Insolação – Sintomas, tratamento e como evitar

Especialista da área:
atualizado em 06/07/2021

Tomar sol é ótimo para a vitamina D, mas ficar exposto por muito tempo aos raios solares pode causar insolação. Confira então quais são os sintomas, o tratamento e como evitar a insolação.

  Continua Depois da Publicidade  

Na medida certa e com a proteção adequada, o sol traz muitos benefícios para a pele – inclusive é ele o maior responsável pela síntese da vitamina D, que é essencial para a saúde.

No entanto, a exposição ao sol sem proteção adequada ou durante longas horas pode causar consequências sérias, incluindo queimaduras graves e desidratação.

Um dos problemas causados pelo excesso de sol é justamente a insolação. Se você não tem certeza de como a insolação se manifesta, veja os sintomas abaixo.

Sintomas de insolação

queimadura solar

A insolação é um tipo de exaustão do corpo por calor extremo. Nesses casos, a temperatura do corpo de uma pessoa pode saltar dos 36 para 40 graus Celsius. Isto é o equivalente a uma febre muito alta.

Quando você está exposto ao sol, o corpo tem mais dificuldade de regular a temperatura corporal. Por isso, os sintomas da insolação geralmente incluem:

  • Suor excessivo ou ausência de suor;
  • Tontura;
  • Sede;
  • Alta temperatura corporal;
  • Dor de cabeça;
  • Confusão;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Respiração rápida;
  • Pulso rápido e fraco;
  • Sensação de desmaio.

Tratamento

Uma pessoa com sintomas de insolação precisa regular a temperatura corporal o quanto antes.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o tratamento consiste em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para hidratar o seu corpo e diminuir a temperatura do mesmo.

As medidas abaixo costumam ser úteis para ajudar o seu corpo a voltar à temperatura normal:

  1. Saia imediatamente do sol;
  2. Remova roupas em excesso, se houver;
  3. Procure ficar em um local mais fresco;
  4. Coloque toalhas úmidas ou jogue água fresca no seu corpo;
  5. Beba água ou uma bebida esportiva.

Caso você não perceba nenhuma melhora, procure um pronto socorro ou acione o serviço de emergência da sua cidade para receber tratamento profissional.

Quando a insolação é muito grave, pode ser necessário tomar um soro intravenoso para hidratação e controle da temperatura.

Como evitar

mulher usando protetor solar

É relativamente simples evitar a insolação. Mas se isso já aconteceu com você, não se culpe e confira as dicas abaixo a fim de evitar novos episódios de calor intenso:

  1. Evite o uso excessivo de roupas, pois isso pode te superaquecer;
  2. Use roupas com proteção UV na piscina ou na praia;
  3. Passe protetor solar;
  4. Evite ingerir bebidas alcoólicas ao ficar no sol por muito tempo, pois isso pode aumentar a desidratação e alterar sua percepção sobre a temperatura do seu corpo;
  5. Procure alternar a exposição ao sol com algum lugar que tenha sombra;
  6. Tenha sempre uma garrafinha de água, água de coco ou uma bebida saudável para se manter hidratado.

Além de se proteger contra a insolação, tomar cuidados com a hidratação e a exposição aos raios solares é importante para evitar queimaduras, desconfortos e preservar a saúde da sua pele por mais tempo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo

Tomar sol sem os devidos cuidados pode causar insolação. Mas, na medida certa, o sol ajuda na síntese de vitamina D além de te ajudar com aquele bronzeamento lindo! 

Assim, confira as dicas da nossa nutricionista para fazer um suco para bronzeamento com cenoura e outros ingredientes saudáveis:

Fontes e referências adicionais

Você já se sentiu mal depois de ficar muito tempo no sol? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Equipe MundoBoaForma
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário