Citoneurin®: para que serve, como usar e efeitos colaterais

publicado em

O Citoneurin® é um medicamento utilizado como auxiliar no tratamento de problemas de saúde que afetam os nervos e provocam inflamação, dor, formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque. Este medicamento também é usado como suplemento vitamínico, sendo uma fonte de três vitaminas do complexo B, indicadas para idosos, pessoas em dieta restritiva, com doenças agudas e crônicas e no período de recuperação de alguma doença ou cirurgia. 

Este medicamento só pode ser usado com orientação e prescrição médicas, sendo encontrado em farmácias e drogarias nas formas de drágea e ampola injetável para aplicação intramuscular, que só deve ser realizada por um profissional da saúde. 

Veja para que serve o Citoneurin®, suas contraindicações, como usá-lo e possíveis efeitos colaterais. 

Para que serve o Citoneurin®

Nevralgia
O medicamento é usado como auxiliar no tratamento de problemas de saúde que afetam os nervos

O Citoneurin® age em condições de neuralgia (ou nevralgia), que é uma dor aguda e intensa, decorrente da lesão de um ou mais nervos. Essas lesões podem ocorrer por diversas causas, como consequência de uma lesão na coluna, de infecções, de baixa irrigação sanguínea no nervo, por deficiência de vitamina B12 ou B1, por compressão de nervos ou por causa de doenças crônicas, como a diabetes.

Por exemplo, a neuralgia pode ocorrer após uma infecção pelo vírus varicela zoster, responsável pela catapora. Esse vírus fica alojado no nervo durante anos, podendo ser reativado em condições de imunidade baixa e causar intensa dor na região inervada pelo nervo afetado. Esta é a chamada neuralgia pós-herpética. 

No caso das neuralgias, o Citoneurin® age no alívio da dor, devido à sua ação analgésica, e favorece a regeneração das fibras nervosas lesionadas. A associação das vitaminas B1, B6 e B12 também resulta em uma melhora significativa dos quadros clínicos de neuralgia do trigêmeo e neuralgia plantar (interdigital). 

A neuralgia do trigêmeo é caracterizada por uma dor muito forte na face, causada pelo mau funcionamento do nervo trigêmeo, que transmite as sensações ao cérebro. Essa dor é tão forte, que muitos pacientes a descrevem como a pior que já sentiram na vida. A neuralgia interdigital é marcada por uma forte dor nos ossos dos dedos dos pés, que irradia para a sola. Normalmente, é causada pelo uso de sapatos de bico fino.

  Continua Depois da Publicidade  

A suplementação com as vitaminas do complexo B, especificamente a B1, B6 e B12, melhora o funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso, ao reduzir a concentração do aminoácido homocisteína que, em altas concentrações, está associado ao desenvolvimento de doenças no coração, como AVC, doença coronariana, trombose e infarto do miocárdio. 

A falta de vitamina B1 parece levar ao acúmulo de ácido láctico e pirúvico no organismo, que podem promover efeitos danosos na estrutura e função dos músculos esquelético e cardíaco, e no sistema nervoso central e periférico. 

A carência de vitamina B6 leva a alterações na pele e nas mucosas, deixando a pessoa suscetível à dermatite seborreica, glossite (inflamação na língua) e estomatite (inflamação na boca). Também leva a distúrbios nervosos, como convulsão, depressão e neuropatia. 

Baixos níveis de vitamina B12 podem causar anemia megaloblástica e provocar alterações degenerativas no sistema nervoso. 

Diante disso, são diversos os cenários clínicos que podem ser tratados com o Citoneurin®: 

Contraindicações do Citoneurin® 

O Citoneurin® é contraindicado para pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula. 

  Continua Depois da Publicidade  

O Citoneurin® é composto pelas seguintes substâncias:

  • Vitamina B1 (nitrato de tiamina)
  • Vitamina B6 (cloridrato de piridoxina)
  • Vitamina B12 (cianocobalamina)
  • Excipientes das drágeas: carbonato de cálcio, celulose microcristalina, cera alba, cera de carnaúba, galactomanana, carmelose sódica, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, dióxido de titânio, estearato de magnésio, farinha de trigo, gelatina, glicerol, goma arábica, hietelose, laca vermelha, lactose, povidona, sacarose e talco.
  • Excipientes das injeções: água para injeção, ácido cítrico, fosfato de sódio dibásico di-hidratado e hidróxido de sódio.

O medicamento também não é indicado para pessoas que têm a Doença de Parkinson e fazem tratamento exclusivamente com levodopa, pois a vitamina B6 reduz o efeito dessa substância. 

Além disso, o Citoneurin® não é indicado para crianças de todas as faixas etárias.  

Não há contraindicações para os idosos e nem recomendações especiais para este grupo. A recomendação é de que as orientações do médico ou médica responsável sejam seguidas e que não se interrompa o tratamento sem a liberação médica. 

Pessoas que apresentam anemia macrocítica não podem parar de tomar a medicação de forma brusca, mas gradual, conforme indicado pelo profissional responsável. 

Pacientes que têm uma doença ocular chamada atrofia óptica hereditária de Leber não podem usar medicamentos que contenham vitamina B12 e, por isso, não devem usar o Citoneurin®.

  Continua Depois da Publicidade  

O Citoneurin® só pode ser usado por gestantes com orientação médica, assim como as lactantes, pois há relatos de que a vitamina B6 presente no medicamento pode inibir a produção de leite. 

As drágeas de Citoneurin® não devem ser ingeridas por pacientes que apresentem as seguintes doenças metabólicas raras: intolerância à frutose ou galactose, má absorção de glicose-galactose, deficiência de lactase de Lapp e insuficiência de sacarase–isomaltase. 

Pacientes com doença celíaca ou síndrome celíaca e diabéticos devem saber que o medicamento contém glúten e açúcares.

Como usar o Citoneurin®

Citoneurin

As drágeas de Citoneurin devem ser ingeridas com um pouco de líquido, após as refeições. Elas não podem ser partidas e nem mastigadas.

A dose habitual de Citoneurin® (drágeas) é de três vezes ao dia, mas pode ser aumentada, dependendo da gravidade da dor e conforme indicação médica. Quando o objetivo com o uso do Citoneurin® é fazer uma suplementação vitamínica, a dose habitual é de uma drágea por semana. 

O Citoneurin® injetável deve ser aplicado por um/uma profissional da saúde, por via intramuscular, de preferência nas nádegas. Para o alívio da dor da neuralgia, a dose recomendada é de uma injeção a cada 3 dias. 

Para a suplementação vitamínica, a versão menos concentrada da injeção (Citoneurin® 1000 injetável) deve ser administrada por via intramuscular uma vez por dia, pela duração indicada pelo médico ou médica responsável. Na versão mais concentrada, Citoneurin® 5000 injetável, o medicamento precisa ser administrado uma vez por semana, pelo tempo indicado pelo(a) profissional responsável. 

Quando a dose diária indicada do medicamento for superior a 50 mg e a pessoa tiver que fazer um tratamento prolongado, entre 6 e 12 meses, ela precisará passar por um monitoramento regular, pois existem registros de neuropatia induzida pela vitamina B6, presente no Citoneurin®.

Possíveis efeitos colaterais do Citoneurin®

Podem ocorrer os seguintes efeitos colaterais decorrentes do uso do Citoneurin®:

  • Reação alérgica: sudorese, aumento da frequência cardíaca e coceira na pele. Na presença de sintomas de reação alérgica, interrompa o uso do medicamento e converse com o(a) profissional responsável pelo seu caso. 
  • Distúrbios gastrintestinais: dor abdominal, náuseas, vômito e diarreia. 
  • Distúrbios renais: eliminação de urina avermelhada nas primeiras 8 horas após a administração do medicamento. Normalmente, esta reação desaparece após 48 horas. 
  • Citoneurin® injetável: reação no local da injeção e aparecimento de acne ou eczema na pele. 
Fontes e referências adicionais

Você já usou ou terá que usar o Citoneurin®? Será para tratar um problema associado aos nervos ou para suplementação vitamínica? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

2 comentários em “Citoneurin®: para que serve, como usar e efeitos colaterais”

  1. Bom dia. Tenho diabetes e agora fui diagnosticada com anemia a médica prescreveu a receita cetoneurin tenho dúvidas se posso tomar. Pois no primeiro que tomei senti batimentos a 113 e normal…

    Responder
  2. Tomei citoneurim e senti os batimentos bastante acelerados nos primeiros dias. Acredito que a melhor forma seja suplementar via comprimido.

    Responder