super feliz ao descobrir que ajuda na infertilidade, pois estamos tentando engravidar eu e meu esposo e já havia pensado na possibilidade dos tratamentos, porém como são muito caros vi nosso sonho distante. Mas tô animada com as informações que li, e volto para contar. Por hora percebi melhora significativa já no ciclo passado, senti menos cólicas.

    Responder
  2. Tenho um nível de stress muito alto durante a TPM, e esse foi o motivo pelo qual optei pelo óleo de primula.Comecei a tomar hoje, quanto tempo vou começar a ver o resultado?

    Responder
  3. Tenho problemas no ciclo menstrual. Fiquei quase 1 ano sem menstruar e agora já faz 70 dias que não menstruo. Uma farmacêutica me indicou esse óleo. Por quanto tempo devo tomá-lo?

    Responder
  4. Oi tenho 51 anos já entrei na menopausa ! Tenho muito calor fico muito irritada sem.paciência , vontade de chorar e muito difícil de perder peso
    E não durmo direito só a base de remédio , e já sinto dores nas articulações , por favor uma orientação posso tomar direto o óleo e qual dosagem?

    Responder
  5. Oi. O medico me receitou antidepressivo para aumentar o libido será que posso trocar. E começar tomar óleo de prímulas. Não To querendo. Tomar esse. Tal de antedeprssivo

    Responder
  6. Boa noite. tomo o oleo de primola uns 4 meses. porquanto tempo devo parar? pra mim está sendo ótimo. Obrigado

    Responder
  7. Quem toma Aspirina Prevent pode usar óleo de prímula? Porque os dois podem causar dificuldade de coagulação sanguínea, não é?

    Responder
    • Bom, estou no climatério e Faço reposição hormonal a 4 anos, de uns 3 meses pra cá, tenho sentido a libido despencar e muita secura vacinal, acho que a libido caiu mais ainda…devo ir no médico daqui um mês refazer meus exames periódicos para acompanhar, mas comentando com a farmacêutica ela me indicou esse óleo de primula, comprei …ainda n tomei…mas queria saber se ele pode mudar algo em relação a libido, será que realmente melhora, porque isso que mais me incomoda! Ah, tenho mioma, será que pode dar hemorragia? Se dar, é só pagar de tomar que corta?

      Responder
  8. Boa noite, tomo o óleo de prímula a mais de dois anos quando comecei com os sintomas da menopausa. Graças a deus tenho obtido grandes resultados: não sinto dores nas mamas, calor noturno que os médicos chamam de “fogachos”e me sinto melhor a cada dia. quem me receitou foi uma ginecologista.

    Responder
  9. Descobrir recentemente que tenho o diagnóstico de cisto miomatoso, e o meu genicologista me receitou o óleo de primula, estou tomando à dois meses, vou fazer uma cirurgia para a retirada, enquanto isso o óleo de primula está sendo bem eficaz diante de alguns sintomas que meu organismo apresentou durante esse período de uso, super recomendo.

    Responder
      • Oi sou a Cleide tenho 44 anos e comecei a tomar o óleo de primula , tem uns 4 meses e tive que parar , começou a dar dores fortes de cabeça. Tonturas e dores no fígado…pode acontecer?

        Responder
  10. Quando entrei na menopausa passei muito mal, ondas de calor e frio constantes, tomei cerca de 2 meses o óleo de primula, nunca mais tive sintoma da menopausa; agora, sempre que tenho oportunidade indico o remédio. E, como sou filha de cancerígenos dos 2 lados (mãe e pai) não faço reposição hormonal, somente tenho uma boa alimentação a base de pouca carne, muita verdura, legumes e frutas e faço academia, musculação e muai tay.

    Responder
    • Para acabar com seus miomas vc pode tomar o chá de barbatimão ou crajiru, os dois vão curar o seu útero.
      Como fazer o chá, coloque um litro de água para ferver e coloque 24 folhas do crajiru desligue o fogo e abafe deixe descansar por 12 hrs e pode tomar 300 ml antes de cada refeição. E o chá de barbatimão coloque para ferver 1 litro de água e 1 colher de sopa de barbatimão TB e tome 3 vezes ao dia antes de cada refeição esse chá TB irá acabar com o miomas ou QQ nódulo no seio.

      Responder
  11. Bom comecei a tomar a dez dias o óleo de prímula e o ômega 3,gostaria de saber com quantos dias ele começa a fazer efeito no organismo.

    Responder
  12. ESSE OLEO DE PRIMULA ACABOU COM MINHA VIDA MINHA MENSTRUAÇAO FICA MAIS DE TRINTA DIAS E É MUITO SANGUE ESTOU ANEMICA JA FIZ DIVERSOS EXAMES NAO TENHO CISTO . ANTES DE DIVULGAR UM MEDICAMENTO SIM PORQUE ELE É UM MEDICAMENTO TEM QUE DIVULGAR AS REAÇOES POSSIVEIS COM A HEMORRAGIA.

    Responder
    • É porque vc esta com alteração hormonal o estrogenio fica mais alto,use homeopatia para reduzir esta menstruação ,tem paramesntruaçãoexcesiva a cavalinhaé hemostatica tente e avalie a reação

      Responder
  13. Sou diabética e me aliei ao óleo. Gostaria de saber se tem tempo determinado para tomar?

    Responder