Reações mais comuns à vacina da gripe e o que fazer

publicado em

As reações comuns da vacina da gripe são dor e inchaço no local da injeção, dor de cabeça leve, cansaço, febre e dor muscular. Os efeitos colaterais, geralmente, são leves e duram de 1 a 3 dias.

Reações alérgicas mais graves são muito raras, mas podem incluir problemas respiratórios, manchas vermelhas na pele, coceira, tontura, palpitação cardíaca e palidez. Elas podem ocorrer em pessoas alérgicas a algum componente da vacina, por exemplo, a proteína de ovo, e são desencadeadas dentro de alguns minutos ou horas após a vacinação.

Com o objetivo de oferecer imunização sem riscos de anafilaxia, já foram criadas vacinas contra a gripe livres de proteínas de ovos e podem ser uma opção para pessoas com histórico de alergia ao ovo.

A maioria das reações após a vacinação contra gripe não precisam de cuidados médicos. No entanto, em caso de reação séria, a pessoa deve procurar um médico imediatamente e informá-lo sobre a data e hora da vacinação.

Veja a seguir como aliviar as reações mais comuns da vacina contra a gripe:

1. Dor e inchaço no local da vacina

Dor no braço
Muitas pessoas sentem bastante dor no local da aplicação nos dias seguintes

A dor e o inchaço podem aparecer por 1 ou 2 dias após a aplicação da vacina no músculo da coxa ou braço.

Para evitar essa reação, é recomendado que você evite fazer esforços na musculatura onde foi injetada a vacina, portanto:

  Continua Depois da Publicidade  
  1. Não carregue bolsas, sacolas ou outros objetos pesados utilizando o braço que recebeu a vacina durante 24 horas após a vacinação.
  2. Não pratique treinos de membros superiores por, pelo menos, 24 horas após a vacinação.
  3. Não durma ou se apoie sobre o braço que recebeu a vacinação.
  4. Evite impactos no local da injeção nas primeiras 24 horas.
  5. Aplique uma compressa de gelo por 30 minutos para diminuir o inchaço. Se necessário, realize a compressa 2 vezes por dia.

Se o inchaço e dor não diminuírem após 48 horas, procure orientação médica.

2. Dor de cabeça e dor muscular

As dores musculares e a dor de cabeça são comuns nas primeiras 24 ou 48 horas após a vacinação. Essas reações, normalmente, fazem parte da resposta imune natural na produção de anticorpos contra o vírus. 

As dores podem ser aliviadas com o uso de analgésicos, como o paracetamol e o ibuprofeno.

3. Febre

Febre
Podem ocorrer episódios de febre nas horas seguintes à aplicação da vacina

Um aumento da temperatura também pode acontecer, embora seja menos frequente. A febre pode durar algumas horas e desaparecer sem a necessidade de qualquer medicamento.

Para diminuir a febre, é recomendado tomar um banho frio para equilibrar a temperatura corporal e/ou tomar medicamentos analgésicos.

Reação alérgica à vacina da gripe

Os sintomas de uma reação alérgica grave à vacina são muito raros, representando risco de 1 entre 1 milhão de vacinações, e incluem:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Palpitação
  • Tontura
  • Edema de glote, inchaço das vias aéreas que causa dificuldade respiratória
  • Inchaço da boca, língua e olhos
  • Urticária e coceira na pele
  • Fraqueza
  • Náusea e vômito
  • Diarreia
  • Pressão baixa

A alergia pode ser desencadeada por alérgenos, como proteína do ovo (ovoalbumina), gelatina, proteínas do leite, conservantes e outros componentes da vacina. Pacientes com histórico de alergia ao ovo devem receber a vacinação sob supervisão médica para que medidas de controle da reação alérgica grave sejam tomadas imediatamente.

Se não for contida rapidamente, a reação alérgica pode levar à parada respiratória e desmaio. 

Ao apresentar qualquer uma dessas reações raras, encaminhe-se para um hospital, ou ligue para o telefone 192 do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e informe sobre o horário que foi aplicada a vacina em você.

Fontes e referências adicionais

Você teve reações à vacina da gripe após a aplicação? Quais foram os sintomas que mais incomodaram? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário