Ezetimiba: para que serve, efeitos colaterais e contraindicações

publicado em

A ezetimiba é um medicamento indicado para diminuir os níveis de colesterol no sangue. Ele age inibindo a absorção de colesterol no intestino. É possível observar a redução do colesterol nos exames após 2 semanas do início do tratamento com ezetimiba.

Ele pode ser encontrado na forma de comprimidos, geralmente, equivalente a 10 mg cada. Deve ser usado apenas com prescrição médica, uma vez por dia durante o tempo de tratamento recomendado pelo seu médico.

Seus efeitos colaterais mais comuns incluem cansaço, diarreia, dor abdominal e excesso de gases. Quando usado com a estatina, outro remédio para redução do colesterol, há um risco aumentado de desenvolver outros sintomas, como fraqueza muscular, perda de apetite e icterícia. 

Se apresentar efeitos colaterais graves, você deve procurar orientação médica imediatamente. Informe sempre ao seu médico se já estiver usando outros medicamentos.

Para que serve?

Colesterol
A ezetimiba é indicada para o tratamento de altos níveis de colesterol no sangue

A ezetimiba serve para diminuir a absorção de colesterol no intestino. Esse remédio é indicado para pessoas que possuem colesterol alto no sangue (hipercolesterolemia), ou seja, possuem maiores riscos de ataques cardíacos e derrames.

Durante o tratamento, algumas pessoas podem perder peso especificamente por assumirem outros hábitos de saúde, como dietas e exercícios físicos, e acabam associando erroneamente isso ao uso da medicação. No entanto, ele não ajuda na perda de peso e deve ser usado apenas com o objetivo de diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Saiba quais são os 6 sinais de que seu colesterol pode estar elevado.

  Continua Depois da Publicidade  

Como tomar?

A administração deste medicamento deve ser por via oral, uma vez por dia, sempre no mesmo horário. Geralmente, a dose equivale a 10 mg por dia. É importante que você siga corretamente as instruções do seu médico e a bula do remédio.

Além da medicação, você deve incluir em sua rotina dietas com baixa ingestão de gorduras e prática regular de exercícios físicos, para que o tratamento seja mais eficaz. Você deve realizar, a cada mês, alguns exames de sangue para monitorar seus níveis de colesterol e outros marcadores de saúde durante o tratamento.

Quais são os efeitos colaterais da ezetimiba?

Os efeitos deste fármaco podem incluir:

  • Cansaço
  • Dor abdominal
  • Diarreia
  • Excesso de gases/flatulência
  • Dor de cabeça 
  • Dor nas articulações
  • Tontura

Quando usado com a estatina, um outro medicamento para redução de colesterol, pode aumentar o risco de danos no fígado ou musculares, causando sintomas associados a doenças hepáticas e fraqueza muscular. Portanto, procure um médico imediatamente se apresentar estes sintomas:

  • Dor no peito
  • Urticária
  • Fezes pálidas 
  • Coceira na pele
  • Febre e calafrios
  • Dificuldade de respirar
  • Dor muscular ou fraqueza
  • Perda de apetite
  • Pele e olhos amarelados (icterícia)

Contraindicações

Você não deve usar este medicamento se possui doença hepática moderada ou grave. Ainda, a ezetimiba não deve ser usada em associação com a estatina em casos de gravidez ou durante a amamentação.

Também não deve ser usado por menores de 6 anos e por pessoas que podem apresentar reações alérgicas a qualquer um dos componentes do fármaco.

  Continua Depois da Publicidade  

Interações medicamentosas

ezetimiba ems
Imagem: via site EMS

Segundo a bula do remédio, é recomendado que você converse com seu médico sobre o uso de outras drogas enquanto estiver em tratamento com a ezetimiba. 

Algumas classes de medicamentos foram avaliadas quanto a uma interação leve ou moderada com o ezetimiba, incluindo aspirinas, anti-histamínicos, analgésicos, suplementos vitamínicos, entre outros. Entretanto, é difícil prever o efeito de uma interação medicamentosa para cada pessoa, por isso, consulte um médico para avaliar os riscos e benefícios antes de usar uma nova medicação associada à ezetimiba. 

Por fim, veja mais 8 dicas para ajudar a diminuir o seu colesterol.

Fontes e referências adicionais

A ezetimiba foi indicada pelo seu médico para o tratamento de colesterol alto? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário