Síndrome de Guillain-Barré: Conheça a doença que fez Peru declarar emergência de saúde

publicado em

No domingo (09/07), o governo peruano tomou uma medida urgente diante de um surto alarmante: declarou emergência nacional de saúde por 90 dias. 

O motivo da ação foi um surto incomum de casos de síndrome de Guillain-Barré, depois do falecimento de quatro pessoas devido a essa condição neurológica rara e grave que afeta o sistema nervoso periférico.

O que é síndrome de Guillain-Barré?

Mulher perde controle e não consegue subir escadas devido a síndrome de Guillain-Barré
A síndrome de Guillain-Barré tem ganhado os noticiários e despertado preocupação

A síndrome de Guillain-Barré é uma manifestação autoimune, na qual o próprio sistema imunológico do organismo ataca o sistema nervoso periférico. 

Isso resulta em uma inflamação dos nervos, levando a problemas como fraqueza muscular, dormência, formigamento e, em casos mais severos, paralisia.

Causa da síndrome de Guillain-Barré 

Embora a causa exata da síndrome ainda seja desconhecida, a condição está frequentemente associada a infecções virais anteriores. 

Diversas infecções têm sido relacionadas à síndrome de Guillain-Barré, como a infecção por campylobacter, zika, dengue, chikungunya, citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, sarampo, vírus de influenza A, mycoplasma pneumoniae, enterovirus D68, hepatite A, B, C, HIV, entre outros.

É importante ressaltar que a síndrome de Guillain-Barré não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de uma pessoa para outra.

  Continua Depois da Publicidade  

Sintomas da síndrome de Guillain-Barré

Os sintomas costumam ser motores e geralmente se manifestam de forma ascendente, começando pelos pés e se espalhando para as pernas e braços. Eles podem incluir:

  • Dificuldade para andar e manipular objetos 
  • Paralisia da face, em que a pessoa fica sem expressão facial 
  • Dormência nos pés ou pernas e mãos
  • Dores distribuídas nos pés ou pernas e mãos
  • Perda da coordenação muscular
  • Redução ou perda do tono muscular
  • Queimação ou coceira nos membros
  • Fraqueza facial
  • Tremores
  • Visão dupla
  • Sonolência
  • Confusão mental
  • Crise epiléptica
  • Alteração do nível de consciência
  • Coma

Diagnóstico da síndrome de Guillain-Barré

Não existe um exame específico para diagnosticar a síndrome de Guillain-Barré. O neurologista Osvaldo Nascimento explicou ao G1 que a condição é um conjunto de sinais e sintomas, que são clínicos nos primeiros dias, portanto, não aparecem em exames.

Por isso, é difícil diagnosticar a doença. Nascimento chamou a atenção para o fato de que o médico precisa estar atento ao reconhecimento clínico.

Embora não exista um teste específico para a detecção da síndrome, exames como a análise do líquido cefalorraquidiano (líquido da espinha) e a eletroneuromiografia podem auxiliar no diagnóstico e na visualização de alterações indicativas de lesão da mielina.

Tratamento da síndrome de Guillain-Barré

O tratamento da síndrome de Guillain-Barré depende do quadro de cada paciente. Em certas situações, em que há paralisia da musculatura respiratória e alterações do ritmo cardíaco, o paciente pode precisar de internação na unidade de terapia intensiva (UTI).

Mas, geralmente, o tratamento envolve o uso de imunoglobulina ou plasmaferese, com o objetivo de reduzir a resposta autoimune e minimizar os danos aos nervos.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com neurologista Osvaldo Nascimento, a maioria dos pacientes com síndrome de Guillain-Barré se recupera completamente após o tratamento. 

No entanto, aproximadamente 15% dos casos podem deixar alguma sequela e 5% podem resultar em óbito, devido à gravidade do caso, completou o neurologista.

Além do tratamento médico, a fisioterapia desempenha um papel importante nos quadros mais graves, especialmente aqueles que precisam de internação em UTI. 

A fisioterapia tem a função de evitar a atrofia muscular e manter a motricidade (conjunto de funções que permitem o movimento e o deslocamento do corpo) dos braços e pernas, apontou Nascimento. Mas, ele também alertou que só a fisioterapia não soluciona o problema. As informações são do G1.

Você já conhecia a síndrome de Guillain-Barré? Quais desses sintomas chamaram mais a sua atenção? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário