Água oxigenada: o que é, para que serve, cuidados e efeitos colaterais

publicado em

Água oxigenada, quimicamente chamada de peróxido de hidrogênio, é uma solução comumente usada como antisséptico e desinfetante. Ou seja, ela pode ser usada para matar bactérias potencialmente patogênicas que estejam sobre a pele, próximo a ferimentos superficiais, e superfícies, como mesas e balcões. 

Além de bactérias, a água oxigenada pode matar leveduras, fungos, esporos de fungos e vírus. Isto porque os radicais livres liberados na reação química da água oxigenada com as células da pele são tóxicos para o material genético, proteínas e lipídios (gorduras) que compõem os microrganismos.  

Mas, para que seu uso seja eficaz e seguro, ela precisa ser usada externamente e na concentração certa, caso contrário pode machucar a pele. Por isso, ela é mais usada na desinfecção de superfícies não orgânicas, como tábuas de corte de carnes, mesas e balcões. 

A água oxigenada pode ser usada para diversos fins, sendo o seu caráter ecológico um dos motivos para isso. Quando a água oxigenada se decompõe, ela gera água e oxigênio, não causando danos ao meio ambiente. 

A água oxigenada é normalmente encontrada em farmácias na concentração de 3% ou 10 volumes, o que significa que 1 mL de água oxigenada produz 10 mL de oxigênio. Também é comum encontrá-la na concentração de 20 e 30 volumes em lojas de cosméticos. 

Veja para que serve a água oxigenada, os cuidados que se deve ter ao usá-la, os possíveis efeitos colaterais e para quem está contraindicada. 

Para que serve a água oxigenada

Água oxigenada
Existem diversos usos para a água oxigenada

A água oxigenada pode ser usada para/como:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Desinfetar superfícies, pois oxida a matéria orgânica (bactérias, fungos, vírus) que estiver presente. As superfícies que podem ser desinfetadas com a água oxigenada são: vidro, porcelana, PVC, teflon, polipropileno e aço inox.
  • Irrigar plantações, pois confere uma maior oxigenação do solo, o que melhora a absorção de água e de nutrientes pelas raízes das plantas. 
  • Bactericida em ferimentos superficiais, quando em baixas concentrações, de 10 a 20 volumes. A vantagem de se utilizar a água oxigenada nesses casos, é que ela não promove a resistência bacteriana, como os antibióticos podem promover, mesmo se usada com frequência. 
  • Desinfetar as mãos, a pele e as mucosas, quando combinada com outros antissépticos. Veja quais são os antissépticos e para que servem.
  • Alvejante, na composição de detergentes industriais para branquear tecidos. Em casa, você pode adicionar 1 xícara de água oxigenada 10 volumes à sua máquina de lavar, para tirar as manchas das roupas brancas. 
  • Clarear os cabelos, geralmente usada na concentração de 30 volumes para clarear até três tons, pelo tempo de reação de 30 a 40 minutos. A água oxigenada de 40 volumes é mais forte e, por isso, deve ser usada apenas por cabeleireiros e cabeleireiras experientes. 
  • Clarear as axilas, na concentração de 10 volumes, assim como a utilizada para limpar ferimentos superficiais na pele. Neste caso, a água oxigenada deve ser aplicada nas axilas com auxílio de um algodão todas as noites antes de dormir. Repita esse processo, até obter o resultado desejado. Veja se esse mesmo efeito de clareamento funciona no rosto
  • Tratar água e efluentes
  • Desinfetar lentes de contato: existem soluções prontas à base de peróxido de hidrogênio para esse fim, que incluem disco catalítico e estojo próprios. É importante usá-las corretamente, seguindo as recomendações descritas na embalagem dos produtos, para que as lentes de contato limpas com as soluções não causem dor e irritação nos olhos. 
  • Limpar os ouvidos: a água oxigenada pode amolecer a cera do ouvido, facilitando a sua eliminação. Consulte um otorrinolaringologista, para saber se essa prática é segura para você, pois ela pode causar dor, se o seu ouvido estiver machucado ou o seu tímpano perfurado. Veja mais detalhes sobre o uso da água oxigenada no ouvido e aproveite e veja por que seu uso no nariz não é indicado
  • Combater a micose: você pode misturar água natural e água oxigenada nas mesmas proporções para mergulhar os pés ou as mãos, se estiver com fungos nas unhas. A mistura deve ficar em contato com as unhas durante 30 minutos, devendo este processo ser repetido todos os dias até a eliminação da micose. 
  • Desinfetar a escova de dentes: despeje um pouco de água oxigenada 10 volumes nas cerdas da escova de dentes e deixe agir por 1 minuto, antes de escovar os dentes. Esse processo eliminará as bactérias que estiverem presentes na sua escova. 
  • Enxaguante bucal: você pode usar a água oxigenada 10 volumes para preparar um enxaguante bucal, misturando partes iguais de água oxigenada e água natural. Esse enxaguante pode ser usado para tratar candidíase oral, apenas tome cuidado para não engolir a água oxigenada. 
  • Desinfetar a bucha de lavar louças: você pode colocar a buchinha de lavar louças em um recipiente e misturar partes iguais de água natural e de água oxigenada 10 volumes e deixá-la absorver essa mistura. Deixe agir por 2 minutos e ela estará pronta para ser usada. 
  • Higienizar frutas e legumes: depois que voltar da feira, mergulhe suas frutas e verduras em um recipiente com 2 litros de água e 5 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes. Depois de lavadas com essa água, você pode guardá-las no armário ou na geladeira. 
  • Higienizar a tábua de carne: lave a sua tábua de carne com água e sabão e depois aplique uma mistura de água oxigenada 10 volumes e vinagre, na mesma proporção, deixando agir por 15 minutos. Não é preciso enxaguar. 
  • Neutralizar odores: é comum crianças pequenas e animais domésticos fazerem xixi no colchão. Para neutralizar o mau odor, você pode borrifar água oxigenada 10 volumes no local e deixar agir por 15 minutos. Depois absorva o excesso de água com um papel absorvente. 

É importante ressaltar que, apesar do uso da água oxigenada em ferimentos ser bastante popular e até usado em ambientes hospitalares, alguns estudos científicos apontam para um potencial efeito tóxico da água oxigenada sobre células saudáveis que participam do processo de cicatrização. 

Isso quer dizer que a água oxigenada pode atrapalhar o processo de cicatrização de um ferimento. Por isso, é importante que o uso medicinal da água oxigenada seja feito com a orientação de um/uma profissional da saúde. 

Cuidados ao usar a água oxigenada

A água oxigenada é uma substância corrosiva e oxidante, por isso deve-se ter cuidado ao usá-la. 

Quanto à manipulação da água oxigenada, alguns cuidados são importantes: 

  • O produto deve ser mantido em sua embalagem original.
  • Deve-se manter o frasco de água oxigenada em um local arejado e protegido da luz do sol.
  • A água oxigenada deve ser mantida longe de fontes de calor e de combustíveis. 
  • A água oxigenada não deve ser usada para a limpeza de metais, como cobre, zinco, alumínio e bronze.

Possíveis efeitos colaterais

Olhos irritados
É muito importante tomar cuidado para que a água oxigenada não entre em contato com os olhos

Se a água oxigenada entrar em contato com os olhos, ela pode causar irritação e dor ocular. Por isso, se isso acontecer, lave os olhos com água abundante e procure um oftalmologista, se os efeitos colaterais forem intensos ou persistentes. 

A água oxigenada é de uso exclusivamente externo. Se ela for ingerida, pode causar vários efeitos colaterais, que demandam uma rápida intervenção médica: 

  Continua Depois da Publicidade  
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Vômito
  • Diarreia
  • Tremores
  • Convulsões

A água oxigenada também não deve ser inalada. Se isso ocorrer, ela pode irritar as vias respiratórias. 

Se for usada de modo inadequado na pele, muito concentrada, pode causar vermelhidão, bolhas e queimaduras leves. 

Contraindicações

A água oxigenada é contraindicada para pessoas que tenham alergia a essa substância. 

Também está contraindicada para o tratamento de feridas profundas, cavidades fechadas e abscessos, onde não seja possível haver a liberação do oxigênio produzido na reação química na água oxigenada.

Grávidas e lactantes não podem usá-la sem prescrição médica. Veja se grávida pode descolorir os pelos do corpo.

Fontes e referências adicionais

Para que você já usou a água oxigenada? Já apresentou algum efeito colateral? Conhece mais alguma aplicação da água oxigenada? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário